Apresentação do e-Prefeituras no SECOP 2002

Autor: Alexandre Andrade Teixeira

A CELEPAR participou do evento SECOP em Belo Horizonte, nos dias 12 e 13 de setembro de 2002. Foram classificados vários trabalhos da CELEPAR, entre eles o e-Prefeituras.

O e-Prefeituras foi apresentado como fazendo parte do interesse da CELEPAR de estender seus serviços para outros setores da administração pública que não o Governo do Estado.

Em meados de 2001 foi estruturada uma equipe de técnicos para atender as prefeituras dos municí-pios paranaenses bem como foi lançado o site para prestar informações de apoio às prefeituras. Esta equipe, composta por quatro Analistas de Informática, percorre sistematicamente os municípios do Estado visando divulgar os serviços do site e buscar informações que subsidiem o seu aperfeiçoamento.

O site e-prefeituras disponibiliza recursos de informática para melhoria da gestão da prefeitura e do seu relacionamento com a comunidade, assim como proporciona links úteis para outros sites de interesse para a administração municipal. Atualmente contém aplicativos de agenda de prefeito, divulgação de atos legais e pedidos da comunidade. Porém o objetivo do site não é de disponibilizar aplicativos para as prefeituras, mas sim de disponibilizar informações e links para sites que contenham informações úteis para administração municipal. Estão em fase de implantação os serviços de e-mail, downloads de software gratuitos, criação e hospedagem de sites de prefeituras e de gestor do site nas prefeituras.

Outra característica que está sendo estudada é a possibilidade da prefeitura ter informações sobre as empresas instaladas no seu município, para subsidiar estudos econômicos sobre municípios. Além disso, também está sendo estudado convênio com a CEASA para implantação de uma rotina de cadastramento de famílias necessitadas do município, para receberem auxílio de cestas de alimentos da CEASA. Este cadastro de famílias carentes pode também servir de base para estudos e projetos de Bem-Estar social do município.

Através de intenso relacionamento entre os administradores municipais, utilizando correspondência eletrônica e visitas periódicas que técnicos da CELEPAR realizam junto às prefeituras, o site está sendo constantemente aperfeiçoado de forma a proporcionar maior quantidade de serviços e melhorar o atendimento às necessidades das administrações municipais.

Convém ressaltar que as prefeituras não incorrem em qualquer custo para utilização dos serviços dos sites e de outros serviços proporcionados pelos técnicos da CELEPAR.

Com a utilização do site, os administradores municipais têm acesso a uma infinidade de informações referentes ao seu município, como por exemplo: repasses financeiros, transferência de recursos, índices e indicadores, convênios federais, números da educação, perfil municipal de saúde, dados sócioeconômicos e muito mais, através de links para os sites que apresentam estas informações.

Atualmente o e-Prefeituras conta com cerca de 350 prefeituras e 2000 usuários cadastrados.