Centrais de Marcação de Consultas Especializadas e Leitos Hospitalares

Autora: Nádia Padua de Mattos

As Centrais de Marcação de Consultas Especializadas e Centrais de Leitos Hospitalares estão entre os projetos estratégicos da Secretaria de Saúde. Essa solução torna efetiva a condição do Estado de gestor e organiza a referência do Sistema de Saúde.

As centrais possibilitam otimizar a oferta e a utilização de consultas especializadas e leitos hospitalares, elevar a qualidade do atendimento aos pacientes, diminuir o tempo gasto com deslocamento e reduzir os custos tanto para o sistema de saúde quanto para a população.

As centrais são estruturas com sistema de atendimento telefônico informatizado, através do qual as unidades de Saúde podem solicitar consultas especializadas em centros de referência e leitos nos hospitais conveniados.

As Centrais começaram a funcionar em junho de 1995 e estão garantindo um sistema regionalizado e hierarquizado de atendimento à população. As 13 Centrais dão cobertura a todos os municípios do Estado. No mapa ao lado apontamos a localização das centrais.

O horário de funcionamento para agendar as consultas especializadas é de 2a. a 6a. feira das 7:00 às 19:00 horas. A Central de Leitos funciona 24 horas.

Cada unidade solicitante dispõe de uma cota mensal de consultas, com base nos dados de população e na disponibilidade de serviços ofertados. Com relação à qualidade do serviço, o atendimento completo das chamadas à central deve durar entre 1,5 a 2,5 minutos.

Para operação das centrais no Estado estão envolvidas 232 teledigifonistas e 13 supervisores. As teledigifonistas são operadoras dos terminais com fone de ouvido. Elas recebem as ligações das unidades e agendam as solicitações.

A solução adotada pela Secretaria para implantação das centrais foi completa, incluindo hardware (locação), software básico e aplicativos, operação de equipamentos, treinamento, recursos de telefonia, recursos de pessoal, instalação da rede lógica, adequação da rede elétrica, manutenção e assistência técnica. Os recursos humanos envolvidos também foram fornecidos pela empresa.

O contrato prevê a atualização tecnológica dos componentes, acessórios e softwares.

O sistema em funcionamento nas Centrais permite que a operadora, por ocasião da ligação telefônica, agende uma consulta na especialidade necessária no local mais próximo de onde mora o/a paciente. Fornece uma série de relatórios estatísticos que possibilitam a gerência e adequação dos serviços de saúde por parte do gestor.

Cada uma das Centrais possui uma rede local, com 5 a 20 terminais, dependendo da área de abrangência e volume de demanda da região.

A configuração dos equipamentos é de um servidor Risc, com sistema operacional Unix, 32 Mb de memória Ram, disco rígido de 02 Gigabytes, backup com fita DAT e unidade de CD-ROM, sistema de comunicação CCITT X25 e interconexão TCP/IP.

As estações são microcomputadores 486 DX 50 Mhz com 08 Megabytes de memória Ram, unidade de disco rígido, 02 unidades de discos flexíveis e monitor 0,28 com placa de 1 Mb. Possui, ainda, impressoras 24 agulhas e jato de tinta. Algumas dessas informações estão disponíveis desde setembro de 1995 nas páginas da Internet. O endereço é http://www.celepar.br/governo/sesa/sesa.html.