Aplicações Gráficas Dinâmicas na Web

Autor: Nelson Naoki Umeda

INTRODUÇÃO:

No início dos anos 80, quando só existia o Mainframe e ainda não se falava em microinformática, aplicação gráfica era algo que nos despertava curiosidade. Na época tínhamos um terminal e impressora IBM gráfica colorida, e através de um software chamado GDDM criávamos gráficos do tipo pizza, linha, barras etc. Era a última palavra em termos de tecnologia gráfica, inclusive construímos uma aplicação gráfica via Natural Graphics, que acessava a base de dados Adabas e disponibilizava as informações de forma dinâmica e gráfica (Sistema de Acompanhamento e Monitoração do Ambiente Online). Porém a tecnologia era cara e restritiva. Não podíamos disponibilizar a aplicação para o público, visto que precisávamos de hardware especiais (controladoras, impressoras e terminais gráficos).

Com a evolução da microinformática, advento da Internet/WWW, linguagem Java e a oportunidade de analisarmos uma ferramenta de desenvolvimento de páginas Web com acesso dinâmico a banco de dados via Web, resolvemos adaptar uma das funções daquela antiga aplicação gráfica.

A Sybase disponibilizou o produto web.sql versão 1.1 para o ambiente NT 3.5/4.0 (Intel). É a ferramenta de desenvolvimento de acesso a banco de dados, integrante da tecnologia Open Client que permite a inserção dinâmica de dados provenientes de banco de dados relacionais em páginas Web.

A Net Factory desenvolveu um pacote gráfico chamado NetChart, baseado em Java . É um produto shareware disponível na Internet que permite a construção de gráficos , construídos na forma de applet Java.

Construir aplicações baseadas em WWW (World Wide Web), com acesso a banco de dados, que permitem a interação com o usuário, que apresentem imagens e gráficos de forma dinâmica de maneira rápida e fácil, entre outras características, é o que a maioria dos desenvolvedores Web estão buscando.

Assim, analisando e combinando os dois produtos obtivemos como resultado uma aplicação Web, interativa com acesso a banco de dados e com apresentação gráfica dos dados: Indicadores de Desempenho que está disponível no endereço:

http://200.17.110.250/indicadores/adacon.htm. (Naturalmente um protótipo onde utilizamos os recursos dos dois produtos). Os dados de desempenho estão armazenados em um banco de dados ADABAS no Mainframe. O web.sql vai buscar os dados via DB-Gateway (executa um subprograma Natural que coleta os dados solicitados) e o NetChart faz a apresentação gráfica dos mesmos.

A aplicação tem 4 funções principais:

  • 20 Maiores Consumo: Mostra os 20 maiores programas consumidores de CPU no ambiente Adabas/Mainframe.
  • Indicadores Adabas: Mostra os Indicadores de Desempenho do Adabas, tipo número de comandos Adabas, I/Os, uso de Buffers etc.
  • Consumo CPU Mainframe: Mostra o consumo diário de CPU da máquina das 08:00h as 18:00h em intervalos de 10 minutos.
  • Tempo de Resposta: Mostra o Tempo de Resposta dos Monitores de TP tipo CICS do DETRAN, Sesp, Seed, Sefa, Roscoe, etc.

a) Página Inicial:

 

b) Página de Consulta:

Consumo CPU Máquina:

 

c) Página de Resultado:

 

WEB.SQL:

O objetivo desta matéria é apresentar o web.sql e as suas possibilidades, assim: o que é web.sql?

É uma ferramenta da Sybase que permite um fácil acesso à base de dados relacional a partir da World Wide Web (WWW) e permite a geração dinâmica de Hyper Text Markup Language (HTML). Permite aos desenvolvedores inserir instruções de banco de dados tais como comandos SQL e scripts PERL em textos de páginas HTML. Desta forma sempre que a página é requisitada, estas queries a banco de dados contidas nos scripts são executadas e os resultados retornados para o Web Browser como um texto HTML puro. Podemos escrever páginas Web que automaticamente geram conteúdos personalizados para cada usuário baseado nas suas preferências por exemplo. Com o web.sql podemos customizar e atualizar páginas Web sem constantemente estar recriando códigos HTML. Também representa um avanço em termos de performance de acesso a banco de dados, visto que ele é "linkado" diretamente com o WEB Server. Trabalha com a tecnologia Open Client da Sybase, portanto não utiliza ODBC como o esquema IDC da Microsoft.

O web.sql roda na plataforma Sun Solaris da SUN, IRIX da Silicon Graphics Inc, HP-UX da Hewlett Packard e Microsoft Windows NT para Intel. Não roda em UNIX-AIX da IBM e também não está previsto o seu desenvolvimento nesta plataforma. Portanto, na Celepar estamos utilizando para testes na plataforma NT/INTEL na versão 1.1. Na versão NT os pré-requisitos são os seguintes:

- Sistema de computação:

  • Intel 486 ou superior (Pentium recomendado) com monitor colorido VGA (Dec Alpha e Power Pc não são Suportados).
  • - Sistema Operacional:

  • Windows NT 3.51 (com service pack 4 ou 5) ou NT 4.0
  • - Memória:

    • 16 MB (mínimo)

    - Espaço em disco:

  • 35 MB (mínimo).
  • - Banco de Dados:

  • Sybase SQL Server System 10 (10.0.2 ,10.0.3) System 11 ou 11.01. ou Sybase IQ rodando em qualquer plataforma na sua rede.
  • - Web Server:

  • NetscapeCommunication Server versão 1.10,

    Netscape Commerce Server versão 1.12,

    Netscape Fast Track Server versão 2.0,

    Netscape Enterprise Server versão 2.0,

    Microsoft Internet Information Server versão 1.0 para web.sql versão CGI somente.

    WebSite versão 1.1 para web.sql CGI somente.

    Qualquer Web Server que suporte CGI versão 1.1 em NT deve trabalhar com web.sql para CGI.

  • - Web Browser:

  • web.sql trabalha com Web Browser que suporta tabelas HTML

    3.0. requer no mínimo HTML 2.0 mas 3.0 é recomendado, visto que ele suporta tabelas.

    web.sql foi testado com Netscape Navigator versão 1.1, 1.2, 2.0 e 3.0 e Microsoft Internet Explorer versão 1.5, porém como ele gera HTML padrão, deve trabalhar com qualquer browser que suporte padrão HTML.

  • Web.sql reconhece dois tipos diferentes de extensões: .hts e .pl. Quando seu arquivo tem uma extensão .hts, o cliente do browser recebe somente saída HTML pura, visto que as extensões suportadas pelo web.sql são processadas no lado server. Porém, se quisermos que o Browser receba outros tipos de documentos tais como arquivos .gif, então especificamos o tipo de conteúdo do documento em um arquivo .pl antes de enviar os dados para o browser.

    ARQUITETURA DO WEB SERVER COM WEB.SQL:

     

     

    Usuários de um Web Browser requisita páginas de um Web Server especificando um URL (Uniform Resource Locator). O HTTP Server converte este URL em um "pathname" para um arquivo na máquina servidora. Se o arquivo é um .html , .gif, .jpeg ou outros tipos de arquivos que o Web Server reconheça, o servidor HTTP envia o arquivo diretamente para o Browser. Se o arquivo é um programa residente em um diretório autorizado, o servidor HTTP executa o programa de acordo com o CGI (Common Gateway Interface) e envia a saída do programa para o Web Browser.

    Quando um Browser requisita a URL para o web.sql , o servidor HTTP passa o pedido para o programa web.sql . O programa lê o arquivo HTS (Hyper Text Sybase) , processa o banco de dados e pedidos PERL contidos no arquivo, e então compõe uma saída HTML padrão para o servidor HTTP para devolver ao Browser. O programa web.sql usa um database access map para determinar qual banco de dados, nome de usuário e senha usar para cada arquivo HTS (.hts ou .pl).

    O Web Browser acessa arquivos HTS (.hts ou .pl) exatamente como ele faria em qualquer outra página Web e recebe de volta HTML padrão. O Browser não requer nenhuma extensão especial ou aplicação "helper" .

    Existem duas versões do programa web.sql: Common Gateway Interface (CGI) e Netscape Server API (NSAPI).

    Na versão CGI, o web.sql roda como um programa CGI. O Servidor HTTP roda o programa a cada vez que recebe uma requisição por um arquivo HTS.

    Na versão NSAPI , o programa web.sql é "linkado" diretamente no servidor Netscape HTTP, portanto, é muito mais performático que a versão CGI.

    Para quem estiver interessado em conhecer melhor o web.sql, recomendamos uma navegação no endereço: http://200.17.110.250/scripts/ws.exe/websql/welcome.hts .

    NETCHART:

    O NetChart 1.5 em forma de Java Applets foi desenvolvido pela Net Factory Inc (http://www.netcharts.com) especificamente para prover aos programadores Web e desenvolvedores Java de um método fácil de usar e de incluir gráficos poderosos em suas aplicações, sem a necessidade de programação. O NetChart fornece os gráficos comerciais e científicos mais comuns e usados :

    - PieChart

    - BarChart

    - XYChart

    - BoxChart

    - BoxChart

    - Diagram

    - ComboChat

    - StripChat

    -TimeChat

    Programadores HTML podem rapidamente incluir gráficos em suas apresentações HTML, simplesmente adicionando uma tag applet , com umas poucas definições de parâmetros em seus documentos.

    Com NetChart podemos gerar gráficos dinamicamente, visto que todos os dados podem ser definidos em um documento HTML ou em um arquivo texto acessível via Web Server . Definições de applet NetChart podem ser facilmente gerados por qualquer script CGI, inclusive aqueles que acessam base de dados, por exemplo um script PERL pode ser usado para acessar um banco de dados e gerar um documento HTML contendo uma PieChart por exemplo. Aproveitando esta facilidade do NetChart e do Sybase web.sql , construímos a aplicação Web de Análise de Desempenho.

     

    REFERÊNCIAS:

    http://www.sybase.com

    http://www.netcharts.com