A Campeã de Visitações na Web do Estado

Autora: Maria José Resmer

Você sabia que a página mais lida na Web do Estado do Paraná é a da Biblioteca?

Pois é!
Do total de 12.200 acessos no período de 12 a 30 de abril, 1.973 foram feitos à página da Biblioteca, com uma média de 100 acessos por dia.

Lá podemos consultar o acervo da Biblioteca Técnica da CELEPAR, com referências de cerca de 30.000 documentos na área de informática, que incluem livros, artigos de periódicos, trabalhos apresentados em congressos, manuais técnicos, publicações em CD-ROM, fitas de vídeo e relatórios técnicos.

Neste momento, já estamos trabalhando no projeto da segunda versão desta página Web, procurando incrementar melhorias ao sistema com o objetivo de facilitar a pesquisa, além de pequenas modificações na forma de apresentação dos resultados. A partir de maio, está disponível também para consulta o acervo da Biblioteca do IPARDES. Em breve, outras bibliotecas do Estado deverão ser incluídas no sistema.

 

Informação em Ciência & Tecnologia

A CELEPAR acaba de participar, através de funcionárias de sua Biblioteca, do Curso de Extensão sobre “Acesso a bases de dados em C&T”.

O curso, que foi realizado de 15 a 19 de abril, foi promovido pela Universidade Federal do Paraná e contou com o nosso apoio na cessão das instalações para sediar, por três dias, o evento, além de possibilitar o acesso à base de dados DIALOG, através da Internet.

O objetivo foi promover a capacitação técnica de bibliotecários e profissionais da área de informações na atualização de recursos modernos de informação em C&T, tendo a participação de Marilaide de Quadros e Maria José Resmer - da Biblioteca da CELEPAR - prestando inclusive suporte ao evento.

O sistema DIALOG é composto por mais de 450 bases de dados, abrangendo uma ampla variedade de tópicos. Os seus milhões de registros são coletados em cerca de 100 países, a partir das mais variadas fontes: periódicos internacionais especializados, jornais diários, informações diretas de agências de notícias, detalhes de substâncias químicas, patentes publicadas no mundo todo, dados demográficos, estatísticas financeiras e cadastros de empresas.

Entre os assuntos focalizados estão: agricultura e nutrição; biologia e biotecnologia; administração e negócios; química; dados financeiros e informações sobre empresas; computadores e software; energia e meio-ambiente; engenharia; administração pública; análise de indústrias; direito e legislação; medicina; saúde e farmácia; notícias e texto completo de publicações; patentes, marcas registradas e direitos autorais; informações biográficas, bibliográficas e sobre consumo; física; ciências sociais e humanidades; turismo e viagens.

Lembramos que esta é uma base de dados particular e que as instituições que as disponibilizam repassam o custo de consulta ao pesquisador.