COLUNA DO ESTAGIÁRIO CELEPARIANO

Autores: Wilson Mauri de Bonfim, Claudio Sawatzky

Neste mês estivemos fazendo uma nova seleção de estagiários, e os aprovados na primeira etapa são chamados para uma entrevista, onde procuramos conhecer melhor nossos futuros estagiários.

Isto lembrou-me um caso acontecido em uma das muitas entrevistas que já realizamos, o qual passo a contar para vocês, procurando mostrar o espirito dos nossos universitários, dando nomes fictícios aos personagens, procurando salvaguardar suas identidades.

Durante a entrevista, alguns se mostram tímidos enquanto outros são extremamente extrovertidos.

Mas em todo este tempo, ninguém mostrou-se tão descontraído, relaxado e com uma verve humorística de fazer inveja aos Chico Anisios da vida, como o Robério.

Uma das perguntas que costumamos fazer aos candidatos, é sobre o seu modo de ser, características, qualidades e defeitos. É sempre uma pergunta difícil a ser respondida, pois afinal o candidato deve falar de si próprio.

O Alfredo, colega de faculdade do Robério, quando perguntado, falou sobre suas qualidades e começou a desfiar uma série de características que considerava como defeitos, tais como : Sou extremamente pontual e exigente, chegando a ser "chato"; Sou perfeccionista, e isto é prejudicial; Sou do tipo líder, puxando toda a responsabilidade, e acabo sendo prejudicado... etc. etc.

Chegou a vez do Robério, e este sem pestanejar falou das suas inúmeras qualidades e que seu maior defeito era ter a mesma característica do Alfredo.

Ainda perguntei : Qual delas ?

Ele respirou fundo, deu um sorriso maroto e respondeu : Eu, tal como ele, também sou um pouquinho mentiroso !!!

A turma toda caiu na gargalhada, e o tom de seriedade da entrevista foi para o espaço.

É claro que o Robério foi selecionado, mas para felicidade das suas futuras vítimas ele tinha conseguido um outro lugar para trabalhar, e não veio fazer estágio conosco, mas no seu pequeno contato... que marcou...marcou.

Foi numa destas entrevistas, também, que o Cláudio, nosso estagiário na Casa Civil, foi selecionado, e hoje ele brinda os nossos leitores com alguns "biscoitinhos". Então aproveitem.

Algumas vezes, quando estamos explorando a Web, aparece uma mensagem na tela nos perguntando algo sobre um tal cookie. Longe de poder saborear um tradicional biscoitinho americano, o internauta desatento clica no botão de OK e continua seu passeio. Muitas vezes nem nos damos conta de que muitos dos sites que visitamos regularmente estão escrevendo e lendo informações em nosso computador, mas talvez você se lembre que já andou preenchendo alguns formulários eletrônicos por aí, fornecendo dados pessoais, como nome, endereço, e-mail etc. Se este é realmente o seu caso, não se preocupe. Da próxima vez que consultar o site não precisará redigitar tudo. Ao contrário, poderá ter a grata surpresa de ver seu browser chamando-o pelo nome, talvez até acompanhado de alguma calorosa saudação ou informação sobre sua última visita. Como isso é possível? Bem isso é um caso típico de uma aplicação de cookies para personalização de sites, que vem se tornando bastante popular, principalmente com o aumento do número de serviços de informação via internet. Diversos Web sites saberão por onde você já passou, quantas vezes visitou determinado site, suas últimas transações eletrônicas, os grupos de discussão que freqüenta, entre outras coisas, e por isso poderão construir uma espécie de perfil. Lembra aquele famoso jargão popular: Diga-me com quem andas e eu te direi quem és? Então, diga-me quais sites exploras e eu te direi quem és... Os anunciantes, principalmente, adoram essa idéia.

Segurança

No Netscape Navigator (versão 3.0):

• Vá em Options e selecione "Network Preferences"

No Internet Explorer:

• Vá em View e selecione Options
  • Vá para a pasta "Advanced";

Desse modo, você terá controle total sobre as informações que estão sendo escritas em seu computador.