Aquisições da Biblioteca

1. BRETON, Philipe. História da informática. São Paulo: UNESP. 1991. 260p.

Este livro, escrito por um professor francês. descreve com muita propriedade como a informática chegou ao que é hoje. Fugindo às abordagens tradicionais (Holleríth. ENIAC, /360 ... ) o autor apresenta o assunto, com um bom embasamento cultural, social, político e ético. No mínimo como conhecimento geral e como material para reflexão, vale uma visitada ao livro.

2. GARDNER, Martin. Ah, descobri: jogos e diversões matemáticas. Lisboa: Gradiva, 1990. 289p.

Este livro é dos volumes da coleção "o prazer da matemática". 0 nome da coleção já diz tudo. São charadas e problemas a serem resolvidos por quem se diverte com este tipo de coisa. A sessão "rachacuca" deste Bate Byte já usou alguns problemas aqui publicados. Os capítulos do livro são: Ah! combinatório, Ah! geométrico, Ali! numérico, Ah! lógico, Ah! processual e Ah! verbal. Diversão garantida.

3. GASKIN, James E. Guia Novell: integração de UNIX e redes Netware. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 321p.

Apresenta uma abordagem prática de muitas questões que envolvem a conexão entre os sistemas Netware e UNIX.

Escrito especialmente para administradores de redes, gerentes de centros de informação e compradores traz informações sobre compartilhamento de impressoras, aplicações compartilhadas e plataforma cruzada, roteadores, pontes, gateways, correio eletrônico e SQL.

4. GOULD, Mitch. Animator Pro 1.3. São Paulo: Makron Books, 1993. 245p.

É um manual, orientador para a criação de apresentações multimídia usando o

Autodesk Animator em computadores IBM-PC e compatíveis. Inclui um guia de hardware para vídeo de fácil compreensão.

5. S. HACIKATHORN, Richard D. Enterprise data-base connectivity: the key to enterprise applications on the desktop. New York: John Wiley, 1993. 326p.

Este livro discute o compartilhamento de informações. Explica como desenvolver aplicativos com arquitetura cliente/servidor, sistemas abertos do ponto de vista de conectividade, gerenciamento de banco de dados com comunicação de dados, enfim explora de vários aspectos a conectividade dos bancos de dados.

6. HEIMENDIGER, Larry. Clipper avançado. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 414p.

Contém muitas lições e exemplos profissionais de programação de aplicações. Você faz unia viagem por dentro do ambiente do Clipper e descobre a revolução da Nantucket Future Technology (NFT). Acompanha disquete com 12 programas exclusivos para aperfeiçoar a programação, incluindo 6 valiosas rotinas de tratamento de erros de sistema.

7. JOHNSON, Steve. Microsoft PowerPoint for Windows: passo a passo. São Paulo: Makron Books 1993 365

Ensina a criar apresentações comerciais com qualidade profissional de forma eficaz e rápida. combinando lições passo a passo com arquivos baseados em disco. As lições são progressivas e modulares; assim, usuários novatos podem avançar de uma lição para outra e usuários intermediários podem pular para qualquer ponto para aprender habilidades específicas.

8. PRAGUE, Cary N. Bíblia do Acess para Windows. Rio de Janeiro: Berkeley, 1993. 1226p.

É um misto de tutorial e manual de referência, fácil de entender. Descreve, detalhadamente, as características do Access e fornece centenas de dicas. segredos e atalhos valiosos para o desenvolvimento de banco de dados rápidos e eficientes. Inclui disquete com tabelas, consultas, formulários., relatórios, macros e muito mais.

9. STRALEY, Stephen J. Clipper 5.2: ferramentas poderosas. Rio de Janeiro: Berkeley, 1993. 846p.

Inclui: desenvolvimento de uma rotina de instalação para uma aplicação; projeto de subsistemas reutilizáveis que estendem e ampliam de forma significativa os subsistemas básicos do Clipper, projeto de interfaces usando objetos comuns de janelas; apresentação de mensagens de erros e alertas; geração de relatórios flexíveis e facilmente modificáveis; implementação de um procedimento efetivo de backup/restauração. Traz disquete com biblioteca adicional.

10. SWAN, Tom. Aprendendo C++. Rio de Janeiro: Campus, 1993. 675p.

Com dois discos em anexo, este livro é o caminho para apreender C++. Os discos contêm uma versão especial do compilador C++ da Zartech que pode ser usada imediatamente para se criar programas.

11. THE MACMILLAN visual dictionary. New York: MacMillan, 1992. 862p.

Este livro, como o próprio nome diz, é um dicionário visual em cores, que cobre 600 assuntos e identifica mais de 25.000 termos, nas seguintes áreas:

o corpo humano, o reino animal, música, geografia. arquitetura. esporte e jogos, a casa, símbolos e outras áreas.

A qualidade da obra é excelente, bem como, o nível de detalhamento de alguns termos.

12. WEBSTER, Paul. Coreldraw 4: guia rápido visual. Rio de Janeiro: Berkeley, 1993. 342p.

Ensina Coreldraw 4 da maneira mais fácil e rápida, usando ilustrações em vez de longos textos explicativos. Inclui Coreltrace e Corelmosaic.