6 anos de Lotus Notes e 11 anos de Bate Byte: A festa é de todos nós

6 anos de Lotus Notes e 11 anos de Bate Byte: A festa é de todos nós

 

Autor: Ozir Francisco de Andrade Zotto - GPT

No dia 10 de agosto de 1995, exatamente há 6 anos, eram ativados em produção os 2 primeiros servidores Lotus Notes da CELEPAR. Foram árduos dias aqueles, pois instalar e disponibilizar um software tão diferente, como na época para nós era o Lotus Notes, numa ampla diversidade de plataformas como a da CELEPAR (da administração pública do Paraná), foi um processo bem trabalhoso.

Quem conhece bem essa parte da história da CELEPAR, e dos lances iniciais da, provavelmente, mais importante fase de modernização da administração pública do Paraná, é o pessoal da Diser (Divisão de Serviços de Rede). A Márcia e o Bara rememoram estes fatos com certa nostalgia. Nas entrevistas que eles me concederam, quando estava desenvolvendo a minha dissertação de mestrado [1], pude compreender e relatar o quanto foi marcante a implantação do Notes, tanto para a CELEPAR, como até para a própria Lotus no Brasil.

-      “Não tinha ninguém no sul ainda que tivesse Notes”, relembra Márcia “Ainda mais com o tamanho que estava sendo proposto”. E complementa: “... tinha gente que queria vir visitar a CELEPAR, de outros países até, para mostrar que funcionava na plataforma AIX, NT, OS2 e Novell. E nós tínhamos todas, e em todas as plataformas foi instalado. ... Então foi um laboratório para a Lotus em termos de inovação”.

Assim, ficamos sabendo que, como a CELEPAR e o Estado do Paraná compunham o primeiro grande cliente Lotus Notes no Brasil, a própria Lotus também se beneficiou dessa experiência.

O saudoso diálogo continua:

-        Bara: Hoje, por exemplo, já está bem disseminado. Há outros clientes também de porte igual, até maior, que é o caso da própria Petrobrás. Tem a Receita Federal, onde todo o trabalho deles é feito através do Lotus Notes...

-        Márcia: A Lotus mesmo dizia que nós éramos referência na América Latina, porque não tinha cliente que tivesse a diversidade de plataforma que nós tínhamos.

-        Bara: É, geralmente eram empresas fechadas, não empresas como a nossa. Nós temos vários órgãos, como se fossem várias organizações interligadas. E plataformas diferentes, nós tínhamos desde OS2, Netware, NT, Unix ...

Agora só faltava entrar uma parte da entrevista do Armando, para completar:

-     Armando: A partir daí não deu outra, tivemos de nos debruçar em cima e desvendar todos os mistérios do Notes, junto com o pessoal da Lotus. O pessoal vinha para cá e passava quase que a semana toda aqui. Apanhávamos juntos, porque eles também não conheciam, não tinham nenhuma grande instalação no Brasil, e a instalação do Governo do Estado foi por uns dois anos, pelo menos, a maior da América Latina. Hoje já deve ter umas 10 no Brasil maiores do que o Estado: tem SERPRO, tem Petrobrás, que já tem mais de 10.000, 15.000 contas, tem uma companhia de petróleo da Venezuela também que é bastante grande. Hoje tem várias grandes, mas nós fomos, por muito tempo, a grande referência Notes no Brasil...

Essas conversas quase informais, catadas de entrevistas feitas em 1999, quase 4 anos após os fatos ocorridos, pelas memórias coincidentes, mostram o quanto os fatos foram realmente marcantes.

Se, para quem cuidou da infra-estrutura os desafios foram grandiosos, as mudanças e os impactos para nós, demais trabalhadores da administração pública, não foram menores.

Para não ser repetitivo, pois já discorremos antes sobre isso aqui mesmo no Bate Byte [2], e há até mesmo essa dissertação de mestrado que tratou exatamente deste tema [1], é que o Comitê Editorial do Bate Byte solicitou, através da GSR/Diser, que os próprios clientes colaborassem com essa edição de duplo aniversário (6 anos do Lotus Notes e 11 anos do Bate Byte).

Assim, brindamos nossos leitores com 4 artigos: No primeiro, a Rejane (SEAP) e o Marcelo (CELEPAR/GPS) fazem uma boa sinopse sobre o uso do Notes naquela Secretaria de Estado. Em seguida, o Adolar demonstra em poucas palavras a importância que o Notes adquiriu para o funcionamento da COHAPAR. No terceiro artigo, a Lucia Mara e a Sheila compartilham a ótima experiência que a Receita Estadual (SEFA-CRE) teve, ao inovar na efetiva padronização da classificação econômica em todo o território nacional, com o auxílio de uma solução Domino/Lotus Notes. E, finalmente, pela própria CELEPAR, a Luana, a Marília e a Salete relatam como a Central de Atendimento da CELEPAR atua, com destaque para a importância da Base de Registro de Ocorrência.

E como o título deste artigo diz que “a festa é de todos nós”, aproveitamos essa edição especial do Bate Byte para anunciar um presente, pelo menos para 17 felizardos. Trata-se dos já lendários prêmios que prometi, quando fiz duas pesquisas com usuários do Lotus Notes na administração pública, durante minha dissertação. Ainda antes de completar o mestrado, por duas ocasiões tentei realizar o sorteio, e nas duas não foi possível. Defendida e aprovada a dissertação, essa pendência com as pessoas que colaboraram com minha pesquisa permanecia incomodando, como uma pedrinha no sapato.

Agora, com a colaboração do Comitê Editorial do Bate Byte, finalmente foi possível realizar esse sorteio, que aconteceu na reunião do dia 19 de julho do comitê. Abaixo segue a relação dos 17 ganhadores e de seus prêmios.

Feliz 11 anos para o Bate Byte! Felizes 6 anos de uso dessa notável ferramenta groupware, o Lotus Notes! A festa e os ganhos são de todos nós, funcionários da administração pública do Paraná.

PRÊMIOS E PREMIADOS

Modestos, quase simbólicos, demorados... mas, GRÁTIS!!! Unindo o velho ditado: “Antes tarde do que nunca!” com o princípio: popular: “Grátis, até injeção na testa!”, apresento abaixo a lista dos 17 ganhadores dos prêmios que prometi às pessoas que colaboraram com minhas pesquisas sobre o Lotus Notes, durante minha dissertação de Mestrado. Com a colaboração do Comitê Editorial do Bate Byte, realizamos o prometido sorteio na reunião desse comitê do dia 19 de julho. Veja se você foi um dos felizardos premiados:

1. Maurício Roberto Nascimento Martins / FUNDEPAR (1 Vale CD)

2. Ester Camargo Ribas Volpi / TCPR (1 Vale CD)

3. Sônia Maria Bacicheti / SEFA (1 Vale CD)

4. Luciana Aparecida A. Becker / CELEPAR (1 Vale CD)

5. Regina de Souza / SEAB (1 Vale CD)

6. Coletiva - Cohapar - DVCC / COHAPAR - Tecla Pliskeviski de Oliveira (Pasta tiracolo)

7. João Aparecido Camargo / SEAD (Pasta tiracolo)

8. Wilson Slompo / CELEPAR (1 Mouse pad)

9. Antonio Gonçalves Martins Neto / FUNDEPAR (1 Mouse pad)

10. Coletiva - Celepar - Estagiários DIADI - Marcelo Henrique Jarenko (1 Mouse pad)

11. Ivone Ribeiro Chaves/SEAD (1 Mouse pad)

12. José Lourenço de Goss Waltrick Júnior / CELEPAR (1 Mouse pad)

13. Jorge Luiz Correia / COHAPAR (1 Mouse pad)

14. Luiz Carlos Malinowski / SEFA (1 Mouse pad)

15. Paulo Ernesto Gallina / CELEPAR (1 camiseta)

16. Adolar Bedene Filho / COHAPAR (1 camiseta)

17. Isis de Fátima Biscaia Marcondes / CELEPAR (1 globo plástico da Lotus + 2 jogos de  lápis e canetas, da Lotus).

REFERÊNCIAS

[1] ZOTTO, O. F. A. Um estudo dos efeitos organizacionais e sociais da utilização da tecnologia groupware Lotus Notes na administração pública no Paraná. 2000. Dissertação (Mestrado Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.

[2] ____; VARGAS, L. M.; Alvares, L. O. C. V Congresso de Informática Pública. Bate Byte, Curitiba, n. 89, ago. 1999 p 17-23. Disponível na Internet: www.pr.gov.br/celepar/celepar/ batebyte/edicoes/1999/bb89/congresso.htm.  Acesso em: jul. 2001