CELEPAR completou 36 anos de fundação

Autor: Eloir José Sbalqueiro - ASCOM


A empresa do governo do Estado prestadora de serviços de informática completou 36 anos de fundação. Para marcar a data a CELEPAR efetuou o lançamento de dois produtos à população. Primeiro, foi implementado o Programa Informática na Comunidade, que já beneficiou mais de 2500 pessoas. O outro projeto apresentado refere-se ao portal CELEPAR que está de cara nova.

Criada em 24 de novembro de 1964, no primeiro governo Ney Braga, com o nome de Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná, a CELEPAR recebeu, em 1975, a denominação de Companhia de Processamento de Dados do Paraná e, quando completou 30 anos, a razão social foi alterada para Companhia de Informática do Paraná. Nestes 36 anos, a sigla original sempre foi mantida.

COMUNIDADE

O Programa Informática na Comunidade, até então de participação exclusiva e voluntária dos funcionários da CELEPAR, vai ganhar um novo incremento com a inserção de representantes da comunidade. Os interessados que forem selecionados, vão receber curso de formação em informática com chancela da CELEPAR, garantindo, inclusive, preparo para o mercado de trabalho.

O treinamento de multiplicadores foi apresentado oficialmente pela diretoria na solenidade realizada na manhã do dia 24, na sede da empresa. No mesmo ato, os voluntários da CELEPAR foram homenageados.

Lançado em outubro de 1999 para comemorar o aniversário de 35 anos, com o nome de CELEPAR na Comunidade, o programa atendeu, durante um mês, mais de 2200 alunos de quatro colégios da rede estadual de ensino, que receberam treinamento básico em informática e Internet.

Reativado em setembro passado dentro de uma abrangência mais ampla, o programa passou a se chamar Informática na Comunidade. A remodelação prevê a adesão de novas parcerias neste trabalho que a CELEPAR desenvolve, de inserção digital da comunidade.

Nestes últimos três meses, 350 pessoas receberam treinamento básico em Internet. Além da inclusão de uma escola municipal e de alunos da rede estadual de ensino, o programa trouxe como grande novidade a participação da comunidade. O treinamento, denominado de "despertar da informática", vem acontecendo nos Faróis do Saber da cidade, uma parceria entre a CELEPAR e o Instituto Curitiba de Informática-ICI.

PORTAL

Outra maneira que a CELEPAR encontrou para marcar o aniversário de 36 anos, foi o lançamento no dia 24 de novembro de um novo portal, cujo objetivo é apoiar os funcionários públicos na busca de soluções de tecnologia de informação ao governo. O endereço é: www.celepar.pr.gov.br.

A CELEPAR é a provedora de Internet para o governo do Estado. Além de uma nova relação de serviços, o portal vai permitir o uso de conferência e o web mail, com o servidor público paranaense podendo acessar sua caixa postal de qualquer lugar do mundo.

TENDÊNCIAS

Ainda dentro da programação dos 36 anos, aconteceu no dia 27 de novembro o V Fórum Discutindo Tendências, que trouxe como tema "Projetando portais no novo governo digital". O fórum apresentou uma visão sobre as inovações na Internet.

Além da participação da CELEPAR que juntamente com a Ouvidoria Geral do Estado discutiu a questão do governo eletrônico no Paraná, o evento contou com as presenças da Microsoft e da Oracle, que apresentaram soluções na área de Internet.


PROGRAMAÇÃO

Dentro da sua programação interna de comemoração dos 36 anos de fundação, a CELEPAR realizou na sexta-feira (24) uma cerimônia ecumênica e homenageou os funcionários que em 2000 completam 10, 15, 20 e 25 anos de casa. A mesma homenagem foi estendida ao grupo que está ativamente envolvido com o Programa Informática na Comunidade. A solenidade foi encerrada com o Coral De Contas apresentando músicas do seu CD Sensibilidade Brasileira, lançado mês passado. O coral é formado por funcionários do Tribunal de Contas do Paraná.

10 anos

15 anos

20 anos

25 anos