ADEUS 97

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

TCHAU E ATÉ NUNCA MAIS 97.

BEM-VINDO 98.

Mais um ano que se vai. Além de, cada vez mais, podermos olhar as fotos e dizer: "nossa, como eu tinha cabelo naquela época", é um momento para uma pausa e uma reflexão a respeito do ano que se vai e do que chega com cheiro de cueiros, ainda.

É costume aqui no BB, todo ano, fazer um relato do que se fez e avaliar o que de bom nos aconteceu. Papo furado esse. Vamos inovar e listar as coisas de ruim que NÃO nos aconteceram. Das poucas e boas das quais nos livramos, e algumas, por pouco...

Começa-se lastimando que os computadores ainda não falam. Quer dizer, falar, falam, mas ainda não pensam. Já imaginou se aquele de quem se fala pusesse um fundo musical adequado ao tipo de trabalho que você faz nele? Podia ser divertido nos primeiros 30 segundos, mas depois ia ser duro de agüentar. E quando ele desandasse a falar? Pensando melhor, é bom tê-los -- e por um bom tempo -- mudinhos da silva.

O novo release do windows não foi lançado. Embora aguardado com ansiedade por quase toda a comunidade, ele não veio. Ganhamos alguns meses (não muitos) para respirar um pouco. Do jeito que as coisas andam, qualquer dia acaba faltando tempo até para respirar.

O DVD ainda não chegou. 4.7 Gigabytes de dados em 12 cm de plástico. Parece uma maravilha, não parece? Mas esse é só o lado bom da história. Agora, o lado ruim:

1. Durante um bocado de tempo, você vai ter o hardware e não vai ter quase nada que valha a pena em software ou em conteúdo.

2. De uma pernada só, toda uma plataforma estável de software e hardware projetados para o CD se obsoleta. (Os fabricantes do DVD garantem que ele vai ler os CDs velhos, mas eu - se fosse você - não botava minha mão no fogo).

3. Durante um bom número de anos, toda a tralha vai custar os tufos. Haja dinheiro!

4. Durante esse mesmo bom número de anos, a tecnologia vai estar verde. Já comeram um caqui verde? É a mesma coisa. Demora algum tempo? Até as coisas amadurecerem e ficarem gostosas.

A IBM e a MICROSOFT não se fundiram em uma única empresa. Já imaginaram?

A computação móvel ainda é promessa. Faz tempo que a gente escuta: um notebook de 0,5 kg com acesso à Internet, com modem e telefone celular embutido, fazendo o papel de pager. Bom, essa é a promessa. Agora a realidade vai ser um pouco diferente: é óbvio que essa tal coisa não vai obsoletar nenhuma das outras. Com isso, os executivos que andam na crista da onda vão precisar arrumar cintos mais largos e mais resistentes. Vai faltar espaço na cintura para pendurar tudo isso. Vão parecer (alguns já parecem) Rambos urbanos.

Finalmente, e para arrematar, o Atlético não foi campeão nem do Estadual, e muito menos do Nacional e o Paraná não foi campeão do Nacional, aliás, ficando bem longe. Esse risco é remotíssimo (deve ser mais provável um raio cair 6 vezes no mesmo lugar) mas já imaginaram agüentar as duas dúzias de torcedores desses dois times abuzinando as nossas orelhas? Ia ser demais. Antes que os leitores mais revoltados comecem a inundar o Comitê com queixas, vale um "em tempo": embora esteja falando em nome do Comitê do BB ao escrever estas mal traçadas linhas, aviso que este último item é minha lavra e autoria EXCLUSIVA. Parece que tem 1 ou 2 - daquelas duas dúzias - que fazem parte do Comitê. Não ia ficar bem.

Até o próximo ano.