CELEPAR BBS

Autor:  João Luis Nascimento Palhares - Analista de Informática - GAC

Desde 24 de novembro último está em funcionamento na CELEPAR um novo serviço para atendimento aos funcionários e ao público externo. Trata-se do Celepar BBS, um serviço de informações públicas 24 horas no ar através de uma linha telefônica comum.

Para quem não conhece um BBS (Bulletin Board System, ou Quadro de Avisos por Computador), trata-se de um sistema implementado em um microcomputador conectado a um modem e disponível publicamente via linha telefônica para acesso através de outro computador. Sendo assim, podemos defini-lo como uma ferramenta para troca e disseminação de dados e informações. Um ponto de encontro com outros usuários que também se utilizam de um computador e um modem. Pessoas que não tinham como obter informações genéricas e expor dúvidas ou novos programas, podem sair do isolamento, principalmente, se residem em localidades remotas e possuem uma linha telefônica.

Para troca de mensagens um BBS tende a ser mais eficiente do que o serviço postal oficial, pois sem sair de sua casa o usuário acessa seu BBS preferido e coloca uma mensagem em uma área de interesse. Mais tarde, enquanto ele dorme, sua mensagem está seguindo através de nós de uma rede que se espalha por todos os cantos do planeta. Em pouco tempo recebe sua resposta tendo apenas como custo uma ligação telefônica comum.

Neste mundo do Correio Eletrônico existem Redes Mundiais famosas como a FidoNet e a InterNet. FidoNet tem finalidade amadora e possui cerca de 38 mil BBS's filiados. Uma mensagem postada em suas áreas é enviada para todos os BBS's do Brasil e do mundo. Já a InterNet é rede mundial de correio eletrônico ligada a cerca de 1,5 milhão de entidades e centros de pesquisa no mundo, com transição operada por poderosos computadores link a link e via satélite. A FidoNet possui um gateway com a InterNet o que possibilita uma eficiente troca de mensagens entre usuários dessas redes. O Celepar BBS está filiado à FidoNet com áreas de mensagens de interesse técnico. São áreas sobre Sistemas Operacionais, Modem's, Programação e Linguagem, Multitasking, Multimídia, entre outras. Além, é claro, de áreas locais de Informações Públicas, como turismo paranaense, atividades culturais, serviços públicos (Detran, Sine, IIPR, Educação, etc ... ).

Um pouco de história

Os BBS's surgiram quase que juntamente com os primeiros computadores pessoais. O primeiro de que se tem notícia surgiu na cidade de Chicago criado por Ward Christensen, em 1978, com o nome BBS Chicago. Era uma atividade exercida entre amigos que resolveram tornar seus micros disponíveis entre si, durante o tempo ocioso, através de um modem e um simples programa.

No Brasil as primeiras experiências com modems particulares ocorreram entre 1982 e 1983. Nessa época, começaram a ser feitas as primeiras ligações para BBS's existentes nos EUA, apesar do alto custo das ligações internacionais. Mas, como atividade fixa, o primeiro BBS brasileiro foi criado no Rio de Janeiro por Paulo Sergio Pinto, no dia 29 de abril de 1984. Nascia assim o BBS do Pinto. Naquela época utilizava-se um TRS-80 Modelo I com um modem manual e software desenvolvido pelo próprio Pinto.

Em junho de 1984 surgiu o Forum-80 dirigido por Henrique Pechman e Sylvain Rothstein, funcionando 24 horas por dia com um modem de resposta automática.

Em novembro de 1986 já existiam em São Paulo o Sampa, o Sampinha e em Curitiba o Sampa-Sul operado por Otto Riederer.

E assim foram surgindo vários BBS's em todas as cidades brasileiras operados por entusiastas da informática e da comunicação. As redes de correio eletrônico se expandiram, e os micros evoluíram juntamente com os modems, pois dos primeiros a 300 bps (bytes por segundo) chegamos hoje a ter BBS's operando a 28800 bps com um tráfego de alta velocidade em linhas discadas comuns.

E nessa história entra agora a nossa CELEPAR, inaugurando em 24 de novembro de 1994 o seu próprio BBS: o Celepar BBS, operando 24 horas por dia na velocidade de 14400 bps e atendendo pelo fone 252-8044.