CONIP'95 - Congresso Nacional de Informática Pública - 1995

Autora: Luciana Aparecida Antunes Becker

Objetivando a busca de soluções já implementadas, a interação e o contato com produtos e soluções adotadas na área da informática pública, entendeu-se que a participação no fórum proposto pelo CONIP'95 traria ganhos significativos à CELEPAR uma vez que diversas áreas de atuação seriam abordadas á nível de painéis, cases, trabalhos técnicos, seminários especiais, palestras de patrocinadores e na feira. As áreas de atuação focadas foram: Educação, Energia, Gestão Urbana, Legislativo, Meio Ambiente, Planejamento/ Administração e Finanças, Saneamento Básico, Saúde, Segurança Pública/ Justiça e Judiciário e Transporte.

Em todo o Congresso observou-se a participação maciça das Prefeituras de todo o Brasil. Já, a participação a nível estadual foi tímida, mas a CELEPAR, com Luiz Fernando Ballin Ortolani marcou presença neste espaço participando de um painel na área de Segurança Pública. Estiveram presentes também a PROCERGS, PRODESP, PRODAM/AM e outras.

As posições mais evidenciadas e exploradas pelos participantes do Congresso foram:

• A interação que a administração pública está buscando com o cidadão, disponibilizando informações de programas de governo e gestão pública;
  • A busca da parceria/integração na utilização e disponibilização de informações entre os níveis municipais, estaduais e federais;
  • A disponibilização de Informações Gerenciais aos líderes de governo, as quais auxiliem de fato na gestão pública;
  • A parceria entre as empresas de Informática Pública e os prestadores de serviços, tendo como objetivo principal desta relação, a especificação bem clara do que se pretende (especificação de requisitos).

Visando soluções existentes no mercado, buscando com isso qualidade e agilidade de atendimento ao cliente, especificamente observando o cliente DEAM, (Departamento Estadual de Administração de Materiais), identificou-se um Sistema Integrado de Administração de Materiais na Administração Pública (AGORA - TECHNE/UNISYS), o qual será alvo de estudo por parte da CELEPAR, aguardando por parte do fornecedor, um material mais detalhado sobre o produto.

Neste mesmo fórum foi apresentada pelo IPPUC-Curitiba-PR, a proposta de Multimídia da Prefeitura de Curitiba, o Quiosque do Cidadão, disponibilizando informações de interesse do cidadão a nível municipal, e já sinalizou negociações que estão ocorrendo entre o IPPUC- CTMA e a Secretaria de Estado da Administração do Paraná- SEAD, para disponibilizar informações do nível estadual.

Observando todo o contexto exposto no CONIP'95, nota-se que a CELEPAR, juntamente com o Governo do Estado do Paraná, ocupa um espaço de vanguarda a nível nacional, pois, dentro das abordagens apresentadas, o Estado do Paraná já possui soluções implementadas. No entanto, é preciso não se iludir com esta posição, pois a demanda pela disponibilização de informações é exponencial e o grande ganho está na soma de esforços.