Coluna do estagiário celepariano

Autora: Letizia Paola Bruno (Estagiária da GPS)

wpe3.jpg (2951 bytes)

Esta é a Letizia, estudante do 3º ano de Bacharelado em Informática na UNICENP e estagiária da CELEPAR alocada na Gerência de Projetos e Sistemas, Divisão Técnica F.

A Letizia tem trabalhado desenvolvendo aplicativos Notes e como instrutora nos cursos de Lotus Notes, treinando usuários e novos estagiários.

Neste número ela comenta sobre a nova versão do Lotus Notes, já lançada nos EUA e que em breve estará no Brasil.

A Evolução da Lotus

Mais de dez mil pessoas participaram, entre os dias 17 a 21 de janeiro, em Orlando na Flórida, da sexta edição do Lotusphere, evento internacional da Lotus. A empresa anunciou para clientes, parceiros e jornalistas do mundo todo suas novidades tecnológicas para este ano. Segundo Jeff Papows, presidente e mestre de cerimônias do evento, " os tempos do software de correio eletrônico como nós o conhecemos podem ter chegado ao fim."

O motivo é o surgimento de programas para grupos de trabalho integrados (groupware) como o Lotus Notes, Microsoft Outlook 98 e o futuro Comunicator 5 da Netscape, que fundem uma interface tipo navegador com correio eletrônico, agenda e gerenciamento básico de arquivos. Até agora, o Notes – produto pioneiro neste conceito há mais de uma década – era difícil de usar. A próxima versão do Notes Release 5, terá uma versão aprimorada para navegação e facilidade de uso.

Os pacotes para grupos de trabalho permitem que você realize várias tarefas sem ter que saltar de um aplicativo a outro. A nova interface deverá tornar o produto muito mais fácil de usar e consistente com os atuais aplicativos do Windows.

Com a cara da Web

A interface do Notes 5 está intimamente ligada à Web. A primeira coisa que você vê quando inicia o aplicativo é o Headlines, uma ferramenta no estilo Web que oferece uma visão tela única dos novos cabeçalhos, um resumo diário de compromissos e links diretos para mensagens eletrônicas vitais. Com o novo catálogo de diretórios Lightweight os usuários podem armazenar um número seleto de nomes ou toda a diretoria de uma empresa em um diretório local para fácil contato e gerenciamento, mesmo desconectados. Ainda inclui os endereços dos provedores mais populares o que facilita o acesso a informações mais freqüentes, como sites de notícias e previsão do tempo.

Como um navegador, o Notes 5 permite que você use marcadores (bookmarks) para organizar informações e facilitar o acesso, mas a Lotus afirma que seus marcadores podem interligar praticamente tudo: sites, base de dados notes, pastas e documentos no disco rígido do PC ou em um servidor da rede.

Outra novidade são as ferramentas de busca que ordenam informações de fontes distantes dentro e fora da Web. Se você digitar uma palavra-chave, o Notes ativa seu navegador e pesquisa no Yahoo!, na base de dados Notes da sua empresa e até nos documentos em seu disco rígido, retornando uma lista de ocorrências classificadas de acordo com a relevância.

Mudanças nem um pouco revolucionárias

O correio eletrônico contará com pequenas sutilezas que os usuários de outros pacotes já usufruem há anos. Por exemplo, quando você é um dos muitos destinatários de uma mensagem, no Notes, para não inundar a sua tela com dezenas de endereços eletrônicos, um aborrecimento que obriga você a percorrer extensivamente a tela para alcançar o corpo da mensagem, a lista aparece em uma pequena janela. A empresa também quer otimizar tarefas básicas, como endereçar, apagar ou arquivar mensagens ricamente formatadas com usuários de pacote de correio habilitados para HTML (a compatibilidade com HTML permite embutir uma fotografia em uma mensagem, entre outras coisas). Ainda poderá imprimir sua agenda em uma variedade de formatos. Esses acréscimos também não representam grandes inovações, mas serão muito atrativas para o usuário do Notes.

A novidade fica mesmo na compactação on-line, back incremental e clustering on-line para navegador e clientes Notes. Possibilita, também, uma infra-estrutura de serviços de messaging para todos os tipos de clientes, com total compatibilidade com os softwares da Internet.

Para mais informações consulte o site da Lotus em www.lotus.com.br