Access Parte para o Mercado Latino Americano

Autor: Oscar Röcker Netto (ASSESPRO)

A assespriana Access Consultoria e Informática ultrapassou as fronteiras brasileiras e deu o primeiro passo de sua atuação internacional. Desde o começo de setembro, está funcionando na Cidade do México o escritório Bramex - uma parceria que a empresa de Curitiba fez com a print Down mexicana.

A Access vai tentar no México o mesmo sucesso que obteve no Brasil com seus programas voltados à área da Comunicação (rádio, jornal e televisão - veja box).

Segundo o diretor Márcio Villela, a empresa é líder neste no Brasil. Utilizam seu software cerca de 400 emissoras de rádio, 30 jornais e oito estações de tevê espalhados por todo o Brasil.

A empresa investiu cerca de US$ 80 mil neste empreendimento externo. Instalou o sistema para testes na rádio XEQO de Cosamalopan (província de Vera Cruz, a mais desenvolvida do México). As adequações para as características mexicanas foram poucas: a parte fiscal (o sistema tributário do México é infinitamente mais simples que o brasileiro) e os jargões linguísticos.

No começo de setembro a gerente comercial Mariluci do Nascimento embarcou para Cidade do México, para comandar o escritório da Bramex. O sócio mexicano é Jorge Navarro Accves, ex-assessor de Relações Públicas da Associação Mexicana de Rádio e diretor da Print Down. O outro brasileiro é Rogério Covaleski.

Eles vão trabalhar com um mercado profícuo: o México tem aproximadamente quatro mil estações de rádio.

A expectativa do diretor é pegar uma fatia de 25% deste mercado em três anos. Segundo Villela, há no México um único concorrente, americano. Os sistemas da Access, diz ele, vão chegar com o preço três vezes menor. O Nafla (mercado comum entre Canadá, Estados Unidos e México) garante ao país latino acesso a hardwares avançados e com preços atrativos. A empresa passa a ter acesso direto a estas tecnologias.

O México é o primeiro passo internacional. Devem seguir outros. Villela diz que já estão estabelecidos contatos com o Chile, Venezuela, Colômbia e Argentina. Em outubro a prospecção de negócio ultrapassa o Atlântico. Rogério Covaleski vai participar em Madri (Espanha) da Feira Européia de Radiodifusão. Foi de uma participação em eventos do gênero que nasceu a Bramex.

HISTÓRIA

A Access tem sete anos de mercado. Especializou-se no setor de comunicação há cinco. Começou meio por acaso. Havia uma rádio, em Guaíra-PR, que fazia parte de um grupo ao qual a empresa prestava consultoria em informática. Foi solicitada para desenvolver um sistema para a rádio. Fez. Em 1990 já contabilizava 12 emissoras na sua lista de clientes. Desde então, segmentou sua atuação para os meios de comunicação.

Hoje a Access tem clientes de todos os tipos e tamanhos. De uma rádio em Tucuruí (Pará) até a rede Bandeirantes de rádio - passando por emissoras de tevê como a CNT e vários jornais.

Para não dar espaço à concorrência, a Access joga pesado com o Marketing. Cerca de 15% do faturamento mensal vai para o setor. São dois de seus 16 profissionais dedicados exclusivamente à tarefa, que também tem função de levar informações práticas aos clientes.

A empresa edita o Guti (Guia dos Usuários Transmissão & Impressão). Segundo Villela, trata-se do terceiro maior informativo segmentado do Brasil (são 3,5 mil exemplares). Ali, divulgam-se produtos e informações práticas de como os usuários podem usar melhor o sistema, entre outras coisas.

A partir do ano que vem, o Guti ganha edição bilíngue português-espanhol.

BOX

Produtos fazem gerenciamento completo.

São três os produtos da Access: o Gerenciador de Jornais e Revistas (software Impressão), o Gerenciador de Rádio e Gerenciador para Emissora de Televisão (software Transmissão).

O Transmissão tem o objetivo de integrar todas as atividades operacionais e administrativas de uma emissora de rádio. São oito módulos: operacional, financeiros, discotecário, técnico, ouvintes, mala-direta, agenda de eventos e compromissos. O sistema permite controlar a programação comercial e musical, o faturamento, desempenho econômico da emissora, manutenção de equipamentos, cadastro de ouvintes e mala-direta.

O Impressão, por sua vez, gerencia toda uma empresa jornalística. São seis módulos: Anunciantes, Assinantes, Distribuição, Classificados, Financeiro e Arquivo de Fotografias.

Ambos os sistemas são adaptáveis às necessidades de cada cliente (módulos podem ser criados de acordo com necessidades específicas).

A Access dá suporte técnico para todo Brasil, via modem, help on-line, visita técnica e treinamento. Os sistemas operam em ambiente monousuário, multiusuário e também em rede. Rodam em DOS. Para o ano que vem deve sair a versão for Windows.