Coisas de BBS

Autor: João Luis Palhares

Após a chegada da Internet trazendo novidades do mundo inteiro, com visual mais moderno, fotos, gravuras, mais a facilidade de navegação proporcionada por linguagem hipertexto, muitos dos chamados serviços de BBS (Bulletin Board System) foram perdendo seus usuários até o total fechamento. E assim também ocorreu com o Celepar BBS que, depois de 2 anos no ar, encerrou suas atividades passando a divulgar na Internet o Estado do Paraná e as realizações do Governo, em prol da melhoria de vida de seus cidadãos. Porém, como a coluna é de flagrantes, resolvi selecionar dois "causos" interessantes que me chamaram atenção enquanto estava à frente do BBS.

Caso 1:

Um belo dia, recebi uma ligação telefônica de uma empresa interessada em montar um BBS, com o intuito de divulgar seus produtos e serviços. E nesse contato informaram que necessitariam apenas algumas dicas, pois já conheciam a tecnologia. No dia combinado, as duas perguntas iniciais foram:

- O que é um BBS?

- Como se monta um?

Sentiram o drama?

Caso 2:

Como muitos ainda não sabiam muito bem o que seria um BBS (veja BateByte 38), e também não queriam dar o braço "a torcer", faziam ares de superioridade quando alguém lhes perguntavam o que era um BBS. Certa vez, ao ouvir esta pergunta, uma colega diz para outra: - Nossa, não sabe? É um sistema que informa de tudo. O que você quiser saber tem por lá. É coisa do outro mundo! Veja, é só ligar para esse número.Dias mais tarde, a que tinha recebido toda aquela explicação vem com cara de desolada e diz: - Eu liguei, mas acho que tinha problema no sistema porque só fiquei ouvindo um monte de bééébizzzihihihihhahabéé e nada aconteceu!! Já vi que esse "negócio" de BBS é muito complicado!

Parece que a "explicação" da amiga não foi muito clara, pois ela tentou se comunicar com um modem usando um aparelho telefônico comum!!Bom, eram esses que eu tinha para contar. Porém, sugiro que não ria muito pois posso acabar me lembrando de mais um "causo".

E, quem sabe, com você!