7º Fórum - Discutindo Tendências

CELEPAR discute os impactos do governo eletrônico

 

A Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) realizou, em novembro, o 7° Fórum Discutindo Tendências 2002, que teve o tema e-Gov - transformando Governos. No evento foram debatidos as tendências e os impactos que as tecnologias da informação e comunicação poderão ter nos próximos anos, principalmente em relação aos serviços disponibilizados na Internet pelos governos.

O fórum, que foi acompanhado por representantes dos setores públicos e também transmitido pela Internet, fez parte das comemorações do aniversário de 38 anos da Companhia, que ocorreu no dia 24 de novembro.

Na abertura do evento, a vice-governadora do Paraná, Emília Belinati, destacou que o governo eletrônico possibilita uma maior interação entre a comunidade e a administração pública, além de dar mais transparência ao governo, em que o cidadão sabe o que o Estado está fazendo e para quem está voltando suas ações. "Hoje não se admite mais um Estado que não tenha um governo eletrônico. Este sistema facilita e desburocratiza a vida das pessoas, com a disponibilização dos serviços na Internet".

O programa de governo eletrônico do Paraná foi implantado, oficialmente, em 2001 pela CELEPAR. Pelo portal a sociedade tem acesso a mais de 1650 serviços e informações referentes ao Governo do Estado. "Para se ter noção da importância deste programa, hoje já são mais de 13 milhões de acessos aos serviços estaduais na Internet e 36 pontos distribuídos no Estado, onde se pode consultar, eletronicamente, os dados da administração estadual gratuitamente", explica o diretor técnico da CELEPAR, Danilo Scalet.

Segundo a vice-governadora, Emília Belinati, um projeto como este mostra o respeito do governo para com o cidadão. "Por exemplo, no caso dos moradores do interior que deixam de se deslocar até a capital, podendo obter as informações em suas próprias cidades", lembrou.

Evolução do Governo Eletrônico - Durante o evento, Eduardo Moreira da Costa, PhD em eletrônica pela University Southampton, na Inglaterra, disse que o governo eletrônico está provocando uma revolução na forma de governar. "O Paraná está muito bem em relação aos demais estados. Isto se deve, particularmente, à articulação de uma companhia como a CELEPAR. Esta é uma área nova que irá evoluir bastante".

Para Eduardo Costa, o governo visto como prestador de serviços através do e-Gov, em setores como educação e saúde, e o impacto social desta atuação, ainda estão começando a ser mais bem compreendidos no Brasil. "O governo eletrônico será em pouco tempo um fator de desenvolvimento de uma cidade, que vai ajudar a atrair empresas e contribuintes", afirma.

Conforme Belmiro Valverde Jobim Castor, doutor em Filosofia e PhD em Administração Pública pela University Southern Califórnia, Los Angeles, que também participou do encontro, "o e-Gov é uma das maiores promessas neste cenário tecnológico e o Paraná está no caminho certo ao disponibilizar os serviços públicos, porém no Brasil deve haver um maior avanço no processo administrativo".