37 anos da CELEPAR

A CELEPAR carrega a marca do pioneirismo.

Foi assim em 1964, mais precisamente em 24 de novembro, que na visão empreendedora dos governantes da época, surgia no Paraná a primeira empresa pública de processamento eletrônico de dados do País.

No começo, como em todo início de caminhada, os primeiros passos foram tímidos, até porque a CELEPAR passou a ser a própria formadora de mão-de-obra qualificada, ainda inexistente no mercado.

Gradativamente, a ação da empresa, iniciada com o processamento da folha de pagamento do funcionalismo estadual, passou a ser sentida em toda a administração pública paranaense.

Hoje os desafios se multiplicam, fazendo com que a empresa atue decisivamente na melhoria dos serviços públicos do Estado, modificando processos administrativos e gerenciais e facilitando a vida do cidadão paranaense, propiciando um exercício mais amplo de cidadania. Para atuar neste contexto, a CELEPAR necessita manter seu esforço contínuo na busca da excelência técnica e de inserção nas ações do governo, visando colocar a tecnologia como instrumento de evolução da administração pública.

Além de atuar na concepção e viabilização do e-Paraná, provendo mais de mil diferentes serviços e informações à população através de um portal na Internet, a CELEPAR também tem um papel ativo diretamente na comunidade, ministrando treinamentos de "Despertar para a Informática". Um programa de inserção social, que democratiza o acesso à informação e que reduz o analfabetismo digital, sendo este um dos pilares do projeto de Governo Eletrônico do Estado.

A CELEPAR transforma o seu acervo tecnológico em informação compartilhada com a sociedade.

A nossa empresa percebe os cenários vigentes e projetados para o futuro, ajustando-se de modo a cumprir seu papel de criar pontes para melhoria da qualidade de vida do cidadão paranaense.

Agradecemos, em especial, aos empregados que neste 37 anos ajudaram a construir a história de sucesso da CELEPAR. Muito obrigado a todos!

Parabéns CELEPAR!

Parabéns Paraná!

A Diretoria

=====================================================

A cada mês na reunião do comitê editorial do Bate Byte há a escolha da capa. Três alternativas são apresentadas e uma é selecionada. Muitas vezes não é fácil chegar a um acordo e aos votos vencidos a publicação delas, mesmo pequenas, pode servir de consolo ou acirrar ainda mais a discussão ("viu, eu não falei que essa era mais bonita?").

=====================================================