CA - Clipper 5.3 Workbench

Autor: Wilson Mauri Bonfim



A Nova Versão do CA - Clipper

O CA-Clipper é uma ferramenta completa para desenvolvimento de aplicações no ambiente DOS que, apesar da explosão do Windows e suas diversas versões, não perdeu o brilho de estrela de primeira grandeza entre os diversos softwares desenvolvidos para ambiente PC.

Com o lançamento da versão 5.3, na Comdex´95, em agosto de 95, agregando diversas melhorias e facilidades, desde o IDE (Integrated Development Environment) até a incorporação de produtos de terceiros, o poder de fogo do produto cresceu violentamente, facilitando, ainda mais, o desenvolvimento rápido de aplicações consistentes e confiáveis, sem a incômoda situação de transformar o desenvolvedor de aplicações em instrutor de Windows, para que só depois o usuário possa desfrutar do aplicativo solicitado.

Nesta nova versão, a Computer Associates apresenta a maior quantidade de melhorias e implementações ao produto desde o lançamento da v. 5.0. , e começa surpreendendo com o IDE permitindo o desenvolvimento de aplicações DOS a partir do Windows, o qual se apresenta como um excelente ambiente de desenvolvimento.

As novidades continuam, e dentre elas destacamos:

* Estrutura de browsers que organiza e gerencia todos os componentes de uma aplicação e suas dependências/ligações.
* Form Editor, que é uma ferramenta visual permitindo a inclusão de Check Boxes, Push Buttons, Single Line Edits, etc. Todo o código necessário para criação da tela é gerado pela ferramenta.
* Menu Editor, permitindo a criação de menus de alta complexidade rapidamente.
* Permite a criação de Server´s, que é uma entidade designada para prover todas as informações pertinentes a DBF´s, e disponibiliza o FieldSpec Editor, ferramenta que mantém a definição de todos os campos existentes em um Server.
* Disponibilização de um Editor de Fontes, que traz como características todos os recursos básicos de um editor, tais como, pesquisa e substituição de textos, botões de Collapse e Expand, além de um sistema de cores, permitindo representar comentários, palavras-chave, literais, blocos de código, etc. com cores diferentes.
* Suporte a Mouse integrado à ferramenta tanto para o desenvolvimento da aplicação, como para a execução do aplicativo.
* Novas classes que se somam às já existentes (TBrowse,TBColumn,Get,Error), provendo de novos recursos para criação de interfaces, compartilhando a tecnologia baseada em objetos. Entre estas novas classes destacamos a PushButton, CheckBox, RadioButton e PopUpMenu, além de muitas novas funções que cobrem ainda mais a necessidade dos desenvolvedores.
* Controle automático de Status de compilação e parâmetros de Compilação/Linkedição (facilidades de Build e Make).
* Incorporação do Exospace permitindo a criação de aplicações em Modo protegido, eliminando a barreira dos 640 Kb imposta pelo DOS. ( Veja artigo EXOSPACE -Fazendo aplicações em Clipper voar alto. BateByte n. 38 - nov/dez/94).
* Light Lib Graphics incorporado, permitindo a criação de aplicações em modo gráfico no DOS.
* Incorporação do Comix RDD e Clipmore, para melhorar o acesso e a performance quando trabalha-se com arquivos CDX.
* Debbuger mais eficiente, tornando o processo de depuração mais simples. O Clipper 5.3., traz importantes evoluções, além de manter a compatibilidade total com as aplicações desenvolvidas nas versões anteriores, levando-nos a repensar esta ânsia desenfreada de migração de aplicativos para o ambiente Windows, os quais, comprovadamente, são mais lentos em tempo de execução que os aplicativos em DOS.

Deixemos bem claro que não sou contra o Windows, muito pelo contrário, quero mais é utilizá-lo para desenvolver aplicações mais sólidas no Clipper, mas, tendo em conta que o meu objetivo é desenvolver aplicações mais sólidas, funcionais, velozes, de fácil manuseio para o usuário, utilizando toda a memória disponível (memória alta), aproveitando todo o conhecimento e domínio da linguagem pelos nossos técnicos, não tenho dúvidas.

Vou utilizar o CA-Clipper 5.3 Workbench.

Para aplicações e usuários que adoram figurinhas, efeitos especiais e outras rendas e babados, não tem problema, as linguagens For Windows estão disponíveis e prontas para serem usadas também.