Aquisição de uma Ferramenta Case para Modelagem de Dados para a Celepar

Autor: Carlos Alberto Sowek

Dando continuidade ao trabalho de Administração de Dados (AD) relativo a dominar a Tecnologia de Dado e de acordo com o modelo conceitual de AD, atuamos também na parte das Tool´s (ferramentas). Nosso primeiro objetivo foi o de testar, avaliar e adquirir uma ferramenta CASE (Computer Aided Software Engineering) que auxiliasse na criação de modelo de dados e facilitasse a geração de esquemas para os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais (SGBDR´s).

Com a demanda que está ocorrendo hoje, com os novos projetos dos clientes da Celepar usando a tecnologia cliente/servidor, bancos de dados relacionais e interface gráficas, o uso de uma ferramenta CASE visa dar maior produtividade no desenvolvimento de sistemas, gerando esquemas nos bancos de dados bem como fazendo a engenharia reversa, e provendo uma documentação do modelo de dados do cliente/projeto.

Com o objetivo de obter conhecimento sobre ferramentas que auxiliem na representação, armazenamento e referenciamento de dados, foram selecionados alguns CASE´s para serem avaliados, entre eles estão: ERWIN/ERX, S-DESIGNOR, SYSTEM ARCHITECT. Os testes nestas ferramentas auxiliaram também na definição dos requisitos para a aquisição de uma ferramenta CASE para Modelagem de Dados para a Celepar.


Avaliação das Ferramentas Case

Foram feitos contatos com as seguintes empresas:

  • ERwin/ERX
  • Esfera Informática (Ctba)
  • System Architect
  • MPS Informática (Ctba)
  • S-Designor
  • NF Consultores (RS)

Após iniciada a avaliação das ferramentas entramos em contato com a empresa Adata Sistemas de Computadores Ltda. para conseguirmos uma cópia do Easy Case para teste. Feita uma análise do material, desconsideramos este CASE da avaliação por não permitir fazer engenharia reversa, e pelos poucos recursos que o mesmo disponibiliza. Verificamos que a empresa Adata é apenas uma importadora do produto, não tendo condições de dar suporte e nem treinamento, o que é feito só pela matriz na Argentina. Não pode nos informar também quais os clientes que já compraram esta ferramenta.

As ferramentas foram analisadas em rede Windows NT, sendo que:

  • ERWIN/ERX foi instalado sem limitações e com cópias xerox de alguns manuais;
  • S-DESIGNOR foi instalado com uma cópia de demonstração da versão Professional acompanhada de um folheto explicando desde a instalação até o uso da ferramenta de uma maneira simples sem muitos detalhes;
  • SYSTEM ARCHITECT foi instalado em versão em rede com uma hard-key colocada no micro onde foram realizados os testes. Veio com os manuais e sem restrições de uso.

Os testes foram feitos com a finalidade de se conhecer melhor as ferramentas. Foi feita uma verificação sobre a forma de representação utilizada, sobre a criação e verificação do Modelo ou entre modelos. Foi avaliada mais fortemente a geração de esquema, a engenharia reversa e as formas de navegação/utilização pela ferramenta. Não foi testado a ligação desses CASE´s com o SQLWindows, pois este link não foi disponibilizado pelos fornecedores.

Obs: Durante os testes de avaliação o S-Designor foi adquirido pela PowerSoft empresa do grupo Sybase.


Definição da Ferramenta Case

A seguir estão relacionadas algumas das premissas que levaram à escolha da Ferramenta CASE, para este momento, e qual a ênfase da mesma:

  • A aquisição de uma ferramenta CASE, neste momento, visa atender à criação de esquemas nos bancos de dados baseados em SQL, bem como a execução da engenharia reversa dos modelos já implementados nestes bancos de dados. Esta ferramenta deverá apoiar as atividades de projeto lógico e físico de banco de dados, nas fases de design e implementação do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas.
  • Neste momento é necessário que as pessoas envolvidas com a Administração de Dados na Celepar disponham de uma ferramenta fácil de instalar e usar e que cumpra bem o seu papel nas atividades de criar o modelo de dados, gerar esquemas e principalmente fazer engenharia reversa dos modelos criados nos SGBD’s Sybase, SQLBase e Access. Isto tudo para que o trabalho possa começar o mais rápido possível.
  • Um estudo de uma ferramenta que cubra a parte conceitual e outras fases do ciclo de vida do desenvolvimento fica para uma fase posterior, pois levaria mais tempo para ser disseminada e difundida entre os técnicos que vão utilizar este tipo de ferramenta CASE. A utilização de uma ferramenta CASE para modelagem de dados não será inviabilizada quando da compra de outra ferramenta CASE que atenda todo o ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas, pois a sua utilização principalmente com a engenharia reversa será sempre útil.
  • A Ferramenta CASE deve permitir fazer a ligação direta com os bancos de dados Sybase, SQLBase e Access que estão sendo usados na Celepar (além de Oracle, adquirido pela SEFA e outros) facilitando gerar esquemas e fazer uma engenharia reversa, rápida e eficiente.
  • A ferramenta CASE deve permitir uma certa similaridade conceitual com o "DBM" (sistema desenvolvido e utilizado para armazenamento de metadados na Celepar), o que deverá facilitar a assimilação pelos técnicos dos procedimentos de Administração de Dados a serem definidos.
  • Inexigibilidade de "hard-locks" ou "hard-keys", o que implica em maior facilidade de instalação e uso.
  • Simplicidade de uso e facilidade de aprendizado em curto espaço de tempo.
  • Estrutura de suporte, treinamento e consultoria para uso da ferramenta, disponível em Curitiba, que implica em agilidade, prontidão e custo.
  • Não ter a necessidade de que seja feita uma customização da ferramenta para que possa ser usada, de acordo com os padrões da empresa, o que despenderia um certo tempo e um determinado custo para que isto aconteça.

O ERwin/ERX foi o produto escolhido dentro das premissas apresentadas.


Avaliação do produto adquirido

Tendo definido que a ferramenta CASE para modelagem de dados na CELEPAR é o ERwin/ERX, passamos a fazer uma avaliação da mesma, utilizando sistemas em desenvolvimento ou já implantados na CELEPAR para banco de dados relacionais.

A intenção foi de verificar:

  • o potencial da ferramenta;
  • aceitação do uso da mesma pelo analista;
  • impacto no processo de desenvolvimento;
  • facilidade de aprendizado e uso;
  • os pontos negativos e positivos da ferramenta.

Outro ponto a ser analisado é a utilização do metamodelo que a própria ferramenta disponibiliza e a utilização dos relatórios emitidos a serem utilizados para documentação.

Para isto, foi feito um contato com os líderes de projetos que estavam desenvolvendo ou já desenvolveram sistemas em banco de dados relacionais, tais como SQLBase, Sybase.

Da avaliação inicial que fizemos temos as seguintes considerações:

  • existem erros de modelagem por parte dos analistas, tais como entidades não normalizadas;
  • não uso de triggers e stored procedures, para melhorar performance;
  • falta definir quando criar os índices. Evitar de fazê-lo antes de uma grande carga de dados;
  • existe a necessidade de estabelecer um padrão para nomes de entidade e de atributos;
  • melhor tratar o modelo de dados desde o início do desenvolvimento do que após ser implementado. No caso de um número grande de entidades, fica mais complexo os acertos do desenho;
  • é necessário que exista no planejamento do projeto, previsão de horas gastas na tarefa de modelagem de dados;
  • incluir pontos de revisão para o modelo de dados conceitual e lógico, eliminando com isto problemas na implementação dos modelos nos bancos de dados;
  • falta de conhecimento dos recursos do banco de dados que está sendo usado para o desenvolvimento da aplicação.

Como conseqüência destas avaliações algumas atitudes foram tomadas. Entre elas estão: o guia técnico de Padronização de Nomenclatura de Nomes de Objetos de Banco de Dados (já disponível); implantação e divulgação da ferramenta CASE ERwin/ERX (já realizada). Estão previstos cursos para reciclagem dos técnicos em Modelagem de Dados, Conceitos de Banco de Dados Relacionais, SQL (Structured Query Language) Básico, Uso do ERwin/ERX.

O ERwin/ERX disponibiliza a criação de um metamodelo, a ser gerado em vários SGBDR´s. Escolhemos o Sybase como banco de dados onde será gerado o metamodelo, chamado meta_database. Esta base de dados permite que sejam carregadas todas as informações dos modelos de dados criados independente do SGBDR. Com esta base de dados podemos obter relatórios que mostrem as informações que se fazem necessárias, tais como onde o campo é referenciado.

Foram feitos testes com os relatórios emitidos pelo ERwin/ERX, e dentre todos os formatos emitidos consideramos que o melhor é o por coluna. Esta maneira apresenta em alguns casos o deslocamento de informações na coluna. Neste caso gerar arquivo e trabalhar no Word.

Recebemos cópia do produto RPTwin, a qual permite montar relatórios no lay-out desejado com as informações do ERwin/ERX e acrescentando outros dados que são necessários. Talvez seja esta a melhor forma para incluí-los como padrão de documentação dentro da MDS. Está sendo avaliada.

O último comparativo a que tivemos acesso foi o feito pela InfoWorld em 05/02/96, onde consta o ERwin/ERX versão 2.5 como vencedor, com 6.2 pontos, Bachman´s solution 6.0 pontos, S.Designor Enterprise versão 4.21 com 5.4 pontos e Vivid Clarity versão1.1 com 3.8 pontos.


Considerações Finais

O padrão IDEF1X, é fortemente usado nos Estados Unidos. Muitas ferramentas implementam este método, desenvolvido pela Força Aérea Americana. Com isto existe uma perspectiva de continuidade e evolução dos recursos disponíveis pela ferramenta.

Na questão de orientação a objetos no uso de modelagem conceitual, não existe um padrão estabelecido, mas a empresa responsável pelo ERwin, já disponibilizou no mercado o produto OOwin, que vem com as metodologias CRC (Class, responsability and Collaboration) e em breve deve disponibilizar OMT metodologia orientada a objetos de Rambaugh.

Este produto sempre está entre os melhores em todos os comparativos publicados, naquilo onde a ferramenta é mais eficiente, modelo lógico e físico de banco de dados e engenharia reversa. Tem alguma dificuldade na manutenção das bases de dados já implementadas no banco de dados e em fazer certos tipos de atualizações. Nem toda a ferramenta é perfeita. No caso do ERwin existem problemas, mas como temos visto nas versões lançadas, existe sempre a preocupação de melhorias consideráveis em curtos espaços de tempo. Deve ser melhor avaliada a questão do uso do metamodelo e da ferramenta RPTwin.

Como este produto utiliza uma metodologia especifica, foi elaborada uma Guia técnica de Metodologia IDEF1X .

Apesar da escolha do ERwin, continuamos obtendo informações de outros CASES no mercado, bem como estamos atentos aos comparativos das novas versões dos produtos.

Dos produtos que obtivemos informações, relacionamos a seguir alguns:

  • Bachman´s solution (Terrain, Ground Works, Wind Tunnel)
  • InfoModeler ( contém o método ORM - Object Role Modeling)
  • Silverrun ( contém um método chamado DATARUN)
  • LBMS ( PE - Process Engineer, SE - Systems Engineer)

A ferramenta da solução Bachman está instalada na GPT para uma avaliação. Existe uma pequena dificuldade de apoio no uso da mesma, uma vez que não existe assistência técnica em Curitiba.

Foi lançado o produto AOS (Application Object Server). Com AOS pessoas que são membros de um grupo de trabalho podem trocar informações com segurança, trabalhando ao mesmo tempo numa versão do modelo de dados, o qual está no servidor principal. AOS permite o gerenciamento de modelos de dados, com acesso multi-usuário, segurança, controle de versão e sincronismo entre 2 modelos. Permite também uma fácil integração com o ERwin e OOwin. Este produto deve ser avaliado tão logo recebamos uma cópia do mesmo.

Recomendamos, aos técnicos da Celepar, leitura dos seguintes guias técnicos, que estão disponíveis na rede da GPS (I:\Padrão).

Padronização de Nomenclatura dos Objetos de Banco de Dados;
Conceitos Utilizados nos Guias Técnicos da Administração de Dados;
Guia Técnico para a Metodologia IDEF1X;

Recomendamos, também antes do uso da ferramenta CASE ERwin/ERX, a leitura do artigo que está no Notes - Quadro de Avisos da Rede (Celepar), em Dicas & Soluções (22/05/96 - Utilização Software Case).