Bug do milênio

Autores:
Douglas José Peixoto Azevedo- GPS

Luiz Fernando Bonatto - UNC

Paulo Roberto Batista - UNC
Waldemar Stahlke   

1. INTRODUÇÃO

Nos anos 60 programadores convencionaram uma maneira de marcar o tempo: dois dígitos para o dia, dois dígitos para o mês e dois dígitos para o ano.

Descartar o "19" inicial do ano era conveniente, pois economizava dois bytes a cada registro armazenado e memória principal quando de sua recuperação.

Os desenvolvedores da época sabiam o que aconteceria mas não se preocuparam, pois pensaram que na virada do milênio essas linhas de códigos pertenceriam a um passado remoto. Acontece que o código sobreviveu, proliferou em microchips embutidos e em tudo que incorporou a computação, de videocassetes a usinas nucleares.

Em 1964, a IBM gastou mais de 5 bilhões de dólares para lançar o System/360, a família de computadores de grande porte que se tornou padrão no mercado. Inexplicavelmente, foram mantidos os dois dígitos para representar o ano, mesmo numa época em que já existiam fitas perfuradas em substituição aos antigos cartões perfurados.

O que ninguém esperava é que ainda hoje alguns destes sistemas e seus sucessores estivessem funcionando. Pois então, os erros do passado foram por inércia, sendo transferidos de geração em geração de computadores até o dia de hoje. Para discorrer sobre este assunto, este trabalho está definido da seguintes forma: No tópico 2, serão apresentadas as definições necessárias ao entendimento do assunto. No tópico 3, será apresentado o bug e você.

2. DEFINIÇÕES

Neste tópico estão descritas algumas definições necessárias para melhor entender e acompanhar a lógica do trabalho.

2.1 Bug

Resumidamente é a forma inadequada que os programas de computador tratarão as infor-mações referentes às datas na virada do milênio.

2.2 Significado

Termo em Inglês que significa "inseto". Antigamente, mais ou menos na década de 70, os monstruosos computadores movidos a válvulas, atraíam pequenos insetos, que comprometiam o funcionamento da máquina, daí a associação.

2.3 Conseqüências

Os tipos de problemas que podem ocorrer são: queda completa dos sistemas; queda parcial dos sistemas.

2.3.1 Queda completa dos sistemas

Esta é óbvia pois é fácil identificar uma falha total no sistema. Neste caso, pode ser implantado um plano de conversão e ações imediatas podem ser tomadas. Este tipo de falha é mais fácil de ser resolvido.

2.3.2 Queda parcial dos sistemas

A falha parcial é mais difícil de ser identificada e é de maiores prejuízos que a falha completa, pois pode gerar erros em cálculos que, aparentemente, estão corretos, mas que podem causar grandes problemas nas transações financeiras.

3. BUG E VOCÊ

Os equipamentos que podem ser afetados em sua residência são: microondas; ar condicionado; computadores pessoais; secretárias eletrônicas; centrais de energia elétrica; centrais de abastecimento de água; alarmes; semáforos; aparelhos médicos; elevadores; fax.

Os usuários domésticos de software e hardware dificilmente serão afetados, pois só utilizam versões novas dos programas. Mesmo os que tiverem um uso mais sofisticado.

Os profissionais liberais usuários de software e hardware que adquiriram sistemas mais completos para administrar o consultório, estes devem fazer testes e/ou contatar o fornecedor. Mas, o pequeno comércio ou escritório usuário de software e hardware, talvez tenha algum pro-blema. Vai depender da qualidade e potência de quem vendeu o sistema.

As médias e grandes empresas já devem estar com todos os sistemas adaptados, ou mais de 50%, para que não tenham problemas futuros.

3.1 Mitos e realidade

Apresenta-se a seguir os mitos e realidades do bug do milênio:

  • mito: uma vez que os PCs são freqüentemente atualizados e os vendedores têm sido avisados do problema do ano 2000, todos os PCs deveriam ser compatíveis à medida que o milênio se aproxima.

  • realidade: a maioria dos chips, BIOS, mesmo sendo novos e com garantia deverão dar as datas incorretamente.

  • mito: o bug do ano 2000 é uma série de boatos que os fornecedores aproveitaram para aumentar suas vendas.

  • realidade: se você permanecer nesta postura, há grandes chances de seus negócios serem prejudicados.

3.2 Teste dos PCs

Antes de efetuar o teste com o PC verifique se não há programas que possam vencer a data de validade, pois neste teste você estará alterando a data do sistema operacional.

  • Teste 1: Digite DATE e tecle enter para verificar se a data do sistema operacional está correta (01.01.2000). Digite TIME e tecle enter para verificar se a hora do sistema operacional está correta (12:04a).

  • Teste 2: Verifique se o PC reconhece o ano 2000 como sendo bissexto e se guarda a data após ser desligado e ligado novamente. Altere a data e hora do PC para 02.28.2000 e 11:59p. Desligue o PC e aguarde 5 minutos. Ligue novamente o PC e entre no Prompt do DOS. Verifique se a data passou para 02.29.2000 e hora para 12:04a.

4. CONCLUSÃO

De acordo com a consultoria americana Gartner Group serão gastos cerca de U$ 300 a U$ 600 bilhões em todo o mundo para resolver o problema da conversão de sistemas. Só no Brasil serão gastos cerca de U$ 14 bilhões na conversão.

Então tenha um bom início de milênio com bastante festa, dinheiro, saúde e sem Bug.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. BUG do milênio. Disponível na Internet. www.y2k.com/

2. CONSEQÜÊNCIAS. Disponível na Internet. www.cvm.gov.br/port/a2000/ notas.html

3. CURIOSIDADES do bug. Disponível na Internet. www.bug2mil.com/