Bibliografia sobre qualidade

1. AGUIAR, Teresa Cristina; ROCHA, Ana Regina Cavalcanti da. Linguagens gráficas para especificação de sistemas: avaliação da qualidade. CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 18, 1985, São Paulo. Anais... São Paulo : SUCESU, 1985. p. 768-685

2. ALBRECHT, Karl. Revolução nos serviços : como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar os seus clientes. São Paulo : Pioneira, 1992, 254 p.

3. ALBRECHT, Karl. Serviços com qualidade: a vantagem competitiva. São Paulo : McGraw-Hill, 1992, 216 p.

4. ALBUQUERQUE, Paulo Eugênio Cavalcanti de. Garantia de qualidade no desenvolvimento de sistemas. In: CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 18, 1995, São Paulo. Anais... São Paulo : SUCESU, 1985. p. 623-630

5. ALVES, Murilo Maia. Uma metodologia para unir qualidade e produtividade. DataNews, Rio de Janeiro, v. 13, n. 447, p. 27-28, mar. 1989.

6. ALVES, Murilo Maia. Informação e RH : aí está o futuro das empresas. DataNews, Rio de Janeiro, v. 15, n. 576, p. 8, dez. 1991.

7. AQUINO, Miriam de. Controle absoluto, para evitar sustos. Dados e Idéias, São Paulo, v. 13, n. 188, p. 42, mar. 1988.

8. AQUINO, Miriam de. Em busca da excelência. Dados e Idéias, São Paulo, v. 13, n. 188, p. 43, mar. 1988.

9. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NB 9000 : Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade - diretrizes para seleção e uso. Rio de Janeiro, 1990. 6 p.

10. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NB 9001 : Sistemas da qualidade, modelo para garantia da qualidade em projetos de desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica. Rio de Janeiro, 1990. 8 p.

11. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NB 9002 : Sistemas da qualidade, modelo para garantia da qualidade em produção e instalação. Rio de Janeiro, 1990. 7 p.

12. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NB 9003 : Sistemas da qualidade, modelo para garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais. Rio de Janeiro, 1990. 3 p.

13. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NB 9004 : Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade - diretrizes. Rio de Janeiro, 1990. 18 p.

14. BARGUT, Maurício Fernandes et al. Qualidade de software para microcomputadores. In: CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 19, 1986, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro : SUCESU, 1986. p. 45-49

15. BARROS, João Carlos Cabral de. Medidas de qualidade de software - proposição e aplicação de um modelo. In: CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 15, 1982, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro : SUCESU, 1982. p. 851-856

16. BAY, Guiomar et al. Treinamento de estagiários em círculo de controle de qualidade em processamento de dados. In: CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 17, 1984, Rio de Janeiro : SUCESU, 1984. p. 8.13

17. BEAUFOND, Clifton Eduardo Clunie; ROCHA, Ana Regina Cavalcanti da. Manual para controle da qualidade de especificações. Rio de Janeiro : UFRJ, 1986. 86 p.

18. BRASIL. Secretaria Especial de Informática. Relatório do 1. Seminário de qualidade em informática. Brasília, 1988. 80 p.

19. BUZIN, Paulo F. W. Keglevich. Um sistema inteligente para a especificação e execução de testes de qualidade em equipamentos eletrônicos. In : CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 20, 1987, São Paulo. Anais... São Paulo : SUCESU, 1987, p. 1249-1255

20. CARD, David N.; GLASS Robert L. Measuring software design quality. Englewood Cliffs : Prentice-Hall, 1990. 129 p.

21. CARR, David K.; LITTMAN, Ian D. Excelência nos serviços públicos : gerência da qualidade total na década de 90. Rio de Janeiro : Qualitymark, 1992. 332 p.

22. CARUSO, Carlos A. A. Melhorando o nível da qualidade de sistemas. DataNews, Rio de Janeiro, v. 14, n. 516, p. 31-32, ago. 1990.

23. CARVALHO, Carlos Alberto Picanço de; SUGA, Nelson. Consultoria para ganho de produtividade e qualidade. In : CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 24, 1991, São Paulo. Anais... São Paulo : SUCESU, 1991. p. 53-56.

24. CONNEL, John; BRICE, Linda. Practical quality assurance. Datamation, New York, v. 31, n. 5, p. 106-114, mar. 1985.

25. CROSBY, Philip. B. Qualidade é investimento. Rio de Janeiro : J. Olympio, 1988. 327 p.

26. DANTAS, Luiz O. Controle e qualidade de software. In : CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 14, 1981, São Paulo. Anais... São Paulo : SUCESU, 1981. p. 482-285.

27. DEMING, W. Edwards. Qualidade : a revolução da administração. Rio de Janeiro : Saraiva, 1990. 367 p.

28. DENTON, Keith D. Qualidade em serviços. São Paulo : McGraw-Hill, 1990. 222 p.

29. DEVELOPING high quality systems faster. EDP Analyzer, Vista, v. 24, n. 6, p. 1-16, jun. 1986.

30. DUCLOS, Luiz Carlos. Controle de qualidade do software. Curitiba : NTS/s.d./ /n.p./

31. DUNCAN, Mark. But what about quality. Datamation, New York, v. 32, n.6, p. 135-139, mar. 1986.

32. ELIAS, Márcio Edgard Paoliello. Controle de qualidade por amostragem aplicado às centrais telefônicas. In : CONGRESSO NACIONAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS, 6, 1973, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro : SUCESU, 1973 p. 236-255.

33. FALKNER, Raymond. Quality-driven software. Computerworld : In Depth, Framingham, v. 25, n. 17, p. 93-96, abr. 1991.

34. FERREIRA, Wanise. Controle de qualidade, um toque de classe. DataNews, Rio de Janeiro, v. 11, n. 366 .p. 8-9, jun. 1987.

35. FERREIRA, Rogério Luiz; Rocha, Ana Regina Cavalcanti da. A influência da natureza da aplicação na qualidade do software. In : CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 20, 1987, São Paulo. Anais... São Paulo, 1987. p. 1003-1009.

36. FLYNN, Kevin B. What you don´t know about T1 jitter can give you the jitters. Data Communications, New York, v. 16, n. 5, p. 151-165, maio 1987.

37. FONSECA, Mário. Qualidade da teoria à prática. Dados e Idéias, São Paulo, v. 13, n. 124, p. 51, set. 1988.

38. FONTES, Joaquim Rubens. Manual de auditoria de sistemas. Rio de Janeiro : Ciência Moderna, 1991. 351 p.

39. FRANCIS, Bob. A new vision of quality control. Datamation, Washington, v. 36, n. 7, p. 70-72, abr. 1990.

40. FREITAS. Afonso Celso C. T. de et al. Características de qualidade de programas. Rio de Janeiro : UFRJ, 1993. /n.p./

41. FROES, Carlos Affonso de Souza; MESQUITA, Maria da Piedade Ponciano G. A cultura de excelência aplicada desde a comunidade. In : CONGRESSO NACIONAL DE ORGANIZAÇÃO E MÉTIDOS, 3, Belo Horizonte, 1990. Anais... Belo Horizonte: GEPOM-MG. 1990. p. 51-57.

42. FUJII, Eduardo Fernando M. Controle de qualidade de software. Boletim Scopus, São Paulo, v. 8, n. 86, p. 1-8, ago. 1985.

43. GARANTA a qualidade durante o projeto. Datanews, Rio de Janeiro, v. 13, n. 448, p. 16-18, mar. 1989.

44. GOLDSMITH, Robin F. Quality time. Computerworld : In Depth, Framingham, v. 25, n. 42, p. 119-121, out. 1991.

45. GOLDSTEIN, Sami. Círculos de qualidade : um ativo importante que deve ser bem protegido. Dados e Idéias, São Paulo, v. 11, n. 94, p. 57-58, mar. 1986.

46. GUIMARÃES, Francisco de Paula. Plano de garantia de qualidade da Cia. Sid. Belgo Mineira. In : CONGRESSO NACIONAL DE ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS, 3, Belo Horizonte, 1990. Anais... Belo Horizonte : GEPOM-MG, 1990. p. 111-118.

47. IKEDA, Célio Y. Qualidade em equipamentos de processamento de dados. Boletim Scopus, São Paulo, v. 2, n. 16, p. 3-4, out. 1979.

48. INSTITUTO BRASILEIRO DA QUALIDADE NUCLEAR. Projeto de especialização em gestão da qualidade : fase I - diagnóstico - documento de delineamento estratégico Celepar. Curitiba, 1992. 19 p.

49. INSTITUTO BRASILEIRO DA QUALIDADE NUCLEAR. Projeto de especialização em gestão da qualidade : relatório de levantamento de dados - Celepar. Curitiba, 1992. 2 p.

50. JACOBSEN, Paulo. Otimização de custos e produtividade. São Paulo : COP /s.d./ 166p.

51. JONES, Capers. How not to measure programming produtivity. Computerworld : In Depth, Framingham, v. 20, n. 2, p. 65-75, jan. 1986.

52. JONES, Capers. How not to measure programming quality. Computerworld : In Depth, Framingham, v. 20, n. 3, p. 73-82, jan. 1986.

53. JONES, J. C. Medidas de qualidade e produtividade da programação. Armonk : IBM, 1978. 45 p.

54. JURAN, J. M. Juran na liderança pela qualidade. São Paulo : Pioneira, 1990, 386 p.

55. KAN, S. H. Modeling and software development quality, IBM Syst. J., New York, v. 30, n. 3, p. 351-362, 1991.

56. LEMOS, Salette. CCQ, sabedoria oriental a serviço da qualidade. DataNews, Rio de Janeiro, v. 11, n. 358, p. 26, abr. 1987.

57. LEMOS, Salette. Qualidade em informática : que falta ela está fazendo. DataNews, Rio de Janeiro, v. 11, n. 390, p. 8-9, nov. 1987.

58. LOBOS, Júlio. Qualidade através das pessoas. São Paulo. J. Lobos, 1991, 184 p.

59. LOURENÇO, Hermínio Manaia F. Análise estruturada, maior produtividade com qualidade. DataNews, Rio de Janeiro, v. 11, n. 391, p. 31-32, nov. 1987.

60. LOURENÇO FILHO, Ruy de C. B. Controle estatístico de qualidade. Rio de Janeiro : LTC, 1976. 223 p.

61. LUCIC, José. Qualidade em serviçosd e sistemas de informação. In: CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 19, 1986, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro : SUCESU, 1996. p. 15-20.

62. MACEDO, Lucas Tofolo de. Gerência de CPD : produtividade e qualidade do desenvolvimento, desempenho do equipamento e satisfação do usuário. In: CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 14, 1981, São Paulo. Anais ... São Paulo : SUCESU, 1981. p. 84-91.

63. MANAGEMENT iniciatives for continuous quality improvement programs. I/S Analyzer, Bethesda, v. 29, n. 2, p. 1-18, fev. 1991.

64. MARTINEZ, Álvaro M. um olho na autonomia, o outro no avanço técnico. Dados e Idéias. Rio de Janeiro, v. 4, n.4, p. 10-13, fev. 1979.

65. MENDES, Luis. Controle de qualidade do projeto ao mercado. PC Mundo, Rio de Janeiro, v. 4, n.37, p. 58-59, ago. 1988.

66. MOREIRA, Maria Edicy. Os difíceis caminhos do controle de qualidade. PC Mundo, Rio de Janeiro, v. 4, n.35, p. 32-33, jun. 1988.

67. MORYA, Jorge Hideo. Informática na engenharia de qualidade. In : CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 18, 1985, São Paulo. Anais ... São Paulo : SUCESU, 1985. p. 514-525.

68. OLIVEIRA, Joel Augusto C. de. Como melhorar seu sistema. Info, Rio de Janeiro, v. 6, n. 68, p. 24-25, set. 1988.

69. OLIVEIRA, Marco Antonio; KASSOY, Gisela. Círculos de qualidade. São Paulo : Nobel, 1989. 46 p.

70. PAULA, Jana de. Em busca da perfeição. Info, Rio de Janeiro, v. 4, n. 39, p. 24-27, abri. 1986.

71. PEREIRA, Wilson de Souza. Integração de aplicações : aumento de produtividade e qualidade através de interfaces. In : CONGRESSO LATINO AMERICANO GUIDE, 5, 1987, São Paulo. Palestras... São Paulo : GUIDE, 1987. p. 46-49.

72. PINTON, Duílio Humberto. Como atingir a excelência utilizando a engenharia de valores. In : Congresso Nacional de Organização e Métodos, 3, Belo Horizonte, 1990. Anais ... Belo Horizonte : GEPOM-MG, 1990. p. 129-134.

73. PODOLSKY, Joseph L. The quest for quality. Datamation, New York, v. 31, n. 5, p. 119-126, mar. 1985.

74. QUALIDADE no setor de informática. Séries Estatísticas DEPIN, Brasília, v. 1, n. 1, p. 40-47, set. 1991.

75. QUANDO o computador pára. Exame Informática. São Paulo, n. 21, p. 10-11, dez. 1987.

76. REGRAS básicas para sua empresa fazer software de qualidade. DataNews. Rio de Janeiro, v. 15, n. 579, p. 10-11, jan. 1992.

77. ROCHA, Ana Regina Cavalcanti da. Controle de qualidade de software : uma necessidade atual. In: CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 18, 1985, São Paulo. Anais ... São Paulo : SUCESU, 1985, p. 639-644.

78. ROCHA, Ana Regina Cavalcanti da. Controle de qualidade de software durante o desenvolvimento. DataNews ... Rio de Janeiro, v. 10, n. 310, p. 23-25, mar. 1986.

79. ROCHA, Ana Regina Cavalcanti da. Manual de controle de qualidade de especificações. In: CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 16, 1983, São Paulo. Anais ... São Paulo : SUCESU, 1984, p. 339-342.

80. ROCHA, Ana Regina Cavalcanti da. Um modelo para avaliação da qualidade de especificações. Rio de Janeiro, PUC-RJ, 1983. 260 p. (tese de doutorado - PUC-RJ)

81. RUIZ, Rubens. Plano para melhoria da qualidade da gerência de projetos. In: CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 14, 1981, São Paulo. Anais ... São Paulo : SUCESU, 1981, p. 493-496.

82. SAAD, Alfredo Carlos Cardoso. Como prolongar a vida útil da uma configuração de PD : reduzindo custos e melhorando a qualidade dos serviços. São Paulo : E. Bucher, 1980. 76 p.

83. SABBAG JÚNIOR, Ary Elias et al. Círculo de controle de qualidade em informática. In: CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 16 ,1983, São Paulo. Anais ... São Paulo : SUCESU, 1983, p. 1290130.

84. SCHOLTES, Peter R. Times de qualidade : como usar equipes para melhorar a qualidade. Rio de Janeiro : Qualitymark, 1992, /p.i./

85. SILVA, Francisco Ignácio N. da; MARAVILHA, Cristina S. L. Produtividade e qualidade em projetos de sistemas : prototipação com Joint Application Design. In : CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 21, 1988, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro : SUCESU, 1988. p. 375-381.

86. SILVA, Paulo Afonso Lopes da. Controle estatístico da qualidade de software. DataNews, Rio de Janeiro, v. 10, n. 308, p. 15-16, mar. 1986.

87. SUGA, Nelson; STEINER NETO, José. Auditoria : uma ferramenta para garantia de qualidade. In: SEMANA SUCESU/PR DE INFORMÁTICA, 2, 1987, Curitiba. Palestras... Curitiba : SUCESU/PR, 1987. p. 50-56.

88. SUGA, Nelson; WELGACZ JÚNIOR, José. Conceitos de círculo de controle de qualidade. DataNews, Rio de Janeiro. vv. 10, n. 319, p. 30-35, maio, 1986.

89. THOMPSON, Carlos. Quanto maior a qualidade, menores são os custos. DataNews, Rio de Janeiro. v. 12, n. 424, p. 4-5, ago. 1988.

90. VASCONCELLOS, Eduardo et al. Gerenciamento da tecnologia : um instrumento para a competividade empresarial. São Paulo : E. Blucher, 1992. 330 p.

91. VON STAA, Arndt. Qualidade de software. In: CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 15, 1982, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro : SUCESU, 1982. p. 857-864.

92. VON STAA, Arndt. Qualidade de software. In: DataNews, Rio de Janeiro, v. 8, n. 191, p. 20-21, jul. 1983.

93. VON STAA, Arndt. Qualidade de software. In: DataNews, Rio de Janeiro, v. 8, n. 192, p. 22-23, ago. 1983.

94. WALTON, Mary. Métodos Deming na prática. Rio de Janeiro : Campus, 1992, 210 p.

95. WELGACZ JUNIOR, José. Círculo de controle de qualidade em informática versus aumento de produtividade. In: CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 17, 1984, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro : SUCESU, 1984. p. 1.17

96. WELGACZ JUNIOR, José. Círculo de controle de qualidade: uma filosofia para umentar a qualidade de seviços em processamento de dados. Curitiba : Arco Íris, 1985. 121 p.

97. WHITELEY, Richard C. A empresa totalmente voltada para o cliente. Rio de Janeiro : Campus, 1992. 263 p.