Coluna do Lavoisier

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

 

O título desta coluna se justifica: começou-se no número passado deste Bate Byte uma busca pelos sítios bacanas da Internet. O objetivo da busca é aprender com bons exemplos e reproduzi-los por aqui. Nestes tempos globalizados é o que todos fazem. Daí o Lavoisier do título (nada se cria, nada se perde, tudo...)

O sítio escolhido este mês é o do Museu Vitra de Design. É um espetáculo de cores. Até não tem grandes novidades tecnológicas, a navegação chega a ser simplória, o conteúdo aparentemente também, mas a salada de cores é de embasbacar qualquer um.

Note que, embora alemão, o sítio dá uma colher de chá aos leitores, permitindo a escolha entre três idiomas: o nativo, o inglês e o francês. É o Mercado Comum Europeu se fazendo presente.

Sítio: http://www.design-museum.de

Categoria:

Design

Navegue um pouco, leitor, e veja se gosta.

Beleza

Dentro da discrição, o sítio é bem bonito. Talvez não ganhasse o prêmio de home page mais deslumbrante da Net, mas há quem (eu) goste.
Nota 4,0.

Impacto

As telas iniciais sempre têm 2 cores fortes combinadas. Apenas isso na tela e alguns poucos dizeres. O impacto é considerável até pela ausência de mais coisas. Pode servir como lição para quando pretendermos colocar todas as informações e mais um pouco, todas na primeira página.
Nota 4,0.

Entendimento

Aqui o negócio começa a desandar. Embora tenha uma lógica interna bem simples, quase primária, não é muito claro por onde andar. A idéia de abrir uma nova tela para a visita, mantendo a tela original intocada, só se justifica se for para manter uma moldura colorida em volta da tela recém aberta. Acho que é isso.
Nota 3,0.

Público definido

Quem se interessaria por um museu de design? E, ainda por cima, alemão?

Se estas perguntas já selecionam quem quer vê-lo, pode-se dizer que o público está definido. No sítio não há nenhuma ajuda. Talvez a exceção seja a lojinha já que consumidor é igual em qualquer parte do mundo. Aliás, não deixe de visitar a lojinha.
Nota 2,5.

Harmonia

Os conteúdos se harmonizam adequadamente, sempre ligados pela cor.
Nota 4,0.

Dinamismo

Quase não o há. Há vantagens, não demora nada em carregar o sítio e a navegação é bem rápida. Seja como for, não parece fazer falta.
Nota 3,5.

Cor

Este é o trunfo do sítio. Note a quantidade de cores que são misturadas e sempre bem.
Nota 5,0.

Adequação da mensagem

Embora não muito ligado a design, esta visita virtual me aguçou a vontade de, indo a Berlin, visitar o Museu. Neste sentido a mensagem parece bem adequada.
Nota 3,5.

Limpeza

Absolutamente asséptico, isto é o que o sítio é. Lembrei-me agora de uma história do autor Mark Twain. Certa vez ele mandou uma carta verborrágica a um amigo e ao final pediu desculpas: a carta ia grande mesmo porque ele não tivera tempo de escrever uma carta pequena. Para quem não percebeu dá muito mais trabalho fazer um sítio clean do que abarrotá-lo com coisas. É bem isso o que eu acho da limpeza em sítios.
Nota 4,0.

Comportamento

Nada muito certo, mas também nada muito errado. Fica na média.
Nota 3,0.

Nota final do sítio: 3,25 e até o mês que vem.