Administrando com uma Informática Eficaz

Autor: Nereu Delgado


Resultado. Esta palavra quase mágica resume o objetivo de todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas. Muitas pessoas ainda confundem resultado com lucro irresponsável. Mas, resultado pode ser definido simplesmente como o que se espera de uma organização.

A informática está deixando de ser apenas um recurso periférico nesse complexo processo. As tarefas enfadonhas, repetitivas, volumosas e de controle que sempre lhe foram atribuídas com prioridade, estão perdendo importância. A informática pode ser um agente mais abrangente e integrador na busca e geração de resultados. Hoje a informática tem um papel bem mais difícil e nobre nas organizações: conciliar os interesses das diversas áreas e ser um elemento sensível de ligação e ativo no processo produtivo.

Para atingir esse estágio, na maioria das empresas, haverá a necessidade de que os empresários e administradores assumam sem medo essa possibilidade e redirecionem a informática para essa nova era. Para isso precisam perceber que a informática é muito simples, que é fácil de ser entendida, que pode fazer quase tudo, que pode ser ágil, que pode ser produtiva, que pode ser controlada, que pode e deve, principalmente, trazer resultados.

É chegado o momento de desmistificar essa caixa preta e colocá-la em seu devido lugar. Ela já foi um brinquedinho caro nas mãos de uns poucos que, não poucas vezes foram chamados de iluminados, e que por isso tinham o poder de decidir o que e como fazer as coisas. Aliás, quase sempre se utilizando de conceitos e de organização arcaicos e ultrapassados, embora dominando uma tecnologia tão poderosa.

A informática como tradicionalmente é conhecida e estruturada está se acabando. Ela não se constitui mais em um setor isolado e insólito. A nova informática está dispersa, porém presente em todas as áreas de uma empresa e delas fazendo parte.

Embora isso se pareça com uma proposta complexa e revolucionária, é muito simples e fácil de ser obtida. A simplicidade é a nova palavra de ordem.

Quem tiver interesse em se aprofundar nessa linha de raciocínio, há muitos detalhes no livro "Administrando com uma informática eficaz", de Nereu Delgado, recentemente publicado pela Editora Nobel (www.livrarianobel.com.br).