Coluna do Leitor

Autor: Pedro Luis Kantek Garcia Navarro

Nada como a Internet para tornar o nosso BB interativo. Os leitores estão convidados a se fazer presentes nessa sessão. Não se acanhe, procure o terminal mais próximo e, nos escreva através do e-mail do autor ou de administ@lepus.celepar.br.

IBM 2311

Kantek: Li seu artigo "FLAGRANTES" que fala sobre o IBM 2311 (BB 50 - jan/fev/96) e o difícil fim dado a esta "gloriosa" máquina para a época.

Achei interessante, pois a PROCERGS, empresa de processamento de dados do Rio Grande do Sul, teve uma história parecida. Só que demos uma solução interessante para a "tralha", o UNIVAC 1050. Com certeza é menor que o IBM 2311 e está na entrada da empresa. Só que como monumento. Com direito a placa comemorativa, decerramento e tudo mais. É, foi uma alternativa. Para quem trabalhou com ele, é, seguramente, um motivo de orgulho.

Paulo Ricardo Pussieldi - Chefe Controle Central de Rede - Divisão de Rede PROCERGS

Gamma 30

No sentido de colaborar com as derradeiras informações sobre o falecido Bull Gamma 30 (BB 50 - jan/fev/96), lamento informar que seu final foi trágico.

Após sua estadia embaixo da escada, que embora em local não tão nobre nem com as mordomias ambientais do ar condicionado, estava o dito cujo devidamente envolto em película plástica de primeira qualidade (não reciclada), aguardando um eventual interessado na sua utilização. O tempo passava e não aparecia ninguém interessado em utilizar essa maravilha tecnológica. Logo ao assumir a Presidência o Léo Leone, preocupado com problema de espaço físico (naquela época estávamos crescendo 100% ao ano), convenceu o Diretor do DEAM (Celso Freire) a aceitar sua armazenagem em depósito do mesmo. Passado algum tempo o mesmo se deu conta do presente de grego que havia recebido e gestionou pela sua retirada, em 1977/78.

Paralelamente, o Colégio Estadual do Paraná estava implantando o curso profissionalizante de Processamento de Dados e pedia que a CELEPAR lhe cedesse algumas daquelas "silenciosas" perfuradoras de cartões, que haviam sido substituídas pelas Inforex e logo se achou uma solução completa. A CELEPAR magnanimamente cedia as ditas cujas mas o Gamma 30 ia junto. E foi, do DEAM para o hall do Colégio Estadual onde ficou em exposição até 1986/87.

Aí vem a tragédia. Passados quase 10 anos e depois de muito "depenado" por ávidos colecionadores de recuerdos o Gamma 30 foi colocado à venda como sucata, tendo sido arrematado por 3 funcionários da CELEPAR - Antoninho Jimenez (já falecido), Sérgio Guerra e o Vítor - Português (também falecido), que passaram inúmeros fins de semana entretidos em desmontar o seu conteúdo e ainda ganharam algum dinheirinho com a venda dos componentes, alguns deles feitos de prata.

Este foi o melancólico fim do primeiro cérebro eletrônico instalado no Paraná.

Antonio João Monteiro Azevedo - Gerente de Projetos Especiais da CELEPAR

Agradecimento

Vimos pelo presente, acusar o recebimento e agradecer a remessa do informativo "Bate Byte, número 49".

O referido informativo será de grande valia para enriquecermos o acervo da nossa biblioteca.

José Antonio Soares - Diretor Faculdade Regional Santa Cruz de Curitiba - FARESC.