Celepar 35 Anos

De volta ao passado, o início do futuro

Autor:
Eloir José Sbalqueiro - ASCOM





Ao longo deste ano, vamos resgatar um pouco da memória da CELEPAR, a pioneira entre as empresas públicas de informática no País. Do tempo em que falar em computador era algo quase que do outro mundo, onde os gênios de plantão operavam uma caixa preta enigmática, que apenas alguns escolhidos sabiam entendê-la e domesticá-la.

Do Bull Gamma 30, que ocupava sozinho uma área de 100 m2, aos equipamentos portáteis de mesa, a informática evoluiu rapidamente nos últimos anos. No mesmo ritmo e intensidade, também a CELEPAR.

O sonho da modernidade administrativa do Paraná começou em 1964, ano de fundação da CELEPAR. A empresa veio com o intuito principal de processar a folha de pagamento do funcionalismo público estadual. De lá para cá, já se foram 35 anos. E a CELEPAR passou a fazer parte integrante de todas as ações de informática existentes no Estado.

Hoje, não dá para dissociar as palavras CELEPAR, informática e modernidade no governo do Estado. A partir da próxima edição estaremos contando um pouco desta história que une tecnologia, pioneirismo, ousadia, dedicação, transpiração e talento.

Na verdade, a história da CELEPAR, por si só, já daria um livro e, convenhamos, de leitura obrigatória a todo homem público preocupado com o desenvolvimento do Paraná. Enquanto o livro não sai do prelo, o Bate Byte trará em suas páginas, nas palavras dos autores desta história, fatos que fizeram e fazem da CELEPAR modelo nacional de informática pública no País.

Modernidade, exige informática; racionalizar custos, exige informática; segurança, exige informática; eficácia, exige informática. Melhorar a qualidade de vida da população, exige informática.

Parabéns a todos que sonharam com o Paraná melhor há 35 anos atrás e transformaram o sonho da modernidade em realidade, uma realidade que tem nome, tradição, personalidade e competência. Assim nasceu a CELEPAR.