Celepar no Mercosoft

Autores: Afonso Machado Newton Neto e Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

Após a realização da feira, é possível fazer um balanço e examinar o que aconteceu naqueles dias de correria. Esta avaliação é importante para que planejemos melhor nossas futuras participações, e para evitar que, a cada vez, sempre comecemos do zero.

Fazendo um breve histórico, a CELEPAR montou um estande, que foi formalmente batizado de "espaço institucional do Governo do Paraná", na feira que acompanhou o MERCOSOFT, e que se realizou de 19 a 23 de maio no Parque Barigüi. A feira funcionou das 16 às 22 horas de quarta à sexta e das 14 às 22 horas no sábado e no domingo, e teve a participação estimada de 12.000 pessoas por dia.

A participação da CELEPAR foi o coroamento de um esforço de alguns meses, por parte de diversos organismos e pessoas da Empresa.

Nosso estande teve 100m quadrados de área, e o espaço foi dividido em módulos.

O módulo denominado "centros de excelência em informática" contou com a participação de diversas organizações, que foram mostrar como usam (com inteligência e criatividade) a informática no seu dia-a-dia. Eram aplicações de ponta e não convencionais. Estiveram lá: Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), Minerais do Paraná (MINEROPAR), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).

O próximo módulo era sobre tecnologia na CELEPAR. Duas iniciativas foram mostradas: a primeira, um sistema em multimídia, rodando sem parar, e a segunda uma estação de editoração eletrônica completa, editando o nosso Bate Byte (edições especiais da feira), no fragor da batalha.

O terceiro módulo mostrava as aplicações de interesse do grande público. Estavam lá o sistema integrado do DETRAN (multas, condutores e veículos), o sistema SIC (Cadastro da Indústria e do Comércio do Paraná) e o sistema de Pagamento do IPVA.

O quarto módulo falava sobre a rede estadual de comunicação de dados. Completavam o estande, informações sobre o SEI (sistema estadual de informações) e o Programa Paranaense de software para exportação.

Grande público esteve visitando o nosso estande, que pela sua localização privilegiada era ponto de passagem (e de parada) obrigatória. Muitas autoridades do Estado e representantes de clientes da CELEPAR lá estiveram.

Trabalharam na montagem do estande e na participação da Feira muitos colegas da CELEPAR: Fracaro, Sonia Freitas, Zé Roberto, Célia, Martins, Jerson, Juracy, Jorge, Elaine Schwarzbach, Sara, Robson, Marilda Paionski, Aluir, Müller, Elaine Archer, Eloirdo, Josias, Boico, Lima, Roseli, Kliesievicz, Vera Born, Arlete Link, Maria Jocely, Marcia Dreer, Josiane, Júlio, Gisele, Airton, Perly, Gilberto Ehrenfried, Marcel, Moacyr Baldissera, Silvio Luna, Rogério Carvalho, Nelson Rodrigues, Afonso, Azevedo, Armando, Clery, Eloir, Xana, Kantek, Roberto, Salazar, Ana Brotto, Raul, Viro, Tarso e Elaine Kawa.

O trabalho todo estará formalmente encerrado, em data próxima, quando todos os colaboradores neste esforço estarão fazendo uma avaliação formal e rigorosa da nossa participação. Este é o primeiro passo, para uma presença melhor e mais vibrante ainda no próximo congresso da SUCESU e da comunidade de informática do Paraná. Até lá...