Celepar na Comunidade

Autor: Luiz Carlos de Almeida Oliveira - GPS   

Ao longo dos seus 35 anos de existência, a CELEPAR tem buscado oferecer serviços que contribuam, de forma direta ou indireta, para a melhoria da condição de vida do Cidadão Paranaense, serviços estes sempre suportados pela Tecnologia da Informação.

Para registrar e marcar a passagem dos 35 anos da CELEPAR e dos 25 anos da FUNCEL- Fundação CELEPAR, os funcionários destas estão compartilhando com um segmento especial da Comunidade um pouco mais da experiência acumulada neste período, através de uma iniciativa denominada "CELEPAR na Comunidade". Trata-se de um programa de voluntariado que busca, num primeiro momento, a disseminação da informática e do seu potencial de uso no dia a dia a alunos de algumas escolas públicas da rede estadual de ensino fundamental e médio, localizadas na Região Metropolitana de Curitiba.

Nesta fase o projeto tem como principal objetivo despertar nos alunos das escolas selecionadas, a consciência da importância da informática nos estudos, na futura profissão e, principalmente, nas suas vidas. Certamente para muitos será o primeiro contato direto com informática e, principalmente, a primeira orientação sobre a importância e influência da informática nos diversos segmentos da vida e da sociedade.

O projeto está em plena operação e está sendo um sucesso, tendo algumas características que merecem destaque:

  • A participação é voluntária, é um tempo e esforço adicional que os funcionários da CELEPAR e FUNCEL estão dando. Cada um está buscando uma forma de participação com o menor impacto possível nas atividades e compromissos profissionais já assumidos.

  • Na primeira fase, período de 18/10/1999 a 12/11/1999, foram selecionadas quatro escolas da rede estadual para participarem do programa. A definição das escolas foi feita em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação - SEED.

  • Cada escola participará do programa durante uma semana. Na semana, diariamente 40 alunos estarão passando o dia na CELEPAR e, simultaneamente, uma equipe da CELEPAR estará visitando a escola, tendo sempre uma programação preparada a ser cumprida.

  • Na visita dos alunos à CELEPAR a programação inicia com a recepção e votos de boas vindas da Diretoria e oferece a oportunidade dos alunos conhecerem as dependências e instalações da CELEPAR, visitando o ambiente Central de Processamento, os processos de produção dos serviços, a nossa Central de Aten-dimento a Clientes, enfim os setores diretamente relacionados com a produção dos serviços da CELEPAR.

  • Na seqüência é oferecido um conjunto de atividades num laboratório, especialmente preparado para este fim, com 20 micros conectados à Internet. Este laboratório foi montado com material reciclado e os micros foram disponibilizados, por empréstimo, por um fornecedor local. As atividades, todas baseadas na Internet e em softwares educativos, buscam despertar nos participantes a importância e as possibilidades do uso da Informática na educação, no campo profissional e, finalmente, como instrumento de maior exercício da Cidadania;

  • Entre as atividades desenvolvidas no laboratório, um dos destaques é a elaboração de uma Home Page sobre a visita, onde os alunos, em conjunto com os monitores da CELEPAR, elaboram uma página regis-trando os fatos e fotos considerados relevantes;

  • Como ninguém é de ferro, as atividades são interrompidas para lanches, almoço e uma recreação conduzida por profissionais da Fundação CELEPAR;

  • Enquanto tudo isto está acontecendo nas dependências da CELEPAR, na escola a equipe que está passando o dia lá também apresenta e discute o potencial de uso da Informática e da Internet na educação, no campo profissional e como instrumento de Cidadania. Na visita às escolas são levados micros e providenciada a sua conexão à Internet, oferecendo a muitos alunos a primeira oportunidade de navegarem nesta tão difundida rede;

  • Nesta primeira fase deveremos receber na CELEPAR aproximadamente 700 alunos e 50 professores. Nas escolas estaremos disseminando o potencial do uso da informática a outros 2000 alunos;

  • Pretendemos que esta seja apenas a primeira fase, na seqüência outras escolas, ou quem sabe, outros segmentos da sociedade terão a oportunidade de participar do programa.

Iniciado o programa, o grande desafio é a sua continuidade. Certamente as dificuldades a serem ainda superadas são grandes, mas maior que as dificuldades é a satisfação de ver as avaliações dos alunos que já participaram. Registros como os abaixo destacados nos fazem acreditar que estamos no caminho certo e que os objetivos do Programa CELEPAR na Comuni-dade estão sendo plenamente alcançados.

  • "Foi super ótimo. Naveguei na Internet e aprendi um pouco como se mexe num computador."

  • "Foi importante participar deste evento. Essa oportunidade nos abriu asas para a imaginação. Obrigada."

  • "A CELEPAR é boa e importante: chegamos sabendo pouco e saímos sabendo bastante."

  • "Foi bom. Na sala de aula só ouvimos falar do computador. Agora a gente aprendeu a base. Aprendemos a mexer na Internet e manusear o mouse. "

  • "Trouxe bastante informação e oportunidade tanto para os professores como para os alunos conhecerem este aparelho. Não seremos nada no futuro sem computador."

  • "Foi gratificante poder proporcionar às crianças esta oportunidade que normalmente está fora do alcance delas. A alegria que elas demonstraram deixa a gente alegre também."

  • "Nota 10. Foi um dia inesquecível para os nossos alunos."

Conheça um pouco mais sobre o programa, visite o site: http://celepar.gov.br/comunidade