Circuito

Oito cidades do estado vão sediar o Circuito Paranaense de Software Livre a partir de maio. O evento vai falar sobre a experiência com código aberto adquirida pelo Governo do Paraná e compartilhar ela com a sociedade. “Estamos entre os principais usuários e desenvolvedores de software livre no Brasil e no mundo”, garante o coordenador do Circuito, Cláudio Dutra. O encontro é organizado pela Celepar - Informática do Paraná, estatal que fornece e cria programas de computador usados pelos diversos órgãos do governo.

Nos últimos três anos, a companhia promoveu eventos sobre software livre – programas de código aberto, ou seja, que podem ser usados, copiados, distribuídos e modificados de acordo com a vontade do usuário. Todas as promoções contaram com um grande público e a presença de defensores conhecidos do software livre (veja reportagem sobre o evento Latinoware nesta edição).

“Mas percebemos que quase metade do público participante vinha exclusivamente do interior do nosso estado”, informa Dutra. “Então resolvemos criar uma série de encontros para discutir o software livre nas cidades que mostraram maior interesse pelo assunto durante o Latinoware”.

Como será o circuito

Jacarezinho, Londrina, Maringá, Guarapuava, Umuarama, Cascavel, Ponta Grossa e Paranaguá vão sediar as oito fases do circuito (confira as datas e os locais no mapa).

A abertura da fase regional ocorre sempre nas sextas-feiras com a participação de autoridades e representantes dos parceiros. O presidente da Celepar, Marcos Mazoni, vai falar sobre a importância do software livre no universo tecnológico atual e o papel que o Paraná desempenha dentro dele.

Sábado é o dia das atividades do evento. A Celepar vai oferecer uma “programação preliminar”, que vai ser a mesma em todas as fases: doze palestras e duas oficinas. Os parceiros da cidade – universidades, empresas, prefeituras – vão estar livres para sugerir e inserir outras palestras, oficinas e atividades de interesse dos participantes.

“Como os eventos extras vão ser bolados pela própria comunidade, que conhece suas potencialidades e interesses, a possibilidade da discussão ser proveitosa e virar algo prático é muito maior”, comenta Dutra.

Quero participar

As inscrições para o Circuito Paranaense de Software Livre são gratuitas. Mais informações no seguinte endereço eletrônico: www.circuito.pr.gov.br.

Sugerimos que consultem o endereço acima e confiram as datas, locais e a programação. Ou se preferir, consulte a edição em pdf.