Aplicativos para Gestão Administrativa

Autor: Luiz Roberto Marques Nogueira

Foi com grande satisfação que recebemos o convite para comentarmos os processos recentemente automatizados pela Gerência Administrativa, pois, assim que assumimos a gerência da área, adotamos o investimento na automatização dos procedimentos como estratégia para agregarmos maior qualidade aos nossos serviços.

Como uma parte do nosso pessoal não estava familiarizado com o uso da microinformática, uma das primeiras medidas que tomamos foi a montagem de um curso básico de windows e word para todos. Outra alternativa de treinamento foi a utilização do auto-estudo.

Com relação ao processo de automatização, o primeiro aplicativo da área foi o até hoje utilizado Sistema de Almoxarifado, vulgo ALM.

O sistema foi instalado no início do ano de 1987 na área que hoje denominamos Divisão de Suprimentos – DISUP. Consideramos a sua instalação um marco para o grupo de empregados que trabalhava no processo produtivo de Administração de Materiais. A linguagem do ALM é o COBOL e a analista designada como responsável para desvendar os programas e seus problemas foi a Maria Tereza, mais conhecida pelo nosso pessoal como Maitê.

O ALM foi instalado junto com o nosso primeiro PC Itautec e com uma impressora Rima 180. Era fantástico o fato de estarmos recebendo uma máquina que calculava em minutos o trabalho que demorávamos uma semana para concluir: o lançamento manual de todas as requisições de materiais nas fichas de controle do estoque, a apropriação do saldo físico e o fechamento contábil. Esta operação consumia mensalmente uma quantidade considerável de bobinas, apesar de muitas vezes utilizarmos o verso das mesmas para economia.

Podemos afirmar que o processo de informatização da área administrativa começou efetivamente nos últimos 2 anos, pois depois do ALM adquirimos apenas um outro sistema para controle dos contratos.

É importante observar que os nossos aplicativos são soluções caseiras, desenvolvidas na maior parte com recursos da área. Os nossos aplicativos são basicamente desenvolvidos em Access ou Notes, sendo que hoje utilizamos os seguintes como apoio ao processo de gestão dos nossos processos produtivos:

APLICATIVO FERRAMENTA OBJETIVO
Aplicação da Avaliação de Desempenho þ Access

¨ Notes

Apoiar o processo de gestão dos recursos humanos da área administrativa de acordo com o modelo de avaliação vigente na empresa.
Processos Produtivos þ Access

¨ Notes

Relacionar os processos produtivos da área administrativa, suas respectivas atividades e tarefas. Inicialmente adotado, será substituído pelo novo padrão da empresa.
Controle de Aparelhos Telefônicos þ Access

¨ Notes

Cadastrar os aparelhos de telefone, sua localização na empresa e outros dados.

 

APLICATIVO FERRAMENTA OBJETIVO
Controle de Manutenção Refrigeração þ Access

¨ Notes

Cadastrar os aparelhos de refrigeração, sua localização, histórico de manutenções e outros dados.
Lançamento Telefonemas Interurbanos þ Access

¨ Notes

Apoiar a cobrança de telefonemas particulares através dos lançamentos dos custos da conta telefônica.
Controle de Extintores de Incêndio þ Access

¨ Notes

Cadastrar os extintores de incêndio da empresa, sua localização e manutenções.
Controle de Viagem þ Access

¨ Notes

Lançar as despesas com viagens, incluindo transporte terrestre/aéreo, hospedagem e alimentação. Possui um cadastro de hotéis, emite "vouchers" e comprovantes de reserva.
Controle de Reprografia þ Access

¨ Notes

Lançar as quantidades de fotocópias realizadas, facilitando o processo de fechamento e cobrança.
Controle de Despesas com Táxi þ Access

¨ Notes

Registrar os gastos com a utilização de táxi facilitando o processo de fechamento e cobrança. Acompanhar o contrato.
Controle de Despesas com Veículos þ Access

¨ Notes

Lançar gastos com combustível, quilometragem, manutenção e serviços, auxiliando o processo de fechamento e cobrança.
Controle de Compras þ Access

¨ Notes

Registrar todas as compras, com informações de apoio ao processo de decisão e acompanhamento.
Controle de Despesas com Veículos p/Viagem þ Access

¨ Notes

Lançar as despesas com as viagens terceirizadas.
Controle de Correspon-dências þ Access

¨ Notes

Registrar informações sobre as correspondências internas e externas emitidas.
Acompanha-mento de Licitações þ Access

¨ Notes

Cadastrar dados sobre as licitações tratadas pela empresa, facilitando o processo de acompanhamento dos prazos e indicadores.
Controle de Acesso ¨ Access

þ Notes

Registrar o acesso de pessoas à empresa. Possibilitar o agendamento de visitas.
Cadastro de Veículos ¨ Access

þ Notes

Apoiar o controle de fornecimento do selo de autorização de acesso de veículos.
Manual de Normas ¨ Access

þ Notes

Divulgar as normas da empresa, eliminando o problema de atualização de vários manuais, pois todos têm acesso à versão vigente ou em estudo.
Reserva de Recursos ¨ Access

þ Notes

Permitir a reserva de recursos de uso comum. Como exemplo, a reserva prévia de uma sala de reunião ou de um equipamento.
Lista Telefônica Interna ¨ Access

þ Notes

Cadastrar dados de todos os empregados, terceirizados, estagiários e outros. As informações da base servem para emissão da lista telefônica e para definição do fluxo de formulários eletrônicos.
Atribuições das Áreas ¨ Access

þ Notes

Descrever a atribuição de cada área da empresa e a composição do pessoal.

 

APLICATIVO FERRAMENTA OBJETIVO
Registro de Ocorrências ¨ Access

þ Notes

Registrar todas as ocorrências observadas pelos seguranças nos seus respectivos turnos.
Solicitação de Viagem ¨ Access

þ Notes

Facilitar e agilizar o processo de solicitação de passagens e reserva de hotéis. Em desenvolvimento.
Dados para Emergências ¨ Access

þ Notes

Registrar os dados pessoais dos empregados para uso em caso de emergência. Os dados são acessados apenas pelo próprio empregado, pelas secretárias e pela segurança, sendo que o cadastro na base fica a critério de cada empregado.
ABEP ¨ Access

þ Notes

Disponibilizar as memórias das reuniões da ABEP (Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Processamento de Dados) entre as diversas diretorias.
Manual do Usuário – PABX ¨ Access

þ Notes

Descrever passo a passo as diversas facilidades que o nosso sistema telefônico disponibiliza e como utilizá-las.
Solicitação de Serviços da GAD ¨ Access

þ Notes

Demandar necessidade de serviços prestados pela Gerência Administrativa.
Solicitação de Materiais de Estoque ¨ Access

þ Notes

Requisitar materiais disponíveis no estoque da empresa.
Requisição de Compra ¨ Access

þ Notes

Requisitar materiais que não fazem parte do estoque da empresa.
Alteração de Lotação ¨ Access

þ Notes

Comunicar mudanças de situação de um empregado.
Gartner Group Research ¨ Access

þ Notes

Disponibilizar a íntegra dos documentos produzidos pelo Gartner Group, especialmente as análises das recentes tendências do mercado e estratégias de tecnologia da informação. Serviços contratados: ADM - Applications Development & Management Strategies, C/S - Client/Server, LAN - Local Area Network, NSM - Networked Systems Management, SSA - Systems Software Architectures, MDC - Managing Distributed Computing.
Aquisições da Biblioteca ¨ Access

þ Notes

Difundir as últimas aquisições da Biblioteca da Celepar e da FUNCEL.
Biblioteca na Internet þ Internet Recuperar referências bibliográficas do acervo, oferecer serviços de download dos programas utilizados para automação de bibliotecas (SEIBib, ECB), disponibilizar endereços de periódicos de informática e links com revistas de informática nacionais e internacionais. Disponibilizado a partir de 23-07-97, o novo site "Bibliotecas do Paraná" é supervisionado e atualizado pela nossa biblioteca.