Administração de Recursos para Informação

Autor:Carlos Alberto Sowek - GPT

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS PARA INFORMAÇÃO – VISÃO GERAL

Após termos publicado o modelo de referência de Administração de Dados (AD) (fig.1) no Bate Byte nº 56, pág 26, onde se comenta a questão de Tecnologia do dado, o artigo: Administrador de Dados Setorial Bate Byte nº 67, pág 22 e outros artigos sobre Data Warehouse, neste artigo estamos definindo alguns termos que constam do modelo de AD e as atividades para as funções/papéis definidos no modelo e que são importantes na implantação de AD numa organização.

Colocamos a seguir as definições dadas para os termos de acordo com o documento NORAD058 , os quais são:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Administração de Dados e Informação (ADI)

Sua responsabilidade está na definição e disseminação de metodologia relacionada aos dados, na consolidação e certificação de qualidade dos modelos de dados, em promover a integração e compartilhamento com outras bases de dados, em ministrar treinamento e apoiar o processo de planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação. Possui três níveis de especialização: ADIC, ADIS-A e ADIS-C.

Coordenador de Administração de Dados e Informações (ADIC)

Esta função é responsável pela visão geral da Administração de Dados na organização. Deve estar voltado para a integração de modelos, tendo as seguintes atribuições: consolidar modelos setoriais produzidos por ADIS-A, promover a integração e compartilhamento de bases de dados entre órgãos clientes da organização. Deve prospectar oportunidades para uso do potencial de informações nas esferas de decisão do Governo e agilizar os meios de uso.

Administrador de Dados e Informações por Área de Serviço do Estado (ADIS-A)

Tem a função de coordenar a atuação de Administração de Dados por área, integrando os modelos de dados de modo a representar as áreas de serviço do Estado (área de negócio). Deve conhecer os modelos e estruturas das bases de dados de seus setores, e promover o compartilhamento para os níveis de tomada de decisão, nos clientes. Deve disseminar conhecimentos de técnicas para modelagem e análise de dados, bem como na evolução e aplicação da metodologia.

Administrador de Dados e Informações Setorial a Nível de Cliente (ADIS-C)

Esta função tem a responsabilidade de manter os modelos de dados no âmbito de um órgão específico, com as mesmas atribuições do ADIS-A. Apoia as atividades de análise de dados e construção do modelo conceitual de dados e participa da elaboração do projeto lógico de banco de dados, juntamente com o analista de projetos e o ABD.

Administração de Metadados (AMD)

É responsável pela infra-estrutura necessária ao funcionamento da Administração de Dados, respondendo pelo gerenciamento do Dicionário de Dados e suas interfaces, bem como, a aplicação das normas e padrões sobre metadados e apoio aos agentes no uso do dicionário. Coordena, também, as atualizações das tabelas de uso geral, as informações sobre dados como: persistência, custo, compartilhamento, autorizações de uso, e promove auditorias periódicas sobre o acervo de dados.

Administração de Banco de Dados (ABD ou DBA)

É responsável pela organização, segurança, manutenção e projetos de banco de dados. Participa da elaboração do projeto lógico juntamente com o analista de projetos, executa o projeto físico do banco de dados e coordena as atividades operacionais de manutenção dos mecanismos de segurança lógica e física dos bancos de dados. Define as políticas de segurança e planos de contingências para os bancos de dados.

Administração da Tecnologia do Dado (ATD)

Responde pelo acervo de recursos tecnológicos em termos de software empregados na representação, preservação, disponibilização, controle e uso dos dados em qualquer plataforma e qualquer tipo de estrutura e dimensão de dados. Deve conhecer, avaliar, apoiar processos de homologação e aquisição, dar treinamento sobre o uso de produtos como: SGBD, Dicionário de Dados, CASE, linguagens de manipulação de dados pelo usuário final. Deve viabilizar soluções de integração entre os produtos utilizados.

Conselho de Qualidade, Normas e Padrões (CQNP)

Esta função é exercida por um comitê composto por um representante de cada função de Administração de Dados: ADIC, ADIS, AMD, ABD e ATD, um representante da área de atendimento aos clientes, um representante da área de projeto de sistemas, um representante da área operacional e um representante da área de tecnologia.

Estas foram as definições iniciais para os termos do modelo de referência para ARI. A sua implementação depende de questões como:

  • estágio evolutivo da empresa;
  • recursos humanos disponíveis;
  • força política para sua implementação.

Uma possibilidade é a criação da figura do Administrador de Dados Setorial (ADS) que abrange algumas atividades do ADIS, ADIS-A, ADIS-C e outras atividades em menor escala do AMD e do ABD que se fazem necessárias para a consolidação desta atividade num primeiro momento, o que pode ser útil como forma de implantar a questão de Administrador de Dados na corporação.

O CQNP deve ser implementado após terem sido consolidados todos os papéis, sendo que o grupo que o representa estabelece a forma de atuação e a forma de se reunir.

Outra questão foi a mudança do termo AD, que está bastante desgastado nas organizações, para ARI. Existem dificuldades na forma de atuação do ARI, de acordo com o ponto de vista da organização, podendo estar em certo momento controlando todo o processo ou apenas iniciando o processo de criação dos papéis definidos sem um controle tão formal, ou definindo processos de verificação das atividades pertinentes a uma boa administração de dados.

Independente da forma de implementação e de atuação, toda empresa deve zelar pelos seus dados, evitando as redundâncias e os dialetos existentes na sua própria corporação, seja no uso de técnicas, metodologias, ferramentas, bem como, na forma de atuação.

Para dar uma visão melhor de quais são as atividades de algumas das funções definidas no modelo de referência de ARI, a seguir definimos algumas destas atividades. Não definimos todas as atividades e nem entramos nos detalhes de cada uma, pois isto depende muito de como são implementados os papéis:

Administração de Recursos para Informação (ARI)

  • gerar Normas e Padrões para representação dos dados e bases de dados;
  • proporcionar integração de bases de dados com outras instituições;
  • participar em revisões de modelagem de dados;
  • participar na modelagem de dados institucionais;
  • participar no processo de aquisição de SGBD´s e ferramentas relacionadas;
  • fazer aquisição e disseminação de ferramentas de apoio ao ciclo de desenvolvimento no que se refere a AD.

Administração de Banco de Dados (DBA)

  • instalar e configurar SGBD´s e seus demais produtos;
  • fazer manutenção dos bancos de dados e das bases de dados;
  • executar monitoramento dos bancos de dados e de acesso às bases de dados;
  • prover manutenção de desempenho do ambiente;
  • manter soluções de contingência.

Administração de Metadados (AMD)

  • manter tabelas de uso geral;
  • gerenciar os metadados;
  • criar e manter os objetos criados tais como: stored procedures, sub-rotinas;
  • apoiar os ADS.

Administração de Dados Setorial (ADS)

  • participar na modelagem de dados;
  • participar da revisão dos modelos de dados;
  • disseminar e apoiar o uso de ferramentas de apoio ao ciclo de desenvolvimento;
  • zelar pelos padrões.

Buscamos com tudo isto dar uma visão mais clara das atividades pertinentes a cada um dos papéis, permitindo delimitar quais as tarefas de cada um, pois existe intersecção entre certas tarefas nas quais será necessário definir claramente os limites de atuação.

Como já temos colocado, os papéis podem estar sendo executados por várias pessoas ou por uma pessoa, dependendo de qual for a melhor maneira que você consiga implementá-las na sua organização.