Coluna do Leitor

Equipe do Bate Byte

Parabenizo-os pelos excelentes artigos publicados, bem como pela alta qualidade geral desta revista, desejo a todos Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Desejo aproveitar o ensejo para atualizar o endereço de recebimento de minha revista.

Aldrovando Camargo Neves

CEJEN ENGENHARIA

Delphi e seus Concorrentes

Vidal:

Bastante informativo o seu artigo sobre Visual Basic, Delphi, SQL, etc.No entanto, alguns aspectos sobre o Visual Basic deveriam ser levados em conta na avaliação final:

  1. VBA (Visual Basic for Applications) é hoje a linguagem padrão para todos os aplicativos da Microsoft, como Access, Excel, Word, etc. Isto significa que um programador VB pode programar e utilizar rotinas previamente desenvolvidas em qualquer um destes aplicativos, sem necessidade de aprender nova sintaxe ou sem ter que reescrever o código.
  2. Várias empresas produtoras de software já licenciaram o uso de VB em seus produtos, de modo que a interface de programação para estes seja VB.
  3. A versão 5.0 do VB (já em beta) utiliza o Visual Studio como ambiente de desenvolvimento, já utilizado pelo Visual C/C++ e Visual J++, e pelo próprio MSDN, tirando assim o custo de aprendizado de um novo ambiente.
  4. A utilização de produtos (linguagem e sistema operacional) do mesmo fornecedor supõe uma integração maior do que quando utilizados produtos de fornecedores diferentes.

 Empresas como:

  •  Adobe
  • Micrografx
  • Visio
  • Autodesk
  • Intergraph
  • Rockwell
  • Siemens

(as duas últimas utilizarão VB em softwares de controle industrial)

  • McAfee
  • Symantec

Representam expoentes do mercado mundial e demonstram claramente a tendência futura.

Agradeço a sua atenção e espero ter colaborado com esta discussão de grande importância para todos os desenvolvedores atuais.

 Fernando Beleski

Diretor de Desenvolvimento

MaxiDATA Tecnologia e Informática Ltda

Vidal:

Acompanho os assuntos relacionados ao Delphi pela Bate Byte, onde adquiri o seu e-mail. Estou com um problema que não consegui resolver e gostaria de saber se você pode me ajudar:

Ao gerar um projeto, crio uma janela e disponho nela alguns objetos. Ao criá-la várias vezes, obtenho a mensagem: "Erro ao criar Janela - EoutofResource". Quanto mais objetos tenho na janela, menos janelas posso abrir. Criei janelas MDI e não MDI, e o resultado foi o mesmo. Alguns formularios possuem grande número de objetos, aí o sistema pimba...

Gostaria que qualquer dica sobre o assunto fosse enviado pelo e-mail: pream@netway.com.br

Desde já agradeço a sua atenção,

Gilmar

Sistema de Realizações do Governo

Alcion, li sua reportagem publicada no Bate Byte a respeito dos sistemas de realizações de Governo e do SIAPG. Gostaria de ter mais informações a respeito destes sistemas, uma vez que estamos desenvolvendo trabalho semelhante para a Secretaria de Estado do planejamento de Minas Gerais.O que é necessário para obter uma documentação desses dois sistemas?

Segue o meu endereço para correspondência caso seja possível enviar-me a documentação solicitada.

Aguardo sua resposta.

Um abraço,

Pedro Marcos Fonte Boa Bueno

Gerente de Negócios - PRODEMGE - Belo Horizonte - MG