A CELEPAR presta consultoria ao Porto de Paranaguá

Autor: Armando Rech Filho


Por solicitação pessoal do Senhor Governador ao nosso Diretor Presidente , a Celepar iniciou um processo de consultoria à APPA - Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina visando apoiar aquela organização em seu processo de informatização.

Conforme reunião entre a nossa diretoria e a diretoria e gerências da APPA ocorrida em 27 de abril passado, ficou definido que a Celepar prestará apoio para que a APPA desenvolva as seguintes atividades.

- Revisão, validação e complementação do seu Plano Diretor de Informática elaborado em 1990.

- Elaboração do processo para obtenção da autorização do Conselho de Informática e Governador.

- Elaboração do edital de licitação visando uma solução de informatização para a APPA compreendendo:

* desenvolvimento e implantação de sistemas de informação;
* equipamentos e softwares que comporão o ambiente operacional;
* instalações físicas correspondentes e
* treinamento no uso dos sistemas e equipamentos.

- Avaliação técnica das propostas apresentadas na licitação.

- Acompanhamento junto a APPA na avaliação técnica dos produtos, objeto do contrato a ser firmado com o vencedor da licitação, durantes um período estimado de dois anos.

- Definição e seleção de quadro técnico para o Departamento de Informática da APPA.

Desenvolvimento do trabalho

A gerência responsável pelo atendimento à APPA é a GAT-5 (Elaine). Os trabalhos de consultoria estão sendo coordenados pelo Armando Rech Filho, compondo a equipe de trabalho Odemir Bara, o José Juraci Macedo e o Dante Carlos Antunes.

Para os serviços de revisão, validação e complementação do Plano Diretor de Informática foi utilizada nossa metodologia de trabalho corporativo. A diretoria da APPA designou formalmente um Comitê de Informática para o desenvolvimento dos trabalhos, com pelo menos um representante de cada departamento. Em um trabalho intensivo, incluindo seis reuniões de dia inteiro com o Comitê, elaborou-se o documento básico contendo:

* Análise do contexto
* Objetivos e benefícios esperados
* Plano de sistemas de informação
* Plano de equipamentos
* Plano de recursos humanos
* Investimentos e despesas

Este documentos foi objeto de revisão coma Diretoria da Celepar e Diretoria/Gerência da APPA, o qual uma vez aprovado, teve sua conclusão em 21 de maio passado.

A segunda etapa, compreendendo a elaboração do Edital, está em sua fase final, devendo ser concluída no máximo até o final da primeira quinzena de junho.

Considerações

O trabalho que está sendo realizado é inédito, pois pela primeira vez a Celepar está apoiando um órgão do Estado na busca de uma solução completa de informatização que cobrirá desde o projeto lógico dos sistema até sua implantação total, passando pelo fornecimento de equipamentos, sua instalação física e treinamento de pessoal da APPA, tanto usuários quanto técnicos de informática.

De forma diferente dos processos costumeiros, onde especifica-se os equipamentos e sua configuração, o enfoque passa a ser a definição dos sistema que irão processar, sua forma de operação, modelo de processamento e os requisitos mínimos do ambiente operacional. Com isto pretende-se que os fornecedores presentes no mercado proponham a melhor solução, que será obtida ao composta de técnica e preço na licitação.

O modelo de processamento estabelecido pressupõe um Sistema Central de Processamento, onde residirão as bases de dados de interesse corporativo e Sistemas Locais de Processamento nas unidades usuárias, onde residirão as bases de dados de interesse departamental. Tudo isto integrado, com funções dos sistemas rodando em um outro ambiente, estando prevista ainda a integração do Sistema Central com a Celepar.

Outra inovação reside na participação da Celepar no processo, onde o papel é de Consultoria, criando meios para que a APPA consiga especificar e contratar junto a terceiros a solução que melhor atenda a seus interesses.