COLUNA DO ESTAGIÁRIO CELEPARIANO

Autor: Wilson Mauri de Bonfim, Garten Nack e Joel Ritter Ferreira

Os meses de outubro e novembro foram destes períodos nos quais o trabalho com estagiários fica muito marcado por sentimentos de tristeza e alegria.

Explico. Final de ano e muitos estão encerrando o estágio e nos deixando para assumir outros estágios ou, e esta é a parte que nos deixa muito felizes, iniciando a carreira profissional, assumindo o seu primeiro emprego na área de informática.

Entre lágrimas e sorrisos, lá se foram o Michael, Zelone, Cleber, Marquetti, Luciana Bender, André Biscaia, Claudio Sawatzky, Marcinha, Busini, Alessandro Andrey, Amaury, Bini e Patrícia Pires, e, nos próximos dias, estaremos nos despedindo do Roney, Simone, Albini e outros.

A todos vocês, nós da Celepar desejamos os melhores votos de felicidades nesta nova empreitada que iniciam, tendo a certeza de que vencerão, porque as pegadas que vocês deixaram aqui servem de exemplo para os novos estagiários que iniciam, pois foram realmente pegadas de QUALIDADE.

Hoje, o estagiário Garten nos conta um pouco das atividades desenvolvidas no Núcleo de Informática da SERT.

ESTAGIÁRIOS NOS NÚCLEOS (II)

A SERT - Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, é uma das secretarias que atua

diretamente junto à comunidade, exercendo uma nobre função, entre muitas, que é proporcionar ao cidadão uma ocupação, seja ela como empregado, empregador ou profissional autônomo. Atualmente, a SERT disponibiliza os seguintes serviços: Intermediação de Mão-de-Obra, Formação Profissional, Seguro Desemprego e Proger.

Para que possa administrar as informações geradas por todos estes serviços, a SERT conta com o seu Núcleo de Informática e Informações, que atua no gerenciamento e desenvolvimento de sistemas informatizados; definição, acompanhamento e execução das metas de informática e no controle do parque de hardware instalado, atualmente distribuído em mais de 100 locais distintos, com algum tipo de conexão remota com a SERT.

A SERT, atualmente, conta com uma multiplicidade de sistemas operacionais e aplicativos, tais como: SCO-Unix, SCO-Xenix, Novel Netware, MS-Windows NT e os tradicionais MS-DOS e MS-Windows 95. Existem aplicativos específicos para a área administrativa da SERT: Formação Profissional, Proger, Seguro Desemprego, Intermediação de Mão-de-Obra, alguns em versões para mais de um sistema operacional. A SERT também conta com uma Home-Page (http://www.pr.gov.br/sert), de desenvol-vimento e manutenção pelo NI/SERT, cabendo aqui destacar que foi uma das primeiras Home-Pages do Estado com manutenção própria.

Com tanta coisa para falar, podemos citar, como um pequeno exemplo, um módulo do Sistema de Coordenadoria de Formação Profissional - CFP e o que o seu desenvolvimento acrescentou ao nosso dia-a-dia.

O sistema da CFP tem por objetivo controlar os cursos oferecidos aos trabalhadores. Estes cursos não têm nenhum custo para os mesmos e são ministrados por empresas especializadas contratadas pelo Estado através de licitação. Os cursos vão desde corte-e-costura até treinamento para gerentes e administradores. Existem cursos para quase tudo o que se imagina: Motorista para Cargas e Operações Perigosas, Afiador de Ferramentas e Serras, Curso para Modelo Masculino e Feminino. Enfim, qualquer curso que profissionalize o cida-dão e lhe dê condições de obter uma ocupação. No ano passado foram treinados cerca de cem mil trabalhadores e a previsão para este ano é de cento e cinqüenta mil.

Como o foco deste sistema está centrado em todo o Estado do Paraná, e como o volume de dados é grande – e, conseqüentemente, os recursos financeiros envolvidos - a criação de mecanismos de controle e consistência é quase uma obsessão. Explico: Todas as empresas vencedoras ao longo do Estado (que são chamados de credores) recebem um disquete contendo o programa da CFP e os dados sobre os cursos que vão ministrar. Cada empresa deve, então, dar os cursos dentro de um determinado prazo, preencher corretamente os dados destes cursos e enviá-los em um disquete de volta à SERT, para averiguação e efetivação do pagamento.

Infelizmente, existem algumas empresas que não agem corretamente. Tentam alterar as informações dos disquetes para obter algum tipo de vantagem ilícita, como cobrar um curso que não foi ministrado.

A primeira versão deste sistema estava em Clipper 5.3. O motivo pelo qual escolhemos esta linguagem é que os credores nem sempre têm condições para receber programas escritos para uma plataforma de maior porte, como um banco de dados relacional. E, geralmente, não têm pessoal treinado para operar tais sistemas, ainda mais se o credor está em uma região longínqua do interior. Conclusão: Houve casos em que até a estrutura dos arquivos .DBF foi alterada. É incrível o que os usuários podem fazer...

Isto foi uma grande fonte de problemas, o que nos levou a criar soluções mirabolantes. Por exemplo, compactação dos arquivos de dados em formato próprio, validações redundantes e outras técnicas mais, que seriam assunto suficiente até para um outro artigo.

É por isso que este sistema tomou quase um ano de estudos, análise e programação, para ser lançado agora na versão 1997, ainda em Clipper 5.3.

A meta agora é transportar todos estes sistemas para um banco de dados relacional Cliente/Servidor, como o SQLBase e/ou MS SQLServer, utilizando um front-end em SQLWindows. Também estamos com um projeto onde será utilizada uma Base em Lotus Notes e SQLBase e um front-end na mesma linguagem.

O Núcleo de Informática da SERT está à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.