AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS NO PARANÁ: UMA PROPOSTA DE PADRONIZAÇÃO VISANDO A INTEGRAÇÃO

Autoras:Olga Maria Soares da Costa - DIDOB

Maria José Resmer - DIDOB A Câmara Técnica de Padronização, Normalização e Automação dos Acervos Documentais do Sistema Estadual de Informações - SEI, aprovou e encaminhou para a Coordenação Geral de Integração de Informática e Informações - CGI as seguintes recomendações técnicas:
  • o software padrão mínimo de tratamento de acervos de monografias, periódicos, manuais e fitas de vídeo será a Base de Dados SEIbib, estruturada a partir de funções do programa Microisis, da Unesco;
  • para registro dos dados, será adotado o Formato de Intercâmbio Bibliográfico e Catalográfico - Formato IBICT, que segue a Norma ISO 2709;
  • para descrição dos diversos tipos de documentos, será utilizado o Código de Catalogação Anglo-Americano - AACR2;
  • a Base de Dados SEIbib será atualizada sempre que necessário, através de novas versões que implementem rotinas para sua otimização;
  • o processo de divulgação da Base de Dados SEIbib será através de documento informativo a ser encaminhado a todas as bibliotecas e centros de documentação do Estado;
  • a sistemática de treinamento, em conjunto com a Coordenação de Treinamento Integrado - CTREI, será de, no mínimo, um Curso de Operação da Base de Dados SEIbib por mês;
  • instituições de todos os segmentos - estadual, municipal, federal ou privado - podem obter a Base de Dados SEIbib;
  • as instituições participantes do Sistema Estadual de Informações - SEI devem contar com o respaldo técnico do profissional bibliotecário para garantir a qualidade do tratamento da informação, bem como sua recuperação.

O que é a Base de Dados SEIbib

É um programa de computador voltado para o armazenamento e recuperação de informações bibliográficas, estruturado a partir de funções do software Microisis, da Unesco, desenvolvido pela Câmara Técnica de Padronização, Normalização e Automação dos Acervos Documentais.

Visa informatizar de forma padronizada as bibliotecas e centros de documentação, possibilitando assim o intercâmbio de informações, bem como a integração de seus acervos no âmbito da Base Pública do Estado do Paraná.

A Quem se Destina

Bibliotecas públicas, escolares, universitárias; centros de documentação de empresas, de sociedades científicas e de organizações não governamentais; bibliotecas de clubes, sindicatos e de associações profissionais; videotecas e coleções particulares.

O Que Pode Conter

Informações sobre monografias (livros, teses, relatórios e anais), capítulos de monografias, manuais, artigos de periódicos, normas técnicas e fitas de vídeo.

Equipamento Necessário

Microcomputador IBM-PC ou compatível, mínimo de 640 Kb de memória RAM com winchester e um drive; impressora.

Como Obter

A Base de Dados SEIbib é cedida às instituições interessadas, desde que cumprido o pré-requisito indispensável da supervisão por um profissional bibliotecário.

Contato: Centro de Treinamento e Desenvolvimento do IPARDES, telefone: 254-8311 ramal 403 ou fax: 254-4114.

Treinamento

Cursos de 20 horas são ministrados mensalmente às instituições interessadas.

Calendário: setembro (12 a 16), outubro (17 a 21), novembro (7 a 11), dezembro (5 a 9).

Funções do Programa

- Entrada de dados

Permite inserir, modificar ou excluir documentos da base de dados.

- Recuperação de informações

Recupera os documentos inseridos na base a partir de informações como autor, título, assunto, data, etc. através de operadores booleanos (e, ou, não), além de busca ao dicionário de termos ou pesquisa através de radicais. O resultado da pesquisa é exibido no formato de referências bibliográficas.

- Emissão de catálogos

Emite catálogos classificados por autor, título, assunto e número de tombo.

- Indexação da base de dados

Executa serviços de geração, atualização, backup e recarga do arquivo invertido (índices do sistema).

- Segurança da base de dados

Executa serviços de backup, rearmazenagem e reorganização do arquivo-mestre (dados).