CLBC

Autor: Alberto Pucci Junior


A CLBC é uma biblioteca de funções compugráficas para utilização com o compilador CLIPPER, originada a partir do sistema BC (biblioteca compugráfica) destinada ao desenvolvimento, via linguagem C, de aplicativos de computação gráfica e CAD/CAM.

As funções gráficas permitem aos programadores CLIPPER desfrutarem de toda a potencialidades desta tecnologia na criação de programas com visual sofisticado e interação amigável.

A CLBC oferece os seguintes recursos:

- Manipulação de janelas gráficas.
- Criação de gráficos comerciais.
(Barra, Pizza, Cronograma, Linha, Marca).
- Geração de desenhos a partir de primitivos geométricos.
- Efeito de aproximação e afastamento de imagens (ZOOM).
- Módulos para captura e recorte de telas gráficas e/ou imagens obtidas através de “scanner”.
- Adaptação a qualquer dispositivo gráfico do mercado nacional
(placas gráficas CGA, HÉRCULES ou EGA, plotter, impressoras, mesa digitalizadora e Mouse).

O CLIPPER trabalha no modo texto, enquanto que as funções da CLBC operam no gráfico. No contexto CLIPPER pode se adicionar normalmente qualquer comando CLIPPER e trabalha-se como se não existissem telas gráficas nem funções da CLBC. No contexto CLBC além de todas as funções da CLBC. No contexto CLBC além de todas as funções gráficas também ser acionados comandos de CLIPPER, com exceção daqueles que geram saída em tela.

Para mudanças de contexto são utilizadas as funções BC-INIC e BC-FIM DA CLBC. A primeira salva a tela alfanumérica e apresenta a tela gráfica, colocando o sistema no contexto CLBC. A segunda salva a tela gráfica e retorna ao contexto CLIPPER.

A CLBC trabalha com três sistemas de coordenadas: GLOBAL, NORMALIZADO e de DISPOSITIVO. Existem funções que manipulam coordenadas em cada um destes sistemas e outras que mapeiam automaticamente os dados entre os sistemas.

O sistema de coordenadas GLOBAL é independente do dispositivo de saída utilizado. Neste sistema as coordenadas são definidas em números reais podendo o programador descrevê-las na unidade de sua preferência (ex.:metro, kilômetro, mês, segundos etc.).

O sistema coordenadas NORMALIZADAS é associado á superfície de exibição do dispositivo gráfico (tela do vídeo, papel do traçador gráfico etc) mas de forma independente do equipamento ou resolução. Neste sistema o dispositivo é modelado como sendo uma área retangular que varia de (0.0; 0.0) - associado ao canto inferior esquerdo da área útil a (1.0; 1.0) – associado ao canto superior direito da área útil. Assim, em qualquer que seja o dispositivo, o ponto (0.5; 0.5) corresponde ao centro da área útil.

As funções da CLBC efetuam um mapeamento automático entre as coordenadas do espaço de dados do usuário (sistema global) e o espaço dependente do dispositivo (sistema de coordenadas do dispositivo). O relacionamento entre estes dois sistemas passa pelo sistema intermediário de coordenadas normalizadas. Para isso o usuário define a relação entre o dispositivo e espaço global através de janelas de visualização e viuportes.

A JANELA DE VISUALIZAÇÃO define o que será mostrado, todo o desenho (ou parte do desenho) que estiver contido nesta região retangular. A VIUPORTE define a porção da área útil do dispositivo onde será apresentado o desenho (ou porção do desenho) contido na janela de visualização.

É importante notar que se o retângulo da janela não for proporcional ao da viuporte a imagem apresentada é deformada.

Com uso da CLBC os sistemas poderão oferecer uma interface mais amigável, principalmente através do uso do “MOUSE” e de ícones (apresentação gráfica dos dados ao invés de apenas números e letras) tornando-os mais agradável e fáceis de serem utilizados pelo usuário final.

Esta vantagem não é apenas dos sistemas em micro , pois com o PROCESSAMENTO COOPERATIVO os sistemas no “mainframe” podem agora utilizar os recursos gráficos dos microcomputadores reduzindo os seus custos e tornando-se ferramentas muito mais poderosas de análise e utilização da INFORMAÇÃO.