CELEPAR e SERPRO desenvolvem campanha pela democratização do acesso à Internet

Autora: Elisangela Ribas Godoy

A Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), duas empresas de informática pública, estão realizando a campanha: "Mexa na Internet do Seu Vizinho".

O objetivo do trabalho é facilitar a consulta à Internet dos moradores e comerciantes do Centro Cívico, que estão próximos às duas empresas.

Durante os primeiros dias da campanha foi feito um mutirão por esta região para divulgar e incentivar o acesso aos serviços do e-Paraná (www.pr.gov.br), portal do Governo do Estado desenvolvido pela CELEPAR, e do Serpro@Cidadão, viabilizado pelo SERPRO.

A idéia foi mostrar que os moradores podem consultar, gratuitamente, os serviços e informações dos governos municipais, estaduais e federal, nos prédios da CELEPAR, na rua Mateus Leme, 1142 e no do SERPRO, rua Carlos Pioli, 133. São mais de 5 mil itens disponíveis pelos dois programas na internet sobre luz, água, telefone, CPF, dados dos DETRANs, licença maternidade, entre outros.

"Nós queremos aproximar o cidadão da administração pública, reduzindo o tempo de deslocamento e agilizando a vida das pessoas, mostrando que elas podem resolver muitos problemas pela Internet", explica a coordenadora do e-Paraná, Maria Alexandra V. C. da Cunha.

A coordenadora da campanha pelo SERPRO Regional Curitiba, Julena Franco, destaca que "a divulgação do espaço Serpro@Cidadão em parceria com a CELEPAR é pioneira no Brasil e servirá como modelo para as demais regionais da empresa".

Para fortalecer o movimento, os empregados de ambas as empresas estão promovendo cursos, gratuitos, de informática básica, semelhantes aos do programa CELEPAR na Comunidade, em novembro.

"O nosso objetivo não é apenas disponibilizar estes dois pontos de acesso, mas também facilitar o contato dos moradores da região com a informática, reduzindo as suas dificuldades ao acessarem os serviços públicos", explica Maria Alexandra V. C. da Cunha.