Casa da Ciência e Tecnologia

Autor: Tarso Dutra Blitzkow de Queiroz - GPT

Dia 23 de março inaugurou-se em Curitiba a CASA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, um centro de difusão técnico-científica, formado por um consórcio de empresas públicas paranaenses, cujos acervos museológicos estão catalogados e restaurados.

Seus objetivos são:

* ampliar a cultura técnico-científica da população, através de exposições interativas e experimentos dinâmicos;

* dotar o Paraná de ambiente apropriado para a difusão de conhecimentos técnico-científicos de forma simples, didática e contextualizada, e para o resgate da história da ciência e tecnologia no Estado;

* colaborar como ensino de 1º, 2º e 3º Graus, através de visitas programadas, estimulando vocações e intensificando o intercâmbio na área da educação científica, mediante o objeto, o livro, a palavra e a experiência;

* constituir um núcleo de pesquisa e desenvolvimento de aparelhos e instrumentos pedagógicos, visando à experimentação científica e tecnológica, para uso da própria CASA e de estabelecimentos escolares;

* tornar acessíveis a pesquisadores e interessados os recursos informacionais e histórico-científicos disponíveis - documentação gráfica, iconografia plástica e dinâmica;

* criar um espaço para discussão da temática ciência e tecnologia no Estado do Paraná.

CARACTERÍSTICAS DA CASA

Além da organização temporária de espaços destinados a mostrar o desenvolvimento da ciência e tecnologia contemporâneas, de forma interativa e dinâmica, a CASA terá três acervos históricos permanentes:

* HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO PARANÁ - será representada, principalmente, pelo acervo museológico do Instituto de Tecnologia do Paraná TECPAR, composto por cerca de 300 peças (máquinas, equipamentos e materiais de pesquisa), material bibliográfico (10.000 itens), fotografias e maquetes. O TECPAR, criado em 1940, além de ter formado a primeira geração local de pesquisadores nas áreas de agronomia veterinária, química, geologia e bioquímica, prestou e tem prestado relevantes serviços ao desenvolvimento econômico do Estado.

* COLEÇÃO DE ROCHAS E MINERAIS PROFESSOR REINHARD MAACK - essa coleção vem sendo recuperada pela MINEROPAR e consiste de aproximadamente 1.000 amostras de rochas e minerais paranaenses, coletadas por Maack e sua equipe durante o período de 1930-60. Maack, além de pesquisador do TECPAR, foi precursor na implantação das atividades de ensino e pesquisa na área das geociências no Estado.

* HISTÓRIA DA ENERGIA NO PARANÁ - será representada, inicialmente pelo acervo do Museu da Energia da COPEL, constituído de 1.500 peças, dentre maquinários, equipamentos e documentos oficiais que resgatam a gênese e a evolução do setor elétrico no Estado, desde o início deste século, época em que se fundamentaram as primeiras concessionárias de energia elétrica no Paraná.

A CASA contará ainda com uma biblioteca/videoteca, auditório polivalente, oficina de desenvolvimento, restauração e conservação, reserva técnica, área para alimentação e quiosques para venda de kits científicos e souvenirs.

LOCALIZAÇÃO

A CASA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA está instalada nos edifícios do TECPAR, bairro Juvevê, em Curitiba. O terreno é de 9.599,73 m2, com área construída de 6.452,25 m2.

Com a transferência das atividades de pesquisa e produção do TECPAR para a Cidade Industrial de Curitiba, e processadas as devidas reformas, esses edifícios serão valorizados, pois, além de estarem estrategicamente situados, formarão um centro cultural importante para o Estado; um espaço onde a comunidade poderá conhecer a história e os avanços da ciência e tecnologia.

EXPOSIÇÃO INAUGURAL

CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ALIMENTO DA VIDA

Objetivo: apresentar diversas formas de participação da ciência e tecnologia na produção de alimentos, utilizando especialmente estudos e dados do Estado do Paraná.

Tema: o tratamento desse tema vem ao encontro dos objetivos da CASA, dentre os quais estão a difusão do conhecimento técnico-científico, o resgate da história em seus pontos de interseção com a ciência e tecnologia e a discussão dessas atividades especialmente no Paraná. O Estado, por suas características de solo e clima, traçou uma de suas trajetórias de desenvolvimento na produção e processamento de alimentos, trazendo a diversificação de atividades econômicas.

O desenvolvimento do tema se baseia em dados científicos e conta com a participação da comunidade de pesquisadores, docentes e tecnólogos de várias áreas do conhecimento

ESTRUTURA DA EXPOSIÇÃO

Introdução ao Tema

* O Homem e os Alimentos: da coleta à produção

* Produção de Alimentos: Paraná

* Produção de Alimentos: aspectos lógicos

* A Importância do Alimento para o Homem: que gosto tem?

* Como crescem as Plantas e os Animais?

Fatores de Aumento da Produção

* A Ciência Aumentando a Produção de Alimentos

* A Terra: solo e subsolo

* Industrialização: produzir e guardar

* A energia da Água

* O Alimento da Água

* Modernização Técnológica: a força do homem e a força da máquina.

Críticas e Reflexões

* Novos Problemas e Soluções

* A Ciência e o Homem

SISTEMA EM MULTIMÍDIA

Como uma das mais avançadas tecnologias desenvolvidas pela informática, o sistema multimídia possibilita a junção de três linguagens: o som, a imagem e o texto, tornando a informação instantânea e mais atrativa.

O sistema multimídia propicia ao usuário a seleção do roteiro que lhe parecer mais interessante, dentro dos três módulos apresentados:

Ciência e Tecnologia de Alimentos;

Nutrição;

Produção Agropecuária Paranaense.

Ao apropriar essa linguagem a CASA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA enfrenta o desafio da dinamicidade e propõe ao visitante uma leitura ágil que complementa o tema da Exposição.

O DIA-A-DIA DA MONTAGEM DO SISTEMA DE MULTIMÍDIA DA CASA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O desenvolvimento deste sistema ficou por conta da CELEPAR e IPARDES, sendo que foram gastas aproximadamente 5 semanas, no período da tarde, para a montagem completa do sistema.

Iniciando o Processo

O roteiro, estrutura básica do conteúdo a ser apresentado, foi elaborado por Antônia Schiwden, jornalista da iniciativa privada. Esta é uma das etapas mais importantes, pois determinará o conteúdo a ser apresentado pelo sistema. Nesta parte inicial tivemos a participação do Kantek (CELEPAR), que ajudou a montar a estrutura de como deveria ser elaborado o roteiro.

Outro detalhe discutido foi o software a ser utilizado. As opções disponíveis eram o Toolbook e o Authorware. Considerando a facilidade de montar uma aplicação e a quantidade de efeitos disponíveis, a escolha ficou com o Authorware.

Estudos Iniciais

Enquanto o roteiro estava sendo elaborado, estudos em paralelo sobre o funcionamento do Authorware e a inserção de imagens estavam sendo feitos. O lPARDES dispunha de um scanner de página colorido que executava muito bem o serviço, porém, ao ser inserida a imagem no Authorware, a qualidade degradava bastante. O padrão utilizado para a captura de imagens deveria ser de 256 cores, o que tornava o resultado não muito adequado.

A programação do sistema ficou por conta da CELEPAR, sendo a navegação o elemento principal. O Authorware disponibiliza para navegação uma pequena quantidade de ferramentas, mas cada ferramenta abre uma quantidade maior de opções, que o torna mais do que suficiente para a criação. O tempo gasto para termos um bom domínio do produto não foi superior a 3 dias (o Windows justificando o ganho em produtividade). Nesta etapa, o Jefferson (CELEPAR) uniu-se à equipe, ajudando a desvendar o Authorware e, principalmente, na edição das imagens.

A Linha de Produção

Foi entregue então a primeira parte do sistema, e esta seria a etapa mais complicada, pois teríamos que começar a sincronizar as atividades.

A Antônia, a Luciene e o Nelson (os dois últimos do IPARDES) começavam a organizar o roteiro, e selecionar as imagens a serem apresentadas. A locução total foi realizada em dois dias, no estúdio da COPEL. A Luciana (IPARDES) inseria e determinava a melhor apresentação dos textos. O Jefferson (CELEPAR) e o Mauro (IPARDES) no trabalho de captura e edição das imagens. Após isto, o Jefferson e o Nelson começavam a dar forma às telas. O áudio era então transformado em diversos arquivos pelo Tarso (CELEPAR), para ser inserido ao sistema. Finalmente, o Tarso colocava as telas finalizadas dentro da estrutura de navegação do sistema, bem como o acerto de tempo entre a locução e apresentação das telas, sendo o trabalho acompanhado e criticado pela Antônia.

Esta linha de produção começou a funcionar de maneira eficiente no final deste desenvolvimento. Sendo a primeira atividade desta envergadura, e por envolver pessoas de órgãos distintos (CELEPAR, TARDES e iniciativa privada), o fato de termos acertado somente no final do projeto era previsível. Porém, a experiência adquirida ao longo do desenvolvimento deste sistema foi muito grande, podendo ser aproveitada em outras situações.

Nem tudo foi um Mar de Rosas

O quadro traçado no item anterior seria o ideal, caso tivesse sido praticado desde o início. Mas este é um problema que de certa forma era esperado.

O outro problema foi o software para criação da aplicação (Authorware). Ele apresentou algumas limitações que começaram a bloquear a criatividade na montagem da aplicação, devido a um limite de 500 objetos que se pode manipular (entenda objeto como sendo uma tela de textos, um arquivo de áudio, uma decisão, e outros elementos).

Outro problema foi com a quantidade de informações. O sistema constitui-se de três módulos básicos, e em cada módulo existiam aproximadamente 22 telas. O tempo para recuperação de cada tela degrada, à medida que vamos navegando no sistema. O espaço total ocupado ficou em torno de 63 Megabytes.

E assim...

As experiências adquiridas nesta atividade foram muitas, e em diversas áreas. O processo de criação de um sistema multimídia é uma tarefa árdua, e envolve diversos profissionais, de áreas de conhecimento distintas, para que o resultado seja o ideal.

Alguns frutos colhidos neste período foram utilizados em um outro sistema, que embora tenha sido de menor proporção, foi executado em um espaço de tempo relativamente menor.

As ferramentas para desenvolvimento multimídia começam a surgir no mercado e, em um curto espaço de tempo, teremos mecanismos de desenvolvimento bem mais eficientes, tornando o elemento multimídia mais um em nosso dia-a-dia.

Equipe Técnica

Roteiro: ANTONIA SCHWINDEN

CELEPAR: MARIA ALEXANDRA V. C. DA CUNHA

PEDRO KANTEK GARCIA NAVARRO

JEFERSON HENRIQUE MARÇAL

TARSO DUTRA BLITZKOW DE QUEIROZ

IPARDES: JUILSON PREVIDI

MAURO BARBOSA DA SILVA

LUCIENE PAZINATO DA SILVA

NELSON ARI CARDOSO

STELLA MARIS GAZZIERO DE ARAÚJO

LUCIANA NAVARRO ALVES

Revisão de Textos: MARISE MANOEL (IPARDES)

Acervo Fotográfico: EMATER e CLASPAR

Locução: ROBERTO LOPES (COPEL)

Áudio: EUCLIDES NIHUES (COPEL)