10 Base-T

Autora: Sara Fichman Raskin


Cheguei à Exponet 92 sem saber o que significava o termo 10 Base – T. Encontrei muitos expositores exibindo redes no padrão 10 Base – T, assisti palestras em que falavam de HUB's, concentradores, fio de par trançado e passei a conhecer um pouco desse novo padrão de topologia de redes locais.

De volta a CELEPAR, olhando a PC Magazine Brasil (v.2,n.2,fev.92) encontrei um ótimo artigo na seção Connectivity exatamente sobre “HUB's e Concentradores 10 Base – t”, e foi de lá que tirei a seguinte definição:

Quem quiser uma rede 10 Base – t precisa de um centro de fiação. O termo 10 Base – T indica uma velocidade de sinal de 10 megabits por segundo, um esquema de sinalização de banda-base, bem como fiação por par trançado sem blindagem em uma topologia física em estrela. Nesta topologia, cada nó da rede tem sua própria conexão a um HUB ou a um concentrador de fiação central através de um fio distinto, geralmente localizado no compartimento de fiação do prédio. Tanto grandes, quanto pequenas empresas, podem usar centro de fiação 10 Base – T e ligá-los como for necessário. Esta topologia fornece melhor confiabilidade e flexibilidade em comparação com o esquema de fiação nó-à-nó Ethernet típico, mas ela pode aumentar o custo e complexidade de forma significativa”.

É isso mesmo. Ligação de redes com o mesmo fio usado nos sistemas telefônicos. Mas como em tudo, existem vantagens e desvantagens, embora a moda já tenha pegado nos Estados Unidos, o que indica que, muito provavelmente, pegará aqui no Brasil.

Uma grande vantagem da rede 10 Base – T é que qualquer problema numa única estação não derruba toda a rede; e os centro de fiação, os HUB's , fornecem um ponto central para gerenciamento, segurança e localização de falhas. Eles também agem como repetidores de sinais, limpando o ruído de linhas antes de propagar o sinal para outros nós conectados.

O padrão 10 Base – T é mais recomendado para grandes instalações com volumes de máquinas próximas ou em instalações que precisam de trabalho contínuo.

Mas cada HUB só possui, normalmente, 11 portas para estações e uma porta para cascata, estando o cascateamento limitado até 4 HUB's. Isto quer dizer que, com 10 Base – T, a adição de um nó pode significar a compra de um outro centro de fiação, aumentando o custo da instalação. Outro problema são as tomadas de telefone existentes nas paredes: o arranjo de pinos é diferente do arranjo necessário para as redes 10 Base – T.

Por proporcionarem melhor proteção contra falha total da rede, fornecerem capacidade de gerenciamento e oferecerem possibilidade de usar a fiação instalada, os produtos 1- Base – T tendem a ganhar popularidade.