Bill Gates prevê avanço de 1000 por cento nos pc's

Autor: Extraído do PC Magazine Brasil


Como serão os PCs e os software nos anos noventa? Em entrevista coletiva concedida a editores e analistas, durante o Applicatios Technology Brienfing, promovido pela companhia, o presidente da Microsoft, Bill Gates fez suas previsões:

Daqui a três ou cinco anos, os PCs que usam o microprocessador 80586 da Intel ou o MIPS 4000 compatível com Windows terão dez vezes mais potência do que os sistemas baseados no SX de hoje e custarão o mesmo que estes. O equipamento padrão incluirá disco rígido de 400MB, disco ótico removível e regravável (não um CD-ROM) de mais de 400MB e uma tela colorida de 2.048 por 2.048 pixels.

"O mouse terá um papel secundário, diz Gates. Ele será superado pela entrada de dados à caneta, através de toque na tela (monitores, touch screen) ou pela voz do usuário. Perto do final da década, haverá somente dois tipos de redes: da 10 megabites por segundo sem fio e de 100 megabites por segundo com fibra o ótica. A potência da CPU, dez vezes mais alta, dará aos PCs maior potência para apresentar a imagem total na tela.

Outras telas também poderão alcançar sucesso (todas coloridas), como uma "white-board" (lousa branca) para trabalhos em grupo de 6.144 por 4.096, uma tela para lap-top de 1.280 por 1.024 e uma de bolso de 640 por 480. Com nitidez de caracteres quase igual à da saída da impressora a laser (ou pelo menos é o que parece), a leitura de documentos na tela não será mais lenta do que a leitura que é hoje executada no papel. Hoje, diz Gates, "encara-se como falta de educação enviar uma mensagem eletrônica mais longa do que duas ou três telas.

Ele prevê ainda que os usuários padronizarão muitos software de empresas grandes. "As pequenas software-houses passarão a criar adendos e ferramentas personalizadas para melhorar e diferenciar os programas mais populares'.

O próximo DOS provavelmente terá capacidades de transferência embutidas. As suas versões posteriores ou as do Windows ganharão a real habilidade para redes, correio eletrônico e recurso para ver os conteúdos de um arquivo através de viewers (como o Magellan da Lotus ou o PCTools da Central Point). Particularmente, os correspondentes da Microsoft disseram que embora a mídia esteja falando muito da NT (New Technology) do Windows (com lançamento previsto para final deste ano), ela servirá apenas para uma minoria de usuários porque as aplicações mais comuns ainda rodarão com maior rapidez no Windows 3.0/3.1 e nos seus sucessores.

Extraído do PCMAGAZINE BRASIL - Volume 2 - Número 4 - Pg.9.