Ambiente Unix Risc/6000 SP 305

Autor: José Luis Vieira Carvilhe

UMA PLATAFORMA DE ALTO DESEMPENHO

O Ambiente RISC UNIX CELEPAR conta agora com uma nova plataforma de hardware desenvolvida para alto desempenho. A plataforma RISC/6000 SP 305 foi recentemente instalada e utiliza uma tecnologia conhecida como "Parallel Computing" ou "MPP - Massive Parallel Processing".

As aplicações desenvolvidas para este ambiente podem apresentar níveis de performance altíssimos devido ao crescimento escalar deste tipo de sistema. Um RS/6000 Scalable POWERparallel System (SP) pode suportar mais de 512 nós Monoprocessados ou Multiprocessados (SMP) . A arquitetura "MPP - Massive Parallel Processing" oferece alto nível de desempenho com a ligação de processadores ou nós entre si, através de uma rede de alta performance. Estes processadores podem funcionar individualmente, cada um executando sua aplicação ou em conjunto unindo forças e poder de processamento para executar em conjunto uma única tarefa.

A CELEPAR fez a contratação de 03 nós monoprocessados. Cada nó possui seu processador, memória, discos adaptadores e Sistema Operacional. Os nós são agrupados dentro de um gabinete tipo "rack" chamado "frame" e são interligados via HPS - High Performance Switch, um barramento que permite a ligação dedicada entre cada nó a 150 MBytes/s de taxa de transferência. Permitindo desta maneira a troca de informações instantâneas entre os nós.

Como parte da solução temos uma estação de trabalho RISC/6000 E30 como "Control Workstation" administrando este "frame" SP. Este equipamento tem a capacidade de alocar nós que estão ociosos a outros nós, ou conjuntos de nós, que necessitam de mais recursos de processamento.

Complementando a solução temos a Arquitetura SSA como solução de armazenamento de dados. Esta arquitetura foi desenvolvida para oferecer alta disponibilidade e performance. Os Discos SSA são acessados por quatro canais, sendo dois para leitura e dois para gravação, tendo como taxa de transferência total 80 MBytes/s. O conjunto é composto por 16 discos de 4,5Gbytes, totalizando 72 GBytes.

A solução de backup é implementada através de uma unidade de Fita Magnética Automatizada com capacidade de até quatro cartuchos de 4GBytes ou 8GBytes (com compressão). Esta unidade possui uma velocidade de transferência de 400KBytes/s ou 800KBytes/s (com compressão). O Software IBM ADSM acompanha a solução para administração de backup.

O Ambiente RISC/6000 SP 305 será utilizado inicialmente como Database Server. Os Serviços de Bancos de Dados hoje instalados nos Servidores AIX2 e AIX3 devem ser migrados para o novo ambiente com a liberação destes Servidores monoprocessados para novos projetos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Descrição de Produtos IBM - Proposta 26287A/6

Home Page IBM