BBS - Conferências de Mensagens

Autor: João Luis Nascimento Palhares - GPT



Precisando escrever mais um artigo sobre BBS, vasculhei entre centenas de ternas que pudessem ser enfocados, a procura de algum que fosse bastante atual e despertasse interesse dos leitores. E creio que acertei quando escolhi escrever sobre mensagens, ou correio eletrônico.

Relembrando, a facilidade que é acessar um BBS, basta ter um microcomputador equipado com uma placa fax-modem e uma linha telefônica comum para se efetuar a conexão.

Em seu primeiro acesso, o usuário deverá fornecer seu nome completo e um "handle"ou abreviação do nome para que seja identificado em suas futuras mensagens. Completando o processo de cadastramento são solicitados dados básicos como endereço, telefone, data de nascimento, padrões de telas e outros dados que sejam de importância.

Diversos são os serviços que um BBS pode oferecer aos seus usuários, mas como o nosso tema é conferências de mensagens, vamos ficar nele, pois o assunto é por demais extenso.

Normalmente todo BBS tem 3 tipos de áreas de mensagens:

- locais - que são as que se limitam ao âmbito do BBS, com temas de caráter genérico, e acesso apenas aos usuários do BBS;

- netmail - mensagens pessoais trocadas entre usuários de diversos sistemas interligados em uma mesma rede, seja ela nacional e/ou internacional;

- echomail - como o nome sugere, são mensagens que "ecoam" por diversos sistemas, tendo por característica serem públicas, e que originam as chamadas conferências de mensagens. Qualquer usuário pode ler e se "intrometer" em uma mensagem, dando sua opinião, ou mesmo solucionar dúvidas.

Toda Rede de Conferências possui um documento que tem por finalidade normalizar a utilização de cada área de mensagem no tocante ao tema, nível de acesso, linguagem a ser utilizada e se é possível usar apelidos ou não. No Celepar BBS existe um arquivo chamado RBTE0595.EXE que contém a história da criação da RBT (Rede Brasileira de Teleinformática), sua finalidade, suas regras e áreas de mensagens disponíveis. Este arquivo é imprescindível a todo usuário que deseja participar da rede.

Algumas redes têm a figura do Moderador de área, ou seja, uma pessoa encarregada de fiscalizar diariamente se as mensagens em sua área estão dentro dos padrões normatizados. O usuário que colocar uma mensagem "off-topic" ' isto é, fora do tema que a área deve abordar, ou se utilizar de palavras ofensivas ao seu interlocutor, linguagem errada, recebe uma mensagem de advertência desse Moderador. Reincidências podem gerar suspensão ou mesmo expulsão do usuário do acesso à rede. Todo SysOp (operador do sistema) é responsável pelas mensagens que se originam em seu BBS e pode sofrer as mesmas punições de um usuário, caso seu sistema seja foco sistemático de mensagens de baixo nível.

No Celepar BBS são encontradas áreas locais onde o enfoque é de disseminar realizações do Serviço Público Estadual, bem como áreas de mensagens entre usuários, para a Central de Atendimento ao Cliente, e mesmo para o operador.

Duas Redes estão disponíveis no BBS:

RBT (Rede Brasileira de Teleinformática) que se caracteriza por ser uma organização genuinamente nacional e estar presente em todos os Estados Brasileiros congregando usuários de cerca de 200 BBS. Nesta rede temos a possibilidade de participar de conferências de áreas de temas diversos, tais como:

AntiVírus

Assunto: Esta área é especializada em vírus eletrônicos. Nela você poderá se informar sobre as últimas versões dos mais famosos antivírus disponíveis, os mais novos e perigosos vírus, etc.

Restrição: Não é permitida a troca de mensagens com informações técnicas que auxiliem na criação de novos vírus.

Mensagens tipo: públicas

Idioma: português

Apelidos: não

Classificados

Assunto: Esta área é destinada a vendas, compras, trocas, anúncios, etc. Quando colocar um produto nesta área, forneça todos os dados do produto que estiver vendendo de forma completa, preço e forma de envio.

Comportamento

Assunto: Nesta área são discutidos temas de comportamento da sociedade moderna, como: influência da TV, prostituição, nudismo, etc.

Unix

Assunto: Esta área é dedicada a troca de mensagens entre usuários Unix (Unix, Xenix, Edix, etc) sobre temas técnicos deste sistema operacional bastante promissor.

Algumas outras áreas de interesse que estão presentes na RBT:

- BBS.InterNet
- Assunto Geral Nacional
- Ciência
- Tudo sobre C/C++
- Tudo sobre Pascal
- Cultura & Cia
- Economia
- Eletrônica & Cia
- Esportes & Cia
- IBM Hardware
- IBM Software
- Jornalismo & Notícias
- Multimídia & Cia
- OS/2
- Windows
- Tudo sobre Turismo, e outras...

PascalNet - Rede americana onde são tratados assuntos específicos sobre a linguagem Pascal, o que a caracteriza como essencialmente voltada para programadores e entusiastas da famosa linguagem. Suas conferências são as seguintes:

- New programming software
- Assembler questions
- Beginners questions
- Borland International
- Communication programs
- Graphic's programming
- Object Windows Library
- Software discussions
- Sound Cards programming
- TP/BP 7.0 discussion
- Windows programming, e outras...

Mensagens podem ser lidas e respondidas on-line, isto é, no momento em que o usuário está em conexão telefônica com o BBS. Este procedimento, apesar de não ser proibido, não é recomendado, pois além de se estar bloqueando o acesso a outro usuário que fica ouvindo o constante som de ocupado, aumenta os custos da ligação, seja em impulsos ou por tarifação DDD, o que é extremamente prejudicial ao bolso do usuário.

Para resolver esse problema a maioria dos BBS colocam à disposição de seus usuários um programa (Mail Door) em que o usuário configura que conferências de mensagens deseja participar, que protocolo (xmodem, ymodem, zmodem) deverá utilizar e que compactador (ARJ, PKZIP, LHA) fará a compactação do seu pacote. A cada acesso ao programa, automaticamente é verificado qual a última mensagem lida em cada conferência, e é montado um pacote compactado com as novas mensagens encontradas. Este pacote é enviado ao usuário num processo chamado "download". Findo o processo, o usuário pode continuar seu passeio pelas opções disponíveis no BBS ou mesmo desligar a conexão para a leitura do pacote recebido.

Para que essa leitura possa ser realizada é necessário que o usuário tenha em seu microcomputador o leitor específico que é "casado'' com o programa (Mail) do BBS.

No caso da Celepar é disponibilizado o BlueWave Mail Off-line Reader, um excelente editor de mensagens off-fine que está à disposição dos usuários no arquivo BWAVE212.ARJ. Explicar seu funcionamento aqui deixaria este artigo por demais extenso, sendo melhor que os que tiverem dúvidas maiores, que a documentação do programa não resolva, me procurem para esclarecimentos.

Mensagens em BBS e na InterNet têm características bastante semelhantes, pois em ambos existem mensagens pessoais e conferências públicas. As diferenças começam a ser sentidas quando se diz que um BBS somente repassa suas mensagens para fora, geralmente outro BBS início de um "route" programado ate seu destino final, tipo um ônibus "pingapinga". Este processo é conhecido como eventos, que são programados para serem executados automaticamente durante a madrugada, quando as tarifas de interurbano são mais baixas. Já a InterNet, que é rede que opera constante on-line, uma mensagem é imediatamente enviada, através de roteamentos, até o seu destino. Outra diferença é a possibilidade de se "baixar" um programa de servidores de arquivos que se encontram em bases distantes, muitas vezes em outros países, o que em BBS só se consegue com uma ligação discada e, se for longe, com os custos desse acesso telefônico.

Uma Mensagem em um BBS tem o seguinte formato:
(RBT) Antivirus & Cia
Data: 12-05-95 16:24
De: Fabiano Pereira Silva                                                                                        1
Para: Denis Silveira
Rel.: Memmaker
- =>Denis Silveira falava com All sobre Memmaker <= -                                   2
DS>
DS>Hei, gAllera!                                                                                                         3
DS> Fiquei sabendo que existe um vírus de boot no MS-DOS 6.22, no
DS> programa Memmaker. Estão sabendo???

Cara, não estou sabendo de nada! Manda mais informações, valeu ?
Obrigado.
Fabiano Pereira Silva                                                                                                4
- - - RA202/Pro(250)+FD220mL+FEV140+
* Origin:InfoServ,Fort-CE,085-261-7858,
900-1001,8lin,14k4(12:2850/4)                                                                               5

Onde,
1 - O cabeçalho com a área, data, de, para e assunto da mensagem.
2 - O "quote" em urna mensagem. No caso uma em que Denis Silveira mandou para All (todos) sobre o memrnaker.
3 - No texto as linhas do Denis são indicadas pelas iniciais DS> de sua mensagem original.
4 - O Fabiano responde ao Denis solicitando maiores detalhes.
5 - A linha chamada de "Origin Line" é a que permite a identificação do BBS em que a mensagem se originou. Neste caso o InfoServ de Fortaleza, Ceará, fone 085-261-7858, operando a 14400 bps, tendo como endereço RBT o 12:2850/4.

Pois é pessoal, é chegada a hora de encerrar este artigo, pois apesar de ser possível estender o assunto por muitas e muitas folhas, creio que ficaria muito maçante a sua leitura. Recomendo a todos que desejarem se aprofundar no conhecimento que acessem o Celepar BBS, fone: 252-8044, e comecem a utilizar seus recursos e, se dúvidas surgirem, que deixem mensagens para o operador sobre o que tenha ficado sem entendimento.