CITS se recupera e avança na oferta de tecnologia de ponta

Com atividades voltadas à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento de sistemas de informação e comunicação, o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) vive hoje uma nova realidade. O CITS experimenta uma fase de recuperação de seus ativos e um acelerado processo de desenvolvimento de projetos em favor de seus cooperados e parceiros.

Dentre as atividades desempenhadas pelo CITS, destacam-se os serviços ofertados na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), o desenvolvimento de novas tecnologias ou processos de gestão de projetos, a capacitação de empresas e profissionais e a difusão do conhecimento tecnológico.

Segundo o presidente do CITS, Marcos Mazoni, para retomar o caminho do crescimento foi necessário não só continuar a produzir produtos e serviços com qualidade, mas ampliar a carteira de parceiros do setor de tecnologia da informação, buscando outras entidades e empresas que não se beneficiam de incentivos fiscais através da Lei de Informática, mecanismo de incentivo fiscal que prevê redução de até 100% do IPI para bens produzidos e desenvolvidos no país.

Atualmente, o Centro é integrado por 35 entidades, entre elas a Copel, Celepar, a Fiep, Itaipu Binacional, Faculdade Evangélica, Universidade Federal do Paraná, Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, Centro de Integração Tecnológica do Paraná, OPET, Universidade Estadual de Londrina e organizações privadas.

PROJETOS - Entre os projetos desenvolvido pelo CITS, destacam-se sistemas e soluções nas áreas de energia, gestão hospitalar, estudo, adaptação, aplicação, implementação e difusão dos conhecimentos relacionados às técnicas de automatização de testes on-line de comutação para a telefonia pública, gestão de Fundo Previdenciário (GPREV), gestão de contratos, coleta de informações de transações geradas em todos os canais de instituições financeiras, entre outros.

Entre os parceiros do CITS que se beneficiam dos incentivos da Lei de Informática, estão entidades e empresas como a Bematech-Tecnologia em Automação, Furukawa, HP-Hewlett Packard, Positivo Informática, Siemens, Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Mato Grosso (Fiplan), cujos projetos garantem alto valor de agregação de tecnologia nos projetos de desenvolvimento de softwares, redes e telecomunicações. Esses projetos representaram a maior fonte de receitas do CITS no primeiro semestre de 2005, totalizando R$ 8,9 milhões.

Com a expansão de suas atividades nos segmentos do mercado onde a tecnologia de software exerce um papel fundamental no domínio e integração das tecnologias aplicáveis, o CITS está modernizando seus laboratórios de desenvolvimento e elaborando novos formatos e modalidades de cooperação de acordo com a capacidade, as necessidades e potencialidades de seus parceiros e clientes.