Código Aberto

Laptop popular

 

Um laptop de US$ 100 com Software Livre. Projeto de Nicholas Negroponte, guru do MIT, foi apresentado a representantes do governo brasileiro recentemente. “Pensar em software livre é sempre melhor. Não importa quão inteligente qualquer companhia possa ser, eles não são mais inteligentes que o resto do mundo. Além disso, a noção de laptop popular é perfeitamente consistente com o software livre”, destacou Negroponte.

Fusão

A Mandrakesoft, distribuição Linux número um da Europa, anunciou em abril o acordo de aquisição da Conectiva, a empresa de Linux líder no Brasil e na América Latina. Com esta aquisição espera-se aumentar significativamente o tamanho da Mandrakesoft e as potencialidades de Pesquisa & Desenvolvimento.

Mandriva

Uma das primeiras conseqüências dessa fusão é a mudança de nome da Mandrakesoft, a empresa que publica o Mandrakelinux, para Mandriva. Deste modo, a distribuição antes conhecida por Mandrakelinux se chamará, a partir de agora, Mandriva Linux. Além da fusão com a Concetiva, existe outro motivo para esta mudança: o conflito legal que desde alguns anos a Mandrakesoft mantém com a marca Mandrake da Hearst Corp. Esta mudança será aplicada à versão Limited Edition 2005.

Para elas

A UnixGirls é um grupo que inicialmente foi criado apenas para reunir garotas que trabalham com *nix ou tinham vontade de aprender. Mas, com o passar do tempo, apareceram outras garotas que trabalhavam com outras coisas ligadas a informática. Foi então que a política do grupo mudou. O objetivo agora é reunir garotas que mexam com quaisquer áreas da informática, não somente *nix.

FLISOL reúne usuários de 13 países

Com o objetivo de promover o uso de software livre e a integração de comunidades de usuários em todos os países da América Latina, aconteceu em abril, em 13 países, simultaneamente, o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol). Curitiba foi uma das principais cidades brasileiras a sediar o evento, com o apoio do Colégio Estadual do Paraná. Na ocasião foram instalados programas como Linux, Sodipodi e Open Office em centenas de computadores.

Firefox, o preferido

Depois do lançamento do Mozilla Firefox e da nova versão do Opera, além do anúncio de atualizações vindouras do Internet Explorer (IE) e do Netscape, uma enquete do IDG Now! sobre o browser mais utilizado para acessar a Internet, aponta que, entre 515 leitores da publicação, mais da metade (57%) usam o Firefox, enquanto 36% permanecem com o IE. Há oito meses, antes do lançamento do Firefox feito em novembro do ano passado, o IE abocanhava 76% da preferência.

Greenpeace: alternativa livre

Desde que colocaram seu plano de migração em 2003, o Greenpeace Espanha eliminou 98% do software proprietário em seus equipamentos, substituindo por alternativas livres. Essa substituição gradual de aplicações e sistemas operacionais obedece uma aposta política da organização ecológica para modelos de gestão da informação e conhecimento livre.

Editor de partituras

Acaba de ser anunciada a primeira versão do Rosegarden-4, um programa seqüenciador e editor de partituras para Linux. O Rosegarden é um dos projetos mais completos de software musical para Linux, e é a única aplicação para este sistema operacional que oferece funções completas de composição e gravação aos músicos que preferem utilizar a notação clássica.

Apache na frente

De acordo com a última pesquisa da Netcraft, publicada recentemente, a marca de 40 milhões de sites usando Apache foi ultrapassada. O Apache era usado em 10 milhões de sites em junho de 2000, em 20 milhões de sites em novembro de 2001 e 30 milhões em novembro 2003. Na primeira análise da Netcraft, em agosto de 1995, o Apache estava sendo usado em 658 domínios, na época em que o campeão era o NCSA (57% dos sites).

Fedora Zine

Criado para auxiliar no Projeto Fedora Brasil, foi implantado o serviço Fedora Zine. O objetivo é reunir e divulgar para a comunidade, num único sítio, todo o conteúdo do Fedora Core Linux, facilitando a vida dos usuários. Antes, era necessário acessar várias páginas para ter acesso aos conteúdos do Fedora. Mais informações: http://zine.fedora.org.br.

“Libre Software Meeting”

É o maior evento do mundo dedicado ao Free/Libre Software. A sexta edição foi realizada em Dijon (França), de 5 a 9 de julho. Neste ano, o tema para o tópico de segurança é "Black/Grey/White Hats tools" e técnicas. As principais categorias de interesse incluem temas como vírus e códigos maliciosos, técnicas de identificação de rede/s.o./aplicações, criptoanálise, ataques contra protocolos, análise de código e avaliação de vulnerabilidades, automação de operações, ocultação de informações, DoS, detecção e prevenção, assuntos legais e organizacionais, cultura e feedbacks do campo.

Treinamentos em software livre

Servidores, estudantes e professores de vários órgãos públicos e empresas privadas estão recebendo orientações sobre o uso de software livre. Entre as entidades beneficiadas neste ano, estão as Faculdades Expoente, o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), o Programa do Voluntariado Paranaense (PROVOPAR), a Escola Penitenciária do Paraná e a Secretaria da Fazenda.

CETEPAR - Também o Centro de Excelência em Tecnologia Educacional do Paraná (CETEPAR) está capacitando em software livre professores e técnicos da equipe do portal “Dia-a-Dia Educação”. No primeiro curso realizado em fevereiro, os técnicos aprenderam as principais noções de programas como o Latinux, Mozilla Firefox, Expresso Livre e OpenOffice.org. Novas turmas estão agendadas para os próximos meses.

UEL - A Universidade Estadual de Londrina (UEL) também já concluiu a capacitação da sua equipe técnica em Software Livre Usuário Final. O curso foi realizado entre os dias 28 e 31 de março, com a participação de 20 profissionais de TI. O treinamento compreendeu os seguintes tópicos: palestra sobre software livre na gestão pública, formatação de HD, particionamento de HD, instalação do Latinux, criação de Dual Boot, instalação de software no ambiente Latinux, configuração para acesso à Internet, KDE, OpenOffice.org, Mozilla Firefox e Expresso Livre. Ainda neste semestre, em parceria com a Celepar, a UEL deverá realizar a capacitação de mais uma turma. O assessor de tecnologia da informação, professor Antonio Edson, informou que a UEL fará a migração de todos seus sistemas para software livre.

CELEPAR no GUADEC

Os projetos e sistemas desenvolvidos pela Companhia de Informática do Paraná têm sido objeto de várias palestras de representantes da empresa no exterior. Na base desses convites está o nível de desenvolvimento alcançado por seus projetos e o fato do governo paranaense ter feito a opção pelos programas de código aberto para seus sistemas. No final de maio, o presidente da Celepar, Marcos Mazoni, participou da 6ª Conferência Anual Européia para Desenvolvedores e Usuários GNOME (Guadec), em La Coruña (Espanha) e em Stuttgart, na Alemanha. A Guadec é um fórum diferenciado para a definição de direções no desenvolvimento de novas capacidades para a interface software livre GNOME, o ambiente para usuários de computadores desktop, servidores conectados em rede e dispositivos portáteis de acesso à Internet. A Conferência é também um ambiente para a discussão de futuros projetos em software livre, como o conjunto de aplicativos de produtividade OpenOffice. Grandes empresas de software e hardware dão apoio aos esforços de desenvolvimento do GNOME, que é liderado por uma comunidade de voluntários

Paraná Digital

No Paraná, a previsão é que, até o fim do ano que vem, todas as escolas da rede estadual de ensino estejam informatizadas e com acesso à internet. No dia 23 de junho o governador Roberto Requião assinou ordens de serviço para a compra de 12 mil computadores e impressoras que atenderão a primeira fase do Programa Paraná Digital, com investimentos na ordem de R$ 48 milhões. Além de outras funcionalidades, a informatização vai ajudar os professores a terem acesso ao portal Dia-a-Dia Educação. O programa Paraná Digital funciona em parceria com a Copel, que disponibiliza as redes de fibra ótica para a conecção dos computadores à internet, e com a Celepar, que desenvolve os sistemas de software livre. Também participam do programa a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ajuda a desenvolver os softwares do portal e dos multiterminais, o PNUD, que cuida dos editais e da transparência de todo o processo licitatório, e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

META4

Também na Espanha, o presidente da Celepar participou de várias reuniões com os proprietários do META4, um sistema para gerenciamento de todos os elementos relacionados à gestão de recursos humanos utilizado pelo Governo do Paraná desde 2000. Os aplicativos do Meta4 têm como característica comum o fato de terem seus componentes totalmente integrados à Internet.

META4 2

Além das aplicações de recursos humanos e folha de pagamento, os produtos da Meta4 contam com ferramentas para consultas e gerador de relatórios que facilitam a pesquisa de dados e posterior tratamento. Ainda na Espanha, em Palma de Mallorca, aconteceu outro evento sobre o Meta4 no início de junho. O 4th International Human Capital Forum reuniu todos os usuários do sistema ao redor do mundo. O Governo do Paraná, único usuário brasileiro do Meta4, foi representado pela diretora de Desenvolvimento da Celepar, Márcia Schüller que, durante mesa redonda sobre desenvolvimento profissional das carreiras publicas, reforçou a estratégia da Celepar em relação ao software livre, avaliando que são boas as condições para que o Meta4 evolua nessa direção.

Parceria com a Espanha

Representantes da província de Extremadura, Espanha (foto), visitaram o Paraná recentemente para troca de informações sobre os projetos educacionais desenvolvidos em software livre. A exemplo da Secretaria de Educação, que mantém o portal colaborativo “Dia-a-Dia Educação”, a província espanhola possui a melhor experiência de aproveitamento de tecnologia de informação na área educacional. A diferença é que, enquanto no Paraná o portal “Dia-a-Dia Educação”, da Secretaria de Educação, é voltado principalmente para os professores que, de forma colaborativa, participam da elaboração do conteúdo pedagógico da rede estadual de ensino, Extremadura desenvolve um aplicativo voltado para os estudantes. Como a região é extremamente pobre, o governo de Extremadura aproveitou os incentivos concedidos para o setor de tecnologia de informação para desenvolver o projeto que está transformando a economia daquela província. Para se ter uma idéia, basta citar que em Extremadura existe um computador para cada dois alunos. A idéia é que os dois estados firmem parceria para o desenvolvimento de conteúdos educacionais.

Precaução

O avanço do software livre levou a Intel, uma das maiores fabricantes de processadores do planeta, a reunir executores de projetos em código aberto de várias regiões do mundo, na segunda quinzena de junho. Um dos convidados especiais do encontro realizado em Bangcoc, na Tailândia, o presidente da Celepar, Marcos Mazoni, relatou que os diretores da Intel estão convencidos de que no futuro só sobreviverão as empresas que acompanharem a evolução do software livre. Tanto é assim, que a Intel instalará laboratórios de software livre em vários países. No Brasil, um desses laboratórios deverá ser instalado no Detran/Paraná, cujos sistemas estão migrando para software livre.