Coluna do Lavoisier

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

 

Como sempre, vamos admirar um belo sítio na Internet e buscar inspiração e idéias para produzir os nossos. O escolhido deste mês é o sítio de um artista gráfico chamado Bud Peen. A navegação é simples, o site é bastante claro e o artista consegue passar o seu recado (e vender desenhos, que o objetivo é esse mesmo).

Note-se que o artista divulga imagens em baixa resolução, dirigindo os interessados na imagem com qualidade para o pagamento e posterior recepção da arte.

Acompanhe a leitura olhando http://www.budpeen.com.

Categoria

Design:

Muito bem feito. Embora seja todo colorido, o fundo é branco. Note como o menu aparece na vertical na página inicial e depois aparece na horizontal em cima. Note também que cada opção é uma bolinha colorida. Simples, fácil e bonito. Nota 4.

Beleza:

Não é forte do sítio, se bem que coisas desenhadas pela mão humana, sempre têm o seu valor, nesses tempos de arte digital e outras que tais. O traço do artista está sempre presente e ele é muito bonito. Nota 3,5.

Impacto:

Também não é muito forte. O fundo branco ajuda a não ser. Nota 3.

Entendimento:

Muito fácil de entender. A máquina de busca é interessante, já que ela ajuda a buscar imagens e não textos. Acho que qualquer internauta não vai precisar mais de 30 segundos para entender a lógica do sítio. Nota 4.

Público definido:

Apreciadores de desenhos e gravuras comerciais, além de compradores desse mesmo tipo de material. Parece bem definido. Nota 4.

Harmonia:

Não causou especial impacto. A harmonia se faz mais necessária em sítios mais “bagunçados” (as aspas, por favor). Aqui tudo é muito certinho, a harmonia dá para o gasto. Nota 3.

Dinamismo:

Quase não há. Como grande parte dos conteúdos são imagens, existe demora em carregar. Paciência. Nota 3.

Cor:

O sujeito é um artista plástico, um desenhista. O trabalho dele sempre é ressaltado pelo fundo branco. Nota 3,5.

Adequação da mensagem:

Na tampa. O sítio está muito bem feito. Nota 4.

Limpeza:

Limpo, claro, fácil de navegar, o que mais precisa? Nota 4.

Comportamento:

Bem comportado. Nota 3,5.

Média final: 3,55. Até o próximo mês.