Celepariano Perdido na Fenasoft

Escrito por Jefferson Henrique Marçal - GPT - Ramal 338

Quando pensamos no velho 386 de guerra imaginamos que ele até durou muito tempo. Vieram os 486 que duraram um pouco menos e, finalmente a era Pentium, apesar da ocorrência dos 686.

Na realidade a velocidade com que a tecnologia cresce está aumentando, e cada vez mais sentimos a necessidade de acompanhar estes avanços.
Quando que algum tempo atrás imaginávamos a possibilidade de ouvir música, sintonizar uma rádio FM, mandar FAX e assistir TV em nosso companheiro "O Computador".

Hoje isto já é possível, pois a maioria dos equipamentos já estão saindo de fábrica com um Kit Multimídia (Placa de som 16 bits e CD-ROM de quádrupla velocidade) instalado e configurado e placa FAX/MODEM. É só ligar e sair usando.

Alguns equipamentos já estão trazendo em suas configurações placas de captura de sinais de TV e placas de captura de sinais de rádio AM/FM, como é o caso do Infoway da Itautec.

Não dá para acreditar que lá estava eu novamente participando daquele evento extraordinário chamado FENASOFT. Ao andar pelos corredores percebi que algo havia mudado ou eu estava sonhando. Deparei-me com um stand maravilhoso das Lojas Ponto Frio e logo adiante com o das Lojas Arapuã.

A partir disto verifiquei porque este evento é considerado o maior evento do país neste setor.

Não posso reclamar pois havia várias opções de compra de joguinhos, softwares caseiros (WORKs) entre outros. Mas que parecia a Torre de Babel, parecia.

Ou você se deparava no corredor com mais de 15 anões distribuindo panfletos ou com uma banda de música estourando ouvidos.

Uma das novidades da feira era o teclado da Compaq que reunia teclado e scanner em um só componente. Acompanha o produto um software de OCR (reconhecimento óptico de caracteres) e gerenciador de documentos. Outra novidade são os micros com drives para leitura de CD-ROM de áudio e vídeo em tela cheia.

O stand do Estado do Paraná estava bem representativo. Era o segundo maior stand da feira, contando com a participação de várias empresas do Paraná e órgãos do Governo representados em diversas áreas de atuação.

A Celepar apresentou os seus principais projetos e disponibilizou acesso às suas páginas na Internet.

O duro era controlar o pessoal indiscreto que saía navegando pela Internet sem a gente perceber. A moçada fingia que estava navegando nas páginas da Celepar e quando a gente percebia já era tarde.

Este ano, a FENASOFT ampliou suas expectativas comerciais e diversificou bastante seus expositores, abrindo espaço para empresas que não só comercializam produtos para informática. Isto mostra que a massificação de produtos de informática já é uma realidade.