Análise do Sistema de Ensino Informatizado

Autor: Sandro Cesar de Oliveira

1. Objetivo Geral:

Informatizar o sistema de coleta de notas dos alunos pelos professores, diminuindo o tempo gasto com o lançamento de notas.

2. Objetivos Específicos:

fornecer ao governo Estadual uma situação imediata da situação das escolas durante o próprio ano letivo;

analisar a situação sócio-econômica dos alunos no ano letivo;

definir o número de vagas no próprio ano letivo, analisando o número de desistentes e quais alunos são desistentes;

dar ao Estado a quantidade exata de recursos financeiros para serem aplicados em cada escola.

3. Justificativa:

A necessidade de ter dados rápidos da situação atual da educação para um planejamento coerente dos recursos humanos e monetários envolvidos em todo o processo de Ensino.

A quantidade de alunos matriculados em um a escola não é a mesma após os primeiros bimestres, mas a verba recebida e a quantidade de merenda sim. Analisando estes dados, no próprio ano, poder-se-ia economizar ou racionalizar esta verba.

4. Metodologia:

Os recursos utilizados serão programas de informática, um servidor central para cada escola e um palmtop para cada professor.

Cada professor receberia um palmtop com um software configurado para o mesmo anotar a presença dos alunos, notas e o conteúdo dado.

No final de cada bimestre, far-se-ia a transferência dos dados para um servidor central na escola. Nele estaria instalado um software que receberia estes dados, os analisaria e emitiria os relatórios e boletins.

Dado determinado tempo (menos de um mês) , seria gerado um pacote de informações e transmitido, via modem, para RDE ou central Curitiba.

A função do secretário ou auxiliar administrativo seria somente de dar manutenção ou digitar alguma nota errada e transferir os dados via modem para o RDE.

Na central estes dados sofreriam análise automática por um software, e daria a situação atual da escola, quanto ela necessita de merenda por mês, qual o perfil sócio-econômico de seus estudantes, e como planejar o futuro da escola.

5. Recursos Humanos:

Equipe programadora de software;