Ampliação do acesso do e-Paraná

Autora: Elisangela Ribas Godoy  

A Companhia de Informática do Paraná - Celepar está firmando parcerias com a iniciativa privada para a ampliação dos pontos de acesso do e-Paraná. A primeira delas foi realizada com as Livrarias Guerreiro, em Curitiba. Agora as consultas ao portal (www.pr.gov.br) podem ser feitas por qualquer cidadão, gratuitamente, no Cyber Café da Guerreiro.

Conforme o presidente da Celepar, "essa é a primeira parceria do e-Paraná para levar os serviços do governo do estado à população através de empresas privadas, já que antes os pontos de acesso ao portal estavam localizados, principalmente, em órgãos estaduais, como prefeituras, universidades e bibliotecas". Ele destaca que o objetivo "é possibilitar que o governo chegue, dessa forma, mais perto do cidadão".

O dono das livrarias Guerreiro, Joaquim Guerreiro, afirma que a parceria agrega o nome do grupo aos serviços do governo "permitindo que sejamos vistos por mais gente".

Todos os funcionários, onde há a disponibilização do ponto do governo eletrônico, são treinados por uma equipe da Celepar, o que para a coordenadora do projeto Maria Alexandra da Cunha, "dá condições para que os usuários saibam quais são os principais serviços oferecidos pelo portal".

O e-Paraná, criado há pouco mais de um ano, utiliza a Internet para disponibilizar serviços e informações à população. Atualmente, estão disponíveis no portal mais de 1650 itens de serviços e informações. São aproximadamente 10 milhões de acessos ao portal por mês, sendo que 3 milhões destas consultas são referentes aos serviços prestados pelo Departamento de Trânsito do Paraná - Detran e 1,5 milhão à Secretaria Estadual da Fazenda.