Active Server Pages

Autor: Marcio Luiz Hein - GPS

No começo, quando a Internet estava dando os seus primeiros passos, existiam apenas páginas estáticas com códigos HTML. Com o passar do tempo foram criados métodos que possibilitam o acesso a bancos de dados a partir de um navegador WEB. Utilizando estes métodos conseguimos construir páginas dinâmicas que, por exemplo, informando o RENAVAM de um veículo é possível consultar seus débitos.

Active Server Pages (ASP) são arquivos que executam no servidor. Os códigos em Visual Basic Script dessas páginas são interpretados no momento da execução, retornando para o usuário apenas códigos HTML e JavaScripts (ver Figura 1). A primeira impressão para quem olha para uma página ASP é de ligeira confusão, pois ela pode conter três tipos de códigos misturados: VBScript, JavaScript e HTML. Os códigos em JavaScript e HTML rodam no navegador do cliente. Já o código em VBScript pode rodar no servidor e/ou no cliente. Os scripts que rodam no servidor fazem, entre diversas outras tarefas, acesso a banco de dados e os que rodam no cliente servem para fazer validação em formulários.

Ambiente de desenvolvimento de páginas ASP

Como páginas ASP são arquivos do tipo texto (ASCII), eles podem ser escritos em um editor de textos comum – Edit ou Notepad, por exemplo. Existe também o Visual Interdev da Microsoft, que proporciona um ambiente mais agradável de desenvolvimento.

Onde funcionam

As páginas ASP devem estar hospedadas em servidores WWW:

  • Microsoft Internet Information Server (IIS) versões 3.0, 4.0 ou 5.0;

  • Microsoft Personal Web Server (PWS);

  • Outros.

 


Figura 1 - Acesso a uma página ASP

Por que VBScript no servidor e JavaScript no cliente?

Nada impede que seja utilizado VBScript no lado do cliente. O único problema é que alguns navegadores, ao acessar estas páginas, não vão conseguir executá-las. O navegador Internet Explorer interpreta tanto JavaScript quanto VBScript. Já o navegador Navigator interpreta JavaScript e, para rodar VBScript é necessário instalar um software adicional (plug in). Na Celepar adotamos o padrão de utilizar VBScript no servidor e JavaScript no cliente para permitir ao usuário a escolha do navegador de sua preferência.

Exemplo de uma página ASP

Para elaborar uma página ASP, devemos utilizar os códigos <% e %> para delimitar o começo e término respectivamente dos códigos em VBScript. O exemplo abaixo mostra o código de uma página ASP que acessa, via ODBC, um banco de dados Access para retornar o nome e a idade de funcionários.

<HTML>

<HEAD>

<TITLE>Exemplo de página ASP</TITLE>

</HEAD>

<BODY>

<%

          'Cria conexão

set conn = Server.CreateObject ("ADODB.Connection")

          conn.open(Application("DSN=celepar.mdb"))

          'Monta comando SQL

sql = "SELECT NOME, IDADE FROM FUNCIONARIOS"

          set rs = conn.Execute(sql)

%>

<TABLE>

<TR><TD>Funcionário</TD>

          <TD>Idade</TD>

</TR>

<% do while not rs.eof %>

<TR><TD>

   <% response.write(rs("NOME") ) %>

</TD>

<TD>

   <% response.write(rs("IDADE") ) %>

</TD></TR>

<%

loop

rs.close

set rs = nothing

conn.close

set conn = nothing

%>

</TABLE>

</BODY>

</HTML>

Como resultado, no navegador do usuário apareceria a seguinte informação:

marcio2.gif (3428 bytes)

Note que, ao contrário de uma página estática, esta é montada no momento da sua execução. Caso o usuário olhe o código fonte da página, ele somente visualizará códigos HTML, conforme mostrado abaixo:

<HTML>

<HEAD>

<TITLE>Exemplo de página ASP</TITLE>

</HEAD>

<BODY>

<TABLE>

<TR><TD>Funcionário</TD>

          <TD>Idade</TD></TR>

<TR><TD> José da Silva </TD>

          <TD>38</TD></TR>

<TR><TD> Manoel Pereira </TD>

          <TD>42</TD></TR>

<TR><TD> Francisco Bartolomeu </TD>

          <TD>34</TD></TR>

</TABLE>

</BODY>

</HTML>

Com ASP é possível acessar tanto bancos de dados Access, SQLServer, etc., como o Adabas. Ao contrário de outros bancos de dados que são acessados via ODBC ou OLEDB, o Adabas é acessado via MTS e SNA Server. Assim, um componente instalado no MTS faz referência para um programa Natural, o qual consulta os dados e os retorna para o servidor WEB. Este monta a página HTML e a envia ao usuário.

Entre muitas outras funcionalidades do ASP, uma delas é a de possibilitar o envio de email. Assim, por exemplo, após um usuário preencher um formulário com os seus dados cadastrais, a página ASP poderia gravar as informações em um banco de dados e em seguida enviar um email para o usuário confirmando a sua inscrição.