Automação de escritório

Autores:
Luciane do Rocio W. Fantin – SEAD
Marcelo Fermann Guimarães – CELEPAR
Rejane Raskin Rotenberg – SEAD



Dentro das linhas de ação do Governo Jaime Lerner, sempre priorizando o cidadão como foco de atenção, a Secretaria de Estado da Administração se preocupa em implementar uma efetiva gerência do conhecimento nas áreas de sua competência e, conseqüentemente, facilitar o gerenciamento dos gastos públicos.

Com o objetivo de racionalizar a máquina administrativa, ao menor custo possível, promovendo um novo modelo de gestão de recursos humanos, serviços e patrimônio, a SEAD busca desenvolver transformações efetivas no Governo do Estado do Paraná.

A Automação de Escritório vem cumprindo seu objetivo na troca de informações, redução de papéis, agilização na tomada de decisões, obtenção de informações confiáveis e atualizadas constantemente, controlando os gastos públicos e ampliando o conhecimento da organização como um todo.

O grande volume de papéis circulando nos diversos setores do Estado, muitas vezes causa morosidade nos processos e exige muita atenção para que se reconheça os que solicitam ações mais urgentes.

A distinção de prioridades, a divergência nas informações, bem como a padronização de processos comuns a diversos órgãos torna fundamental a automação dos processos administrativos do Estado.

A partir da desverticalização, descentralização e transparência nas informações das ações, a Secretaria enfoca a padronização de processos administrativos e a integração entre todos os órgãos do Estado, através da potencialização e do uso de aplicativos de automação de escritório, que favorece a troca de informações e trabalho cooperativo entre todos os usuários, diminuindo consideravelmente o tempo gasto nas rotinas administrativas.

A automação é um processo que já foi experimentado e aprovado em empresas bancárias e variados segmentos da indústria e do comércio, com resultados que chegaram a 92% de aumento de agilidade no tempo de aprovação de cadastros e dez vezes a capacidade de processamento dos documentos, mantendo o mesmo número de funcionários.

Coordenando a automação de escritório no âmbito da Administração Pública do Estado, a SEAD prioriza o aumento da qualidade e produtividade dos serviços públicos, pondo em prática estratégias administrativas que abrangem todos os Órgãos Públicos do Estado.

Através da disponibilização e integração de aplicativos entre os órgãos públicos, no intuito de obter e divulgar informações que dão suporte ao processo decisório nos vários níveis - gerencial e estratégico do Governo do Estado, a SEAD busca um novo paradigma na administração pública: a administração gerencial.