Administração de Metadados

Autor: Carlos Alberto Sowek - GPT

A atividade de Administração dos Metadados (AMD) está prevista no Modelo de Administração de Dados publicado no Bate Byte nº 56, pág 26 e no Bate Byte nº 67, pág 22. Neste artigo são colocadas as atividades que são pertinentes ao AMD. Para termos um mesmo entendimento colocamos as seguintes definições:

Metadados:

É o dado sobre um determinado dado. Por exemplo: os metadados poderiam indicar se uma base de dados existe na corporação, quais atributos formam uma determinada tabela, características físicas de um determinado atributo, tais como: tamanho e formato, onde ele é utilizado, etc. As informações do metadado podem ser sobre os dados do legado, dados armazenados em data warehouse ou informações pertinentes a um catálogo. Estas informações são armazenadas em um repositório que tem o objetivo de documentar e administrar estes metadados e fornecer informações para reuso destes dados, melhorando a qualidade e produtividade da empresa.

Administração de Metadados:

É responsável pela infra-estrutura necessária ao funcionamento da Administração de Dados, respondendo pelo Gerenciamento do Dicionário de Dados e suas interfaces, bem como, a aplicação das normas e padrões sobre metadados e apoio aos agentes no uso do dicionário. Coordena também as atualizações das tabelas de uso geral, as informações sobre dados como: persistência, custo, compartilhamento, autorização de uso, e promove auditorias periódicas sobre o acervo de dados.

A seguir são elencadas as tarefas pertinentes ao Administrador de Metadados:

  • Orientar nas solicitações de criação/alteração dos bancos de dados, fazendo uso dos mecanismos existentes na empresa ou criando/adequando estes mecanismos de acordo com as novas tecnologias.
  • Administrar as tabelas de uso geral, tais como tabela de endereçamento postal, tabela de municípios, entre outras, que são de uso comum à corporação.
  • Participar na elaboração de alternativas para melhor uso das tabelas tanto no ambiente Mainframe como no Relacional.
  • Auxiliar nos procedimentos de atualização das tabelas de uso geral.
  • Administrar os objetos (stored-procedures, subroutines) criados nos Bancos de Dados. Em alguns casos, manter versão/cópia dos mesmos para os diferentes bancos de dados.
  • Referenciar objetos de armazenamento de valores do tipo BLOB, tais com: textos, imagens, sons.
  • Proceder engenharia reversa dos modelos de dados, através das ferramentas disponíveis (como ERwin/ERX), fazendo os ajustes estéticos necessários para uma boa apresentação do modelo de dados.
  • Administrar metadados, fazendo consultas e emitindo relatórios.
  • Verificar se as Normas e Padrões estão sendo aplicados, questionando os responsáveis toda vez que se fizer necessário.
  • Auxiliar no processo de documentação dos sistemas, mantendo o modelo de dados atualizado de todas as aplicações implantadas, e outros materiais que se fizerem necessários.
  • Apoiar os Administradores de Dados Setoriais (ADS), Administradores de Dados e os Líderes de Projetos.

Com o advento dos aplicativos orientados a objetos, o papel do AMD vai ser de grande importância na organização, pois permitirá que se faça o reuso correto dos objetos já definidos, entre outros benefícios.

A implantação do AMD deve ser feita de forma centralizada, permitindo com isto que se tenha um controle efetivo sobre certas atividades a ele inferidas.