Cartografia

Autora: Iolanda Oliveira Barcelos - GPT - Ramal 337

Histórico

Provavelmente, antes do descobrimento do fogo, o homem sentiu necessidade de registrar feitos como caçadas, aventuras e lugares por onde passou. Surgiram, assim, os primeiros e primitivos mapas, orientados por acidentes naturais: rios, lagos e despenhadeiros, entre outros.

 O mapa mais antigo que se tem notícia é o de Ga-Sur, feito na Babilônia. Era um tablete de argila cozida de 7x8 cm, datado de aproximadamente 2400 a 2200 a.C. Representa um vale, presumidamente o rio Eufrates.

 A Cartografia no Brasil teve seu desenvolvimento a partir da Segunda Guerra Mundial com interesses militares. Instituições como os atuais Instituto Cartográfico da Aeronáutica (ICA), Diretoria do Serviço do Exército (DSG) e Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), eram responsáveis pela execução da Cartografia Sistemática do País.

O objetivo era mapear todo o território nacional, em escalas de 1:50.000 a 1:250.000.

Atualmente, a situação da Cartografia no país não é das melhores. Instituições responsáveis pela manutenção da Cartografia Sistemática pouco têm executado. Apenas alguns municípios e concessionárias de serviços públicos contratam estes serviços.

Paraná

No Paraná, a questão da Cartografia vem sendo alvo das preocupações das Instituições e do Governo Estadual. Atualmente, foi decidido, a nível de Governo, a adoção de um Plano Cartográfico para o Estado do Paraná.

Conceitos Básicos

Cartografia

ABNT - Cartografia é a arte de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza.

Mapa

Apresentação ou abstração da realidade geográfica; ferramenta para apresentação da informação geográfica nas modalidades visual, digital e táctil.

Escalas

A escala de um mapa é a relação que existe entre as distâncias lineares medidas sobre o mapa e as distâncias lineares correspondentes, medidas sobre o terreno.

Locação de Pontos em um Mapa

Os pontos levantados no terreno necessitam ser representados em mapas. Para este fim, os pontos devem se endereçados, ou seja, possuirem um endereço único na superfície terrestre, através das coordenadas geográficas e plano-retangulares.

As coordenadas geográficas são: latitude e longitude.

Coordenadas plano-retangulares: localizada em uma malha sobre o mapa, composta por uma rede de quadrículas, nas interseções de linhas paralelas à direção N-S e linhas paralelas a direção E-W.

Método de Obtenção da Base Cartográfica

Os métodos para obtenção de mapas mais empregados podem ser classificados de uma maneira geral em:

  • Levantamentos Terrestres.
  • Sensoriamento Remoto.
  • Levantamentos Aéreos.

A determinação da utilização de um método ou de outro depende:

  • do objetivo do mapa;
  • da extensão da área a ser mapeada;
  • dos recursos financeiros disponíveis.

Levantamentos Terrestres

 São aqueles conduzidos sobre a superfície terrestre, ou seja, a estação de observação e os métodos utilizados são terrestres. Costuma-se classificar os levantamentos terrestres em geodésicos e topográficos.

Levantamentos Geodésicos

Levantamento Geodésico é o nome aplicado às observações de campo executadas, tendo em vista a geodésia; esta visa determinar o tamanho, a forma e o campo gravitacional da Terra. É aplicado nos grandes levantamentos.

Levantamentos Topográficos

São os levantamentos em que a superfície média da Terra é considerada plana, a direção da linha de prumo é considerada a mesma em todos os pontos do levantamento e os ângulos considerados planos. É aplicado nos pequenos levantamentos.

Sensoriamento Remoto

Sensoriamento Remoto é o nome atribuído aos métodos que utilizam-se da tecnologia de percepção remota, que em termos mais simples é a detecção e/ou avaliação de objetos sem o contato humano direto.

 Num sentido restrito, representa as atividades que envolvem a detecção da radiação eletromagnética.

Os levantamentos que utilizam-se desta tecnologia são os aerofotogramétricos e os orbitais.

Levantamentos Aerofotogramétricos

Os levantamentos aerofotogramétricos podem gerar, basicamente, três tipos de bases cartográficas:

  • mapas analógicos ou convencionais;
  • mapas digitais;
  • ortofotocartas.

O processo está baseado na coleta de informações a partir de câmaras fotográficas especiais, instaladas a bordo de aeronaves.

Instrumentos ótico-mecânicos, denominados estereorestituidores possibilitam aos seus operadores a captura dos dados, visualizados em três dimensões, a partir de um par de fotografias aéreas.

Modernamente, tais aparelhos receberam implementações, se ligaram a um sistema de decodificadores eletrônicos que transferem as informações coletadas para um microcomputador. Denomina-se tal processo de restituição numérica ou digital.

Atualmente, este é o processo mais utilizado para a confecção de Bases Cartográficas em razão da rapidez e da precisão obtida na coleta dos dados. Bases Cartográficas são necessárias para o estabelecimento de um Sistema de Informações Geográficas - os GIS’s.